Saltar navegação

Geração de atmosfera inerte

A exclusiva geração de atmosfera inerte da Renishaw assegura um ambiente de construção de alta qualidade.

O que é uma atmosfera inerte e porque ela é importante?

O termo inerte significa "quimicamente inativo", de modo que uma atmosfera inerte é um ambiente em que a fusão em leito de pó pode ocorrer sem risco de contaminação pelos gases reativos que existem no ar, como o oxigênio e o dióxido de carbono. A Renishaw utiliza gás argônio para o ambiente de construção dos seus sistemas de manufatura aditiva devido ao fato de que é ele é inerte e abundante - o terceiro gás mais abundante na atmosfera terrestre.

Uma atmosfera inerte é essencial para o processo de fusão em leito de pó, para garantir que as peças metálicas que estão sendo construídas não sejam contaminadas pelas moléculas de ar que podem alterar as propriedades físicas e químicas das peças finais.

Tecnologia líder em sua classe

Esquema da geração de atmosfera inerte Gráfico da geração de atmosfera inerte

Os sistemas de manufatura aditiva da Renishaw são únicos no modo que a atmosfera inerte é gerada. Primeiro é criado um vácuo para retirar todo o ar e a umidade da câmara. Uma vez isto concluído, a câmara é enchida com aproximadamente 600 litros de argônio de alta pureza.

Ao longo do processo de construção, a atmosfera é sempre mantida a < 1000 ppm (0,1 %) de oxigênio, e pode ser definida para operar abaixo de 100 ppm (0,01 %) de oxigênio em caso de metais reativos como o titânio. 

O AM250 utiliza taxas de alimentação de gás relativamente baixas ( < 30 L/h), isso significa que é econômico operar o sistema com argônio para todos os materiais, em vez de utilizar o N2 como uma alternativa mais barata para metais não reativos.

O gráfico à direita compara o tempo necessário para criar uma atmosfera inerte utilizando a técnica de vácuo e argônio da Renishaw com a técnica de encher a câmara com gás nitrogênio ou argônio.