Saltar navegação

High-Tech Engineering

"Desde que começamos a utilizar o Equador não produzimos uma única peça defeituosa e reduzimos os custos de produção em 27%"

O controle do processo no sistema de medição Equator

A qualidade dos produtos que uma empresa produz e a garantia desta qualidade podem significar toda a diferença para o êxito na obtenção de novos contratos. A manutenção desta qualidade também aumenta significantemente as chances de repetir os negócios. A High-Tech Engineering, uma empresa de engenharia de precisão com sede em Dunstable, Bedfordshire, Reino Unido, sempre se concentrou na qualidade das peças que produz. Agora com a sua mais recente aquisição, um sistema de medição Equator da Renishaw, ela está atingindo inspeção 100% das peças e zero refugo, tendo reduzido os requisitos de operador pela metade e os custos de produção das peças em 27%.

Peças produzidas pela High-Tech Engineering

Fundada em 1985 pelo diretor Steve Tickner, a High-Tech Engineering construiu uma reputação na indústria do esporte motorizado, fornecendo peças usinadas de alta qualidade. Desde então a empresa avançou para o setor aeroespacial e obteve algumas das principais aprovações da indústria, incluindo tornar-se um fornecedor preferencial da Rolls-Royce e da BAE Systems.

Recentemente a High-Tech ganhou um contrato para produzir peças de titânio fresadas de precisão para um grande cliente aeroespacial. Devido às características destas peças, a High-Tech foi instruída a realizar a inspeção de 100 % destas peças. Steve Tickner explica: "Nós sabíamos desde o início que seria necessário encontrar um método de inspeção que não somente atendesse os requisitos de tempo de ciclo para a peça, mas que também fosse uma solução econômica para nós. Contar com a CMM que já possuíamos não ia ser uma opção. Não podíamos correr o risco de gargalos de produção. Sabíamos que seria preciso outra CMM ou qualquer outro equipamento que poderia nos proporcionar a capacidade de medição. Foi isto que nos conduziu ao Equator da Renishaw.”

Medição completa na metade do tempo de uma CMM existente

A sala de controle de qualidade na High-Tech Engineering

O sistema de medição Equator é utilizado para medir ao redor de 150 características, incluindo vários furos, espessuras e geometria da peça, com tolerâncias típicas de ±25 µm. O sistema de medição Equator realiza isto em menos de 10 minutos, perfeitamente dentro dos requisitos de produção e em tempo muito menor do que o tempo de usinagem. Isso é quase 50% de redução no tempo de ciclo em relação à execução do programa nas CMMs da High-Tech.

Controle de processo executado pelo operador da máquina-ferramenta

A produção da High-Tech funciona 24 horas por dia, 5 dias por semana e está dividida em dois turnos sobrepostos. Durante este tempo, a Equator é utilizada por vários operadores com suas habilidades variadas. Anteriormente a High-Tech Engineering dependeria das suas CMMs, instaladas longe da máquina-ferramenta, em uma sala de metrologia com temperatura controlada. Utilizar a CMM para esta última tarefa teria envolvido dois operadores separados, primeiramente o operador para a usinagem da peça e em seguida o operador especializado para operar a CMM. Utilizando uma Equator em vez disso, o pessoal treinado recentemente pode utilizar as dimensões de uma peça certificada, aprovada pelos operadores do CQ, para "zerar" o sistema de medição da Equator e definir a sua exatidão para as medições subsequentes. Isto permite que o operador que usina a peça também a meça, reduzindo pela metade o tempo de operador necessário.

Flexível e preparado para o futuro

O sistema de medição Equator™ é totalmente programável e pode ser utilizado em muitas peças, o que significa que a High-Tech Engineering pode executar rotinas altamente repetíveis, rápidas e automatizadas em numerosos contratos, resultando na redução significativa de custos de mão de obra.

O chão de fábrica na High-Tech Engineering

Fácil de usar – simplicidade com botão de pressão

Comentando sobre isto, o Sr. Tickner diz, "Todos os operadores podem utilizar a Equator". Ela realmente é muito fácil, basta carregar a peça e pressionar o botão. Ela simplifica completamente o processo e libera a mão-de-obra, que por sua vez permite um retorno de investimento muito rápido para a célula.”

