Saltar navegação

Leitor linear absoluto e leitor angular rotativo absoluto RESOLUTE™ com interface DRIVE-CLiQ da Siemens

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Logotipo DRIVE-CLiQ DRIVE-CLiQ é a inovadora e poderosa interface de comunicação da Siemens, para conectar os sistemas de leitor e medição diretamente aos componentes de acionamento SINUMERIK e SINAMICS. O leitor óptico absoluto RESOLUTE em conjunto com a interface DRIVE-CLiQ, permite aos fabricantes de máquinas de alcançar o maior desempenho e confiabilidade dos seus produtos. Ao ser inicializado, este produto determina a sua posição imediatamente, por isso é particularmente apropriado para ser utilizado em maquinas de de alto desempenho, bem como em motores com acionamento direto DDR, que exigem altos níveis de precisão e interação dos controle de movimento

O RESOLUTE DRIVE-CLiQ oferece excepcional desempenho no controle de movimentos. O exclusivo princípio de funcionamento do sistema RESOLUTE é semelhante ao de uma câmera digital, que captura as imagens da escala em altíssima velocidade, permitindo resoluções de até 1 nm, que podem ser alcançadas (32 bits rotativos) mesmo em velocidades de até 100 m/s (36 000 rpm). A óptica avançada apresenta um erro subdivisional intrínseco reduzido (SDE) e ruído (jitter - variação) muito baixo, proporcionando assim para os usuários os benefícios de uma menor variação do efeito velocidade (ripple - ondulação) e uma melhor estabilidade de posição.

Tal desempenho de controle de alta fidelidade de movimento, normalmente só é associado a fragilidade dos leitores,mas com a sua concepção o RESOLUTE acrescenta robustez e confiabilidade, utilizando cabeçotes de leitura selados e escalas construídas com materiais confiáveis e resistentes. O conceito de operação sem contato elimina rolamentos, vedações, acoplamentos e guias do conjunto do leitor, eliminando assim as causas mais comuns das falhas provocadas por impactos e vibrações. Mesmo se a vedação principal no eixo for comprometida, os cabeçotes de leitura do RESOLUTE são protegidos contra a entrada de partículas, óleo e líquidos refrigerante; Se houver um acumulo destas substancias, é suficiente limpar o cabeçote de leitura, a escala e em seguida reiniciar o trabalho. O tempo de parada é minimizado e a manutenção / reparo é simplificada.

Montagem do RESOLUTE O conceito de operação sem contato também aumenta as características metrológicas do sistema Os leitores rotativos RESOLUTE operam com uma escala de aço inoxidável sólida, fixada sobre o eixo, assim o leitor não está sujeito à folga mecânica, torção do eixo e falhas no acoplamento que afetam os leitores tradicionais acoplados. As escalas rotativas incluem opções com exatidão melhor que ±1 arco segundo, versões de baixa inércia e tamanhos de 52 mm a 550 mm. Também estão disponíveis tamanhos especiais. Além disso, as dimensões do diâmetro de montagem permitem que o encoder seja montado o mais perto possível do ponto de leitura da rotação, sem comprometer as outras áreas úteis dos eixos O resultado é um sistema de maior capacidade dinâmica, tempos de configuração mais rápidos e melhor repetitividade.

Os leitores lineares, com escalas de aço inoxidável e ZeroMet™ (liga de níquel-ferro de baixa dilatação) compartilham muitas dessas vantagens, montados diretamente na estrutura da máquina ou nas guias. Com um exclusivo código unidirecional absoluto e com uma graduação de precisão, as escalas lineares incluem opções com exatidão melhor que ±1 mícron, ou escalas de fita com até 10 metros de comprimento.

O método de detecção é altamente confiável, apresentando um avançado sistema de verificação cruzada de alto nível. A posição é calculada quando o leitor recebe uma solicitação de leitura, portanto a posição real - absoluta é determinada todo o tempo, eliminado a possibilidade de erros de contagem devidos aos efeitos da velocidade. A segurança também é reforçada pelo exclusivo algoritmo de verificação de posição integrado do RESOLUTE. Toda vez que o leitor recebe uma solicitação de leitura, o RESOLUTE determina a posição utilizando um algoritmo e, em seguida, verifica o resultado utilizando um novo algoritmo de verificação independente. Qualquer erro pode, portanto, ser sinalado para o controlador antes de que possa surgir qualquer problema de servo-controle Sendo um leitor absoluto, o RESOLUTE determina a posição imediatamente quando ligado, sendo assim, o controle total do eixo é obtido sem qualquer movimento, informação de referência ou memória interna. A prova da eficácia destes recursos de segurança é que o RESOLUTE é utilizado em uma variedade de aplicações médicas, de defesa e aeroespaciais, onde a confiabilidade dos dados de posição é fundamental e de importância crítica.

O RESOLUTE oferece Para os fabricantes de máquinas, uma instalação rápida e simples. As escalas são concebidas para facilitar a instalação, o cabeçote de leitura tem grandes flexibilidade de posicionamento, possui um LED de configuração integrado que indica, através da cor, a intensidade do sinal detectado e erros específicos de codificação Este LED, também presente na interface DRIVE-CLiQ, fornece diagnósticos simples eficazes ao longo de toda a vida útil do leitor, sem a necessidade de configurações especificas.

Observe que a série RESOLUTE está disponível com protocolos seriais variados, permitindo a conexão a uma grande variedade de acionamentos e controladores industriais.

DRIVE-CLiQ é marca registrada da Siemens

Downloads

A Renishaw detém o direito autoral sobre todas as imagens e textos

Registro para e-mails de notícias

Registre-se para atualizações de notícias da Renishaw

Registro para e-mails de notícias

Registre-se para atualizações de notícias da Renishaw