Saltar navegação

Raman explicada: O que é espectroscopia Raman?

Nosso guia para microscopia e imagens Raman. Aprenda o que é, como funciona e como podemos usá-lo para análises químicas.


Bem-vindo ao fascinante mundo da espectroscopia Raman: uma das técnicas analíticas da ciência mais versáteis, poderosas e fáceis de usar da ciência.

Os cientistas usam a espectroscopia Raman para analisar a composição dos materiais. Na espectroscopia Raman, focamos uma única cor de luz em uma amostra. A seguir, medimos o modo como a luz interage com o material para obter informações sobre ele. Dessa forma compreendemos sua química e estrutura.

Escolha um tópico para aprender os fundamentos da espectroscopia Raman:

Apresentando o Raman Revealed

O que é a dispersão Raman?


O que é a dispersão Raman e como ela ocorre? Saiba mais sobre a teoria por trás do Professor C.V. A descoberta da Raman. Aprenda como um diagrama de Jablonski pode representar a mudança na energia durante a dispersão Rayleigh e Raman.


Dispersão Raman

O microscópio confocal Raman inVia analisa uma pedra preciosa

O que a espectroscopia Raman pode lhe dizer?

Aprenda como a espectroscopia Raman pode revelar a química e a estrutura dos materiais. Descrevemos as características de um espectro Raman e explicamos as variações nos parâmetros da banda Raman. Também fornecemos exemplos de como os espectros Raman podem distinguir diferentes produtos químicos e polimorfos.

Espectros Raman

Luz branca e imagens Raman de sabão em pó

O que as imagens Raman podem mostrar?

Podemos analisar as imagens Raman para estudar a distribuição de espécies químicas e estruturais em uma amostra. Explicamos como coletar imagens Raman. Também discutimos vários métodos de análise de dados e quando usá-los para imagens Raman.


Imagens Raman

Cinco entalhes em uma amostra de rubi

O que é fotoluminescência?

A fotoluminescência (PL) pode ser um método analítico útil. Explicamos como o PL se relaciona com a fluorescência e a fosforescência. Aprenda como você pode diferenciar recursos PL de bandas Raman. Também oferecemos dicas práticas sobre como evitar fundo de fluorescência indesejado em espectros Raman.

Fotoluminescência

Virsa Graphene

Quais são as vantagens da espectroscopia Raman?

Entenda por que a espectroscopia Raman é ideal para uma grande variedade de amostras. Explore os principais componentes de um microscópio confocal Raman inVia™. Você pode combinar facilmente um microscópio inVia com outros métodos analíticos. Discutimos como a microscopia Raman complementa a espectroscopia FTIR e a difração de raios X (XRD).

Vantagens do Raman

Diagrama esquemático

Quais são os desafios e as soluções?

Supere os desafios inerentes à técnica Raman com os espectrômetros Raman da Renishaw. Saiba mais sobre a resolução espacial limitada por difração para análises químicas baseadas em microscópio. Explore como a sensibilidade e a resolução espacial podem ser melhoradas usando técnicas Raman ressonantes (ou seja, SERS e TERS).

Desafios e soluções


Espectroscopia Raman explicada

Novo na espectroscopia Raman? Comece rapidamente com os fundamentos da análise Raman.

Baixe o e-book