A High-Tech conseguiu reduzir o custo de produção da peça aeroespacial em 27%, sendo que o sistema de medição Equator muito contribuiu para isto. Isto teve um impacto real sobre a competitividade deste tipo de produção, permitindo que a empresa produzisse as mesmas peças de qualidade, proporcionando também um valor maior para os seus clientes. É implementando estes tipos de soluções e lutando continuamente para melhorar os seus processos que a High-Tech foi premiada com 6 prêmios prata SC21 consecutivos, o que é insuperado no Reino Unido. Este prêmio reconhece a excelência na indústria aeroespacial e de defesa, pela qualidade dos produtos que uma empresa produz, bem como a sua capacidade de fornecimento. Para receber um prêmio de prata, uma empresa deve consistentemente atingir pelo menos 95% do desempenho de fornecimento e pelo menos 99,5% na qualidade das peças para todos os seus clientes.

O Sr. Tickner explica "Desde que começamos a usar a Equator não produzimos uma única peça não conforme. A Equator está permitindo que os operadores executem o controle de processo completo. Todos eles observam a tela do Monitor de Processo, que é parte do software da Equator, que lista todas as características que estão sendo medidas. Ao lado do nome da característica existe uma pequena barra que muda de verde para âmbar e vermelho à medida que a dimensão ou posição de cada característica começa a se alterar. Os operadores sabem qual a ferramenta na máquina é responsável por cada característica e, assim, podem executar ações corretivas para ocasionalmente ajustar o processo, retornando para dentro da tolerância. Como executamos uma inspeção 100%, seria muito difícil produzir uma peça não conforme. Ele continua, "Nós também estamos utilizando os dados do medidor para testar diferentes tipos de ferramenta, para ver qual proporciona o melhor nível de eficiência - algo que poderá representar uma grande economia no futuro."

Aquisição do sistema de medição Equator™

Foi através de uma simples pesquisa na internet que Steve veio a saber sobre o sistema de medição Equator. Após alguma pesquisa e reuniões com os representantes da Renishaw, a High-Tech ficou impressionada com o que o sistema de medição Equator podia oferecer e estava particularmente satisfeita com o preço total do sistema.

Comentando sobre porque a High-Tech comprou o sistema de medição Equator da Renishaw, Steve diz: "O espaço em nosso chão de fábrica é muito importante. No espaço que reservamos para esta célula tivemos de incluir a tecnologia mais rápida e eficiente. Isso significava que a máquina de medição por coordenadas (CMM) com seu ambiente de temperatura controlada era demasiado grande para ser prática. O Equator se ajusta perfeitamente ao espaço e é uma máquina compacta. O bônus é o fato de ela ser termicamente insensível e não necessitar qualquer alimentação de ar, significando que não precisamos de gastar tempo, dinheiro e esforço adicional instalando o medidor em outra sala de temperatura controlada ou com uma tubulação extra.”

Atualmente a High-Tech está utilizando o sistema de medição Equator Renishaw para executar inspeção 100% de uma peça aeroespacial complexa. Ela funciona comparando as peças produzidas com uma peça mestre correspondente, medindo todas as características em uma única operação, com uma decisão imediata de passa / não passa, juntamente com um relatório sobre as dimensões da peça.

Equator na High-Tech Engineering

 

Downloads

Visão do futuro

Após o sucesso desta célula de produção, o Sr. Tickner planeja utilizar o sistema de medição Equator como parte das futuras células, que ele pretende alocar para os trabalhos na linha. Ele conclui: "Quando você encontra algo que o ajuda a produzir uma peça perfeita todo o tempo, reduzir as despesas de mão-de-obra, reduzir os custos globais e não custa propriamente uma fortuna, esta é uma solução vencedora. Todos os benefícios são repassados para nossos clientes, que sabem que estão recebendo a melhor qualidade pelo melhor preço".

www.renishaw.com.br/gauging
www.high-tech-eng.co.uk
www.adsgroup.org.uk