Saltar navegação

Espectroscopia Raman nas Ciências Forense, Biológica, Química e de Materiais

05, 06 e 07 de Abril de 2016
Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - UFRJ

Inscrições Encerradas

Prezados,

Infelizmente, devido a limitação de capacidade do auditório, o número de vagas foi totalmente preenchido. Sendo assim, somos obrigados a finalizar o processo de inscrições.

Realizaremos um processo de confirmação de participação com as pessoas já inscritas. Em caso de desistência(s), seremos capazes que incluir novos participantes.

Para manifestar interesse, favor contatar o Sr. Fábio Godoy pelo e-mail fabio.godoy@renishaw.com ou pelo telefone (11) 9.7134.2209

Agradecemos desde já pelo interesse no ForenseRIO.

Atenciosamente,
Organização

Espectroscopia Raman aplicada

ForenseRIO 2016

A Ciência Forense requer instrumentos analíticos versáteis de alto desempenho que sejam confiáveis e rastreáveis, para a elaboração de laudos conclusivos. Neste cenário, encontramos a Espectroscopia Raman, que é uma técnica analítica capaz de proporcionar, em poucos segundo, informação importantes sobre a composição química e estrutural de quase qualquer material (orgânico e/ou inorgânico); é capaz de identificação e quantificação; é uma técnica não destrutiva e sem contato com a amostra; não necessita realizar qualquer preparação de amostra. Todas essas características fazem da Espectroscopia Raman uma das técnicas analíticas mais versátil, poderosa e fácil de usar.

Raman em Foco

O workshop ForenseRIO foi desenvolvido com o intuito de divulgar as potencialidades da Espectroscopia Raman como uma poderosa ferramenta analítica nos diversos setores de aplicações, que vão desde a pesquisa básica até ciências aplicadas. Dentre essas áreas de aplicação, podemos citar: Centros de Pesquisas em Universidades, Laboratórios de Desenvolvimento Industriais, Institutos de Criminalística, entre outros.

Programa

Esse workshop contará com a participação de especialista em aplicação da Renishaw plc (Reino Unido) e seu amplo conhecimento e experiência, professora e pesquisadora do Laboratório de Espectroscopia Molecular do Instituto de Química da USP, e perito do Instituto de Criminalística da Polícia Civil do Distrito Federal. Além das palestras no primeiro dia, haverá seções de Demonstrações nos demais dias, onde apresentaremos o funcionamento do equipamento utilizando amostras reais.