Saltar navegação

Leitor laser de longo alcance HS20

O sistema de leitor laser HS20 da Renishaw combina a máxima exatidão de um interferômetro laser com a robustez necessária para aplicações em máquinas-ferramenta.

O cabeçote laser Renishaw HS20, combinado com um kit óptico linear externo, forma um sistema de leitor laser interferométrico sem contato, para aplicações de leitura de posição linear de eixo longo e alta precisão.

O sistema laser HS20 é adequado para uso em ambientes agressivos de oficinas de máquinas com ± 1,0 parte por milhão (ppm ou µm/m), podendo ser obtido para comprimentos de eixo de até 60 m.

Recursos e benefícios

  • Resolução sub mícron - quando integrado ao sistema de leitura da máquina, fornece informações sub mícron em taxas de até 2 m/s (dependendo da configuração).
  • Medição sem contato - elimina erros associados encontrados em sistemas de cremalheira e pinhão ou sistemas de fuso de esferas recirculantes, como histerese, folga, erros mecânicos e cíclicos.
  • Fácil configuração e ajuste - um conjunto único de switches permite que o cabeçote do laser seja facilmente configurado.

Para manter a precisão em diferentes condições ambientais, o HS20 deve ser utilizado em combinação com o sistema de compensação RCU10, que compensa as alterações do índice de refração do ar index causadas por variações no ambiente circundante. O RCU10 também pode ser utilizado para converter a resolução relativa do comprimento de onda do laser, para uma resolução mais padronizada. Por exemplo, o RCU10 pode ser utilizado para converter uma resolução de saída de 633 nm para 1 µm.

Visão geral do HS20

Fonte do laserClasse 2 HeNe
Exatidão de sistema compensada±1,0 ppm (µm/m)
Campo0 a 60 m
Período de sinal de saída analógica316 nm
Resoluções de saída de quadratura digital79, 158, 316 e 633 nm
Taxas de atualização de saída

1, 2, 4, 8 e 16 MHz

Rotação máximaAté 2 m/s


Compatibilidade entre HS10 e HS20

O HS20 é projetado para ser totalmente compatível com as instalações HS10 e HS10X: a atualização para HS20 é virtualmente "plug and play". A preparação foi simplificada e as conexões de energia e a configuração externa foram otimizadas.

O desempenho do HS20 é igual ao produto HS10X precedente. Para incentivar as atualizações para o HS20 (e sistemas de compensador anteriores) a Renishaw oferece descontos significativos no preço de lista. Isso pode ser particularmente interessante se você considerar os custos de manutenção e reparo dos sistemas mais antigos em relação ao novo sistema garantido.

Informações sobre produtos