Saltar navegação

Estudo de caso aeroespacial

Seccionador de nuvem de pontos

Em estratégias tradicionais de medição, os perfis da seção transversal de uma pá de hélice teriam que ser medidos individualmente. O programa da peça DMIS teria que ser gerado e executado para cada seção requerida e se mais perfis de seção transversal fossem necessários no futuro, a pá de hélice teria que ser medida novamente.

O seccionador de nuvem de pontos da Renishaw (PCS) oferece uma nova abordagem mais flexível. Utilizando o APEXBlade e o apalpador REVO da Renishaw, agora é possível capturar a forma inteira da pá de hélice utilizando medições por escaneamento de varredura. Estas medições geram uma nuvem de pontos de dados do centro da ponta cobrindo a forma inteira da pá de hélice. O PCS então permite que seções off-line "na superfície" sejam geradas em qualquer plano por intermédio dos dados da nuvem de pontos capturados.

Baseado na GML e executado através do MODUS, o PCS pode ser utilizado repetidas vezes baseado no mesmo conjunto de dados de medição, tanto no momento da medição ou no futuro, se novas seções em locais diferentes forem necessárias, sem a necessidade de nova medição.

  • MPCS on-surface section generation using ball rolling technique to eliminate cosine errors

APEXBlade - a GML faz o trabalho de planejamento de trajetórias complexas em 5 eixos

No campo da inspeção com máquinas de medição por coordenadas (CMM), a capacidade de escrever programas de inspeção de máquinas é fundamental. Baseada normalmente em pacotes de software de inspeção dedicado, esta tarefa tem se tornado cada vez mais complexa ao longo do tempo, visto que os próprios sistemas de apalpadores evoluíram de simples sistemas manuais de 3 eixos (movimento e contato) para os cabeçotes indexáveis de escaneamento contínuo em 3 eixos. Imagine então o salto na complexidade da programação provocado pelos recentes cabeçotes de escaneamento como o cabeçote de escaneamento contínuo em 5 eixos REVO da Renishaw.

  • REVO video showing blisk measurement and surface analysis with SurfitBlade software

Escaneamento de varredura Revo Geração de trajetória APEX

O APEXBlade é um pacote desenvolvido para simplificar significativamente a geração de trajetórias de escaneamento contínuo em 5 eixos. Baseado na GML, ele funciona solicitando aos usuários que simplesmente importem a geometria nominal - neste caso de pás de hélices aeroespaciais - selecionem a pá de hélice que desejam medir e, em seguida, determinando automaticamente a trajetória ideal de escaneamento de varredura em 5 eixos sobre a pá de hélice.

O programa da peça DMIS resultante está configurado especificamente para se adequar e ser importado para o pacote de inspeção de CMM chamado MODUS, de onde ele pode ser executado.

Dentro desta aplicação, a GML é amplamente utilizada com um programa complementar desenvolvido para lidar com o problema de planejamento de trajetórias complexas causado pelo volumes de medição muito limitados, para lidar com prevenção de colisões e proporcionar configurações ideais de apalpador ao longo do ciclo de planejamento.