Saltar navegação

Leitores ópticos lineares e rotativos incrementais agora oferecem resolução de 1 nm e ruído posicional ultra baixo

Leitor linear TONiC™ com interface, escalas RSLM e RGSZ A Renishaw, líder mundial na tecnologia de medição e leitura, está lançando as novas versões com resolução de 1 nm e 2 nm da bem sucedida linha de leitores incrementais TONiC™. Disponíveis como leitores lineares e leitores rotativos, as novas opções com alta resolução incluem um cabeçote de leitura TONiC e as novas interfaces Ti20KD (1 nm) ou Ti10KD (2 nm), que utilizam altas taxas de interpolação para atingir uma resolução muito fina. Além disso, o sistema óptico de baixo ruído e fotometria superior do TONiC foi combinado com uma filtração avançada dentro das interfaces Ti20KD / Ti10KD para reduzir o jitter (ruído na posição lida) até um nível notavelmente baixo de apenas 0,51 nm RMS.

Estabilidade posicional notavelmente melhorada

Gráfico típico do jitter do leitor incremental TONiC™ (cabeçote de leitura T1000 com interface Ti20KD)

O ruído reduzido e a resolução aumentada resultaram em um leitor que proporciona estabilidade posicional notavelmente melhorada e controle de baixas velocidades. Este aperfeiçoamento é adicional aos benefícios do condicionamento de sinal dinâmico incluído como padrão em todos os cabeçotes de leitura TONiC.

Como resultado, os leitores incrementais TONiC com 1 nm e 2 nm oferecem todos os benefícios de um leitor com graduação de 20 mícrons, tais como fácil preparação, grande robustez e alta imunidade às impurezas, embora também rivalizem em resolução e nível de ruído com leitores de graduação muito mais fina.

Grande variedade de escalas lineares e rotativas

A versão leitor linear do TONiC está disponível com uma ampla gama de opções de escalas. A RGSZ é a evolução mais recente da difundida escala com fita de ouro da Renishaw, agora com marcas ópticas de referência IN-TRAC™ integradas. As réguas RELM ZeroMet® oferecem dilatação térmica “zero” e exatidão de ±1 µm em comprimentos até 1.130 mm, enquanto que para alto desempenho em eixos longos e robustez significativamente maior que escalas de vidro, as réguas de aço inoxidável RSLM possuem exatidão total de ±4 µm em 5 m, com disponibilidade de comprimentos até 10 m. Adicionalmente, para uma instalação muito rápida e fácil, o sistema de escala de leitor linear FASTRACK™ é fornecido com escala de fita RTLC de perfil baixo, que oferece exatidão de ±5 µm/m.

Os leitores angulares rotativos também oferecem uma variedade de opções, com anéis RESM e diâmetros padrão de 52 mm até 550 mm, e disponibilidade de tamanhos até maiores. Para um desempenho ainda mais alto, os leitores circulares REXM de exatidão ultra-alta proporcionam uma exatidão total instalada melhor que ±1 arco-segundo em diâmetros maiores do que 100 mm, quando utilizados com cabeçotes de leitura duplos.

As interfaces forma denominadas de acordo com seus fatores de interpolação. A Ti20KD se refere a interpolação digital de 20k (pós-quadratura), que corresponde a uma resolução de 1 nm.

Como todos os leitores da Renishaw, o TONiC é apoiado por um departamento de vendas globais verdadeiramente receptivo e uma rede de suporte. Além disso, o produto atende as mais severas normas ambientais, em conformidade com as diretrizes WEEE e RoHS.

Saiba mais sobre o sistema de leitores TONiC

 

Novas atualizações

Registre-se para atualizações de notícias da Renishaw

Downloads do editor

Todos os documentos e imagens copyright Renishaw plc