Saltar navegação

Novo software de monitoramento de processo para o sistema Equator

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Exibição dos resultados em tempo real e históricos, com gerenciamento integrado de recalibração

Monitor de processo Equator Uma nova função de monitoramento de processo foi adicionada à interface de usuário de chão de fábrica para o sistema de medição Equator™ da Renishaw. Exibe instantaneamente para o operador os resultados de medição das características inspecionadas em uma tela com gráfico de barras. Também mostra o histórico de medição de cada característica, de modo que podem ser visualizadas as tendências do processo.

O processo de recalibração do sistema agora pode ser gerenciado com base em limites de temperatura, número de peças ou de tempo desde a última calibração. A nova função de monitoramento de processo está agora incluída em todos os sistemas Equator, proporcionando aos engenheiros uma série de ferramentas de software para monitorar seus processos.

Status instantâneo da inspeção

Um gráfico com barras de status mostra os resultados da inspeção da última peça medida, como uma proporção da tolerância de cada lado do valor nominal. Se necessário, o sistema pode ser configurado para exibir somente as características chave.

A característica da peça já possui limites de tolerância "passa / não passa" definidos pelo programa de inspeção, mas agora o inspetor pode configurar o sistema para definir limites adicionais de advertência. Isto para que o operador possa agir antes que um processo atinja os 100% da tolerância. No limite de advertência, a barra muda para a cor laranja. Se o processo se desvia mais e a tolerância "passa / não passa" é excedida, a barra fica vermelha e a recalibração pode ser imposta com uma mensagem na tela para o operador.

Histórico da medição

A seleção de uma característica inspecionada muda o gráfico de linhas para mostrar os valores medidos desta característica em peças anteriores. O engenheiro pode alterar a escala para mostrar o histórico de algumas peças recentes, ou para mostrar mais peças, de modo que qualquer tendência no processo pode ser visualizada. Este gráfico é ideal quando há propensão de desvio no processo, por exemplo, quando as ferramentas de corte utilizadas para usinar as superfícies inspecionadas estão sujeitas a desgaste.

Se o valor de uma característica está constantemente desviando em direção ao seu limite de tolerância, o operador ou o engenheiro pode decidir, por exemplo, aplicar uma compensação de ferramenta ou trocar a ferramenta de corte. O gráfico de linhas mostras os limites de tolerância e os limites de advertência, juntamente com linhas verticais quando são registrados os pontos de recalibração.

Gerenciando a recalibração

Um dos principais pontos fortes do comparador Equator é a capacidade de lidar com as mudanças na temperatura no chão de fábrica, com base na tradicional comparação entre peças de produção e uma peça mestre de referência, e zerando o sistema com uma rotina de inspeção na peça mestre - uma recalibração.

A recalibração é tão rápida quanto uma medição de peça da produção, compensando imediatamente qualquer alteração nas condições térmicas do ambiente de chão de fábrica. O Equator pode ser utilizado em fábricas com grandes variações de temperatura - basta recalibrar e o sistema estará "zerado", pronto para a comparação repetitiva com uma peça mestre.

A janela de monitoramento do processo torna ainda mais fácil o gerenciamento, utilizando o sensor incorporado para detectar as alterações da temperatura ambiente e alertar o operador de que uma recalibração é necessária. Os engenheiros responsáveis pelo processo podem definir um limite superior e limite inferior para o desvio - se o gráfico da temperatura estiver selecionado, os valores medidos podem ser vistos graficamente associados a cada peça inspecionada.

Como alternativa, um engenheiro pode especificar que a recalibração será necessária depois de decorrido um certo tempo ou após um determinado número de ciclos de medição. O software comuta automaticamente do modo de medição para modo de calibração, para que o operador possa executar a rotina de calibração.

Exportando os dados

Também é possível exportar os dados medidos históricos em 2 formatos: .csv para utilizar em planilhas ou imagens .jpg para uso em relatórios. Estas opções estão disponíveis através de botões na tela e permitem que os arquivos .csv ou .jpg sejam salvos no comando do Equator ou em um local da rede para que sejam utilizados por outros aplicativos.

Um novo padrão industrial para a medição flexível

O Equator é uma alternativa radicalmente nova à medição dedicada tradicional, preenchendo uma lacuna de mercado nunca antes abordada. O econômico projeto patenteado, exclusivo na construção e modo de operação, é capaz de medições comparativas de alta velocidade para a inspeção de peças de produção seriada. O Equator é um sistema de medição leve, rápido, de alta repetitividade, que operadores podem utilizar com muita simplicidade. O Equator pode comutar entre peças em segundos, sendo perfeito para processos de produção flexíveis ou aceitar peças de várias máquinas.

Suportado por um serviço de instalação integrado e rede de suporte global, os sistemas Equator já foram instalados em empresas dos setores automotivo, aeroespacial, médico e eletrônico em todo o mundo. Os usuários são atraídos pelos reduzidos custos de aquisição, manutenção e instalação, em comparação com os medidores tradicionais, além da capacidade de medir múltiplas peças e ser reprogramado para alterações de projeto.

Downloads

A Renishaw detém o direito autoral sobre todas as imagens e textos

Registro para e-mails de notícias

Registre-se para atualizações de notícias da Renishaw