Saltar navegação

Dispositivo de monitoramento do desempenho de máquinas-ferramenta atualizadas recebe reconhecimento internacional

O ballbar telescópico QC20-W da Renishaw foi lançado em novembro de 2009 para atender a demanda dos clientes para um produto revisado e aperfeiçoado. Desde então, teve um impacto significativo nos testes de máquinas CNC ao redor do mundo, como expresso nas reações dos clientes e no aumento das vendas.

Março de 2011

Ballbar QC20-W com logotipo Bluetooth Lançado em novembro de 2009, o ballbar telescópico QC20-W da Renishaw, que incorpora a tecnologia sem fio Bluetooth®, teve um impacto significativo nos testes de máquinas CNC ao redor do mundo. Muitos clientes constataram que o novo ballbar QC20-W oferece vantagens significativas em relação ao QC10 da Renishaw, que por muitos anos foi o padrão industrial para testes de desempenho de máquinas-ferramentas.

Um dos primeiros clientes para o QC20-W foi a NC Service, uma empresa sueca de serviços e manutenção, que trabalho com muitos usuários importantes de máquinas CNC. Falando recentemente sobre sua experiência com o novo sistema, Peter Jönsson, diretor da NC Service, disse "desde que trocamos para o ballbar QC20-W, nosso tempo de preparação diminuiu significativamente, acelerando nossas operações. A eliminação dos cabos garante uma operação mais segura, pois podemos efetuar o teste a partir do lado de fora, com as portas de segurança fechadas".

Na época da aquisição do ballbar QC20-W, Peter Jönsson observou o quão grande era sua expectativa em relação à utilização da função "análise volumétrica", e ele confirma que agora a NC Service está utilizando esta funcionalidade na maioria dos seus testes. Também explicou que "o software Ballbar20 é muito fácil de usar, e meus operadores acharam que a transição para o novo software foi fácil devido à similaridade com o software QC10".

O prestador de serviços e manutenção baseado no Reino Unido, Dave Wigmore da Wigmore CNC, também está impressionado com o novo sistema ballbar. "Como prestador de serviços de manutenção CNC, considero o ballbar essencial para a manutenção de máquinas-ferramenta. Os dados do QC20-W são analisados pelo software para encontrar erros da máquina que normalmente não são detectados, como a perda da pré-carga em esferas circulantes, por conseguinte, oferecendo-lhe a opção de reparo ao invés da aquisição de um dispendioso fuso de esferas no futuro. Se você leva a sério a manutenção de máquinas-ferramenta CNC, então o ballbar QC20-W é uma das ferramentas mais importantes, auxiliando a antever reparos maiores e caros, que podem ser evitados através da manutenção corretiva."

Um dos recursos mais importantes do QC20-W é a utilização da tecnologia sem fio Bluetooth®, que permite testes simples e consistentes com o ballbar nos 3 planos ortogonais. Uma única e simples preparação do hardware proporciona testes mais rápidos e a capacidade para produzir uma medição volumétrica representativa da exatidão de posicionamento. Como sempre, o ballbar Renishaw capacita o usuário a diagnosticar e quantificar de forma rápida os erros de posicionamento da máquina e fornece um valor de erro de "circularidade" total, de acordo com ISO e outras normas. Atualmente, o suporte de idiomas está sendo ampliado para cobrir português, romeno, turco, sueco e húngaro; uma clara demonstração da abordagem internacional do QC20-W.

Os recursos chave de software e hardware asseguram compatibilidade retroativa para os milhares de usuários do sistema QC10 em todo o mundo, fornecendo atualizações sem problemas e minimizando os custos de transição para o novo sistema, ou de operação em paralelo com os sistemas QC10 existentes. A Renishaw oferece um kit de atualização QC20-W para os usuários do ballbar QC10 a um preço muito competitivo. O kit de atualização é fornecido como padrão com um inserto para ser alojado na maleta atual do QC10, com opções para uma nova maleta de sistema e para executar o novo teste em 3 planos.

Também recebemos testemunhos adicionais de clientes satisfeitos com o produto:

"O novo ballbar sem fio QC20-W me permite avaliar rapidamente o desempenho volumétrico da máquina, sem comprometer as práticas de trabalho seguro. Como a única empresa certificada pela AS 9100 nos EUA para alinhamento laser no local, interferometria laser e serviços de calibração de máquinas-ferramenta, nos comprometemos a utilizar somente o melhor equipamento disponível. Não posso imaginar realizar meu trabalho sem o QC20-W” - Michael Schraufnagel, Proprietário e Diretor Técnico, Quality Tech Services, Georgia, EUA (prestador de serviços e manutenção)

Quando perguntei para minha equipe de manutenção e engenheiros de produção o que eles pensavam sobre o novo ballbar QC20-W, eles responderam "o ballbar sem fio QC20-W é simples de usar e sempre fornece resultados diretos e objetivos. Simplesmente brilhante” – John Curtis, Gerente Assistente de Manutenção, Spirax Sarco, Reino Unido (planta de produção)

"O ballbar QC10 tem sido uma ferramenta valiosa para a avaliação da condição da máquina e se tornou essencial em nosso programa de serviços e qualidade. A característica sem fio do QC20 e seus recursos de teste aperfeiçoados não somente tornaram o instrumento mais fácil de usar mas também mais seguro” - Robert Monkhouse, Engenheiro de Manutenção de Máquinas, Sandvik Medical Solutions, Reino Unido (fabricante de produtos médicos)

"Estou muito satisfeito porque não há mais fios. Do ponto de vista da segurança, não ter que subir na máquina é muito melhor, e não ter que mover o PC ao testar uma máquina com comprimento maior do que 11 metros também é uma grande vantagem. Isto se deve à comunicação sem fio, que funciona perfeitamente” - Roelof Domine, Engenheiro de Manutenção, Fokker Aerostructures BV, Holanda (fabricante de estruturas de aeronaves)

"Tendo usado um ballbar por mais de 10 anos, quando este apresentou defeito consultamos a Renishaw sobre um reparo, e foi com satisfação que descobrimos que o preço de uma atualização para o QC20-W era apenas um pouco maior do que o reparo, assim decidimos investir na nova tecnologia. Nossa primeira experiência com o ballbar QC20-W excedeu todas as nossas expectativas. O ballbar QC20-W é fácil de usar e a preparação também é rápida e sem problemas. Já não temos mais problemas com o acondicionamento dos cabos. Nosso chefe de segurança também está satisfeito, porque agora podemos efetuar as medições com as portas da máquina fechadas” – Tomas Sykora, Engenheiro de Manutenção, Knorr-Bremse Systémy pro užitková vozidla, CR, s.r.o, República Tcheca (fabricante de sistemas de freios de caminhões)

"Na PAMA construímos máquinas-ferramenta muito grandes. A operação sem fio dos nossos novos ballbars QC20-W permite que o operador execute os testes de pé, ao lado do painel de operação, tornando a operação muito mais fácil e segura” – Maurizio Chini, PAMA SpA, Gerente de Qualidade e Testes, Itália (OEM de máquinas-ferramenta)

Para informações mais detalhadas sobre os produtos de calibração e monitoramento de desempenho da Renishaw, visite www.renishaw.com.br/calibration.


A marca em texto e logotipos Bluetooth® são propriedade da Bluetooth SIG, Inc. e qualquer uso destas marcas pela Renishaw® é mediante licença. Outras marcas registradas e nomes comerciais pertencem aos respectivos proprietários.

Artigo completo

Imagens

A Renishaw detém o direito autoral sobre todas as imagens e textos

Registro para e-mails de notícias

Registre-se para atualizações de notícias da Renishaw