Saltar navegação

Aplicações industriais da tecnologia de manufatura aditiva Renishaw

Crie peças complexas em metais para uma grande variedade de indústrias.

Solução de amplo alcance para a indústria

A manufatura aditiva permite que peças metálicas possam ser construídas sem a necessidade do ferramental tradicional e com poucas limitações em sua geometria. Igualmente, é complementar aos métodos subtrativos tradicionais e pode ser rapidamente integrada ao ambiente de produção existente.

Organizações que utilizam peças metálicas podem fazer uma análise através dos ciclos de vida e de produção dos produtos atuais para encontrar oportunidades onde a manufatura aditiva traga vantagens – na redução do tempo de desenvolvimento, de etapas de produção, custos e de uso do material.

Os primeiros a adotar a manufatura aditiva de metais foram as indústrias de alta tecnologia, por exemplo, aeroespacial e automobilismo. Com o aumento da aplicação da tecnologia há potencial para a manufatura aditiva se tornar uma tendência principal e parte integral das ferramentas de cada engenheiro ou projetista.

Área de saúde – odontológica e médica

Copings com paredes finas são fabricados em alta produção. As peças de alta complexidade, feitas sob medida, são igualmente ideais para a manufatura aditiva – onde peças complexas com baixo volume de produção são competitivas quando comparadas aos métodos tradicionais.

Os pioneiros a adotar a manufatura aditiva para aplicações ortopédicas se beneficiam da construção de geometrias complexas e estruturas em materiais de alta especificação como o titânio.

Impressão 3D de metais para a saúde

Moldes plásticos e canais conformais de refrigeração

A manufatura aditiva de metais pode ser usada para melhorar os tempos do ciclo de produção e a produtividade na moldagem por injeção.

Moldes de injeção contêm canais de refrigeração para resfriar o molde. No método tradicional, estes canais são produzidos através de furações em linhas retas no molde. A manufatura aditiva permite que os canais sejam projetados e construídos contornando o molde. Isto ajuda a melhorar o desempenho da refrigeração, aumentando a vida do molde e reduzindo o desperdício.

  • Simulation of conformal cooling channels

Automotiva

A indústria de competição adotou a manufatura aditiva para a produção de peças sob medida, como por exemplo dutos de refrigeração. 

O desenvolvimento contribui com uma grande proporção do trabalho nesta indústria e a velocidade na produção de protótipos é fundamental para ter vantagem competitiva. Peças metálicas funcionais podem ser rapidamente produzidas e o desempenho testado.

Aeroespacial

Peças produzidas com manufatura aditiva são usadas na indústria aeroespacial, incluindo peças funcionais das turbinas, sistemas de combustível e palhetas guia.

A otimização topológica de peças pode melhorar a sua funcionalidade e reduzir seu peso. Peças mais leves podem contribuir para uma aeronave mais leve e reduzir o consumo de combustível.

Criação

Uma nova liberdade de design para indústrias criativas incluindo arquitetura, joalheria e entretenimento onde são exigidos itens complexos e exclusivos.

Dobradiças, peças de intertravamento, paredes finas e objetos ocos são possíveis em peças feitas sob medida. Metais podem ser acabados utilizando uma variedade de processos para o máximo efeito visual. 

Pesquisa

A Renishaw faz parceria com várias universidades, pesquisadores e instituições acadêmicas em projetos de manufatura aditiva.

A filosofia de parâmetros abertos para materiais utilizados nos nossos sistemas estimula o desenvolvimento de parâmetros para novos materiais.