Saltar navegação

Exatidão de medição de paralelismo aprimorada com o sistema laser de alinhamento XK10 para fabricantes de máquinas-ferramenta

Julho de 2021

A Renishaw está lançando uma nova versão de software para o seu sistema laser de alinhamento XK10 na EMO Milão 2021 que permite que sejam realizadas medições de paralelismo ponto a ponto. Essa nova funcionalidade permitirá que os usuários façam ajustes precisos no paralelismo da máquina a um nível que antes era impossível com o uso de técnicas de medição tradicionais.

O sistema laser de alinhamento XK10 fornece uma ferramenta de medição rápida, precisa e eficiente para retilinidade, esquadro, paralelismo rotacional, paralelismo de trilhos, planicidade e nível, bem como avaliação da direção do fuso e coaxialidade de máquinas rotativas. Ele também é uma ferramenta poderosa para diagnosticar a origem dos erros após uma reconstrução ou como parte da manutenção periódica.

Anteriormente, no método tradicional de medição de paralelismo, era usada uma placa de ponte e trilho mestre, em combinação com um relógio comparador e medidor de nível. Este método é demorado e está sujeito a erros, pois as medições são registradas manualmente. O XK10 usa medições a laser para capturar dois pontos em cada trilho, permitindo que o ângulo entre os dois trilhos seja determinado e registrado digitalmente.

Andy Deacon, gerente de produto de calibração da Renishaw explicou: "Esta última versão de software permite que o XK10 faça medições em vários pontos ao longo de cada trilho. A vantagem de um maior número de pontos de medição é que a linearidade de cada trilho também é medida ao mesmo tempo. O paralelismo entre os trilhos pode então ser determinado observando a diferença de retilinidade em cada ponto, dando uma imagem mais exata do que uma medição do ângulo geral entre os trilhos."

Ele continuou: "O XK10 é fornecido com soluções de fixação para reduzir o tempo de preparação e pode ser usado com a óptica de paralelismo opcional projetada especificamente para esta aplicação. A realização de medições onde não há trilhos é significativamente melhorada usando o suporte magnético de referência para deslizar facilmente o detector ao longo da borda de uma peça fundida."

Os produtos de calibração da Renishaw, incluindo o interferômetro laser XL-80, ballbar QC20-W e calibrador multieixos XM-60, são ferramentas essenciais para compreender melhor a capacidade de uma máquina. A verificação periódica da condição de uma máquina, com um diagnóstico poderoso das causas de quaisquer erros, significa a redução da manutenção reativa e foco na manutenção preventiva. O pacote de software CARTO fornece aplicativos de captura, análise e compensação de dados, simplificando o processo de monitoramento e melhorando o desempenho de posicionamento.

Para mais informações sobre o sistema laser de alinhamento XK10, visite-nos na EMO Milão 2021, de 4 a 9 de outubro de 2021 ou descubra mais em www.renishaw.com/xk10.

Downloads

Para mais imagens, vídeos, biografias da empresa ou informações sobre a Renishaw e seus produtos, visite nosso Media Hub.