Saltar navegação

Medição de pás de hélices

Combinando os recursos de escaneamento do REVO®O sistema de 5 eixos com software de planejamento MODUS™ Blade, SurfitBlade™e o software de metrologia MODUS rompem as limitações das técnicas de medição de pás de hélice padrão.

Os métodos tradicionais de inspeção de pás de hélice estão limitados a um certo número de seções transversais. No entanto, as técnicas de escaneamento por varredura da REVO e o software Blade Toolkit da Renishaw permitem a medição e avaliação exata e rápida de toda a lâmina.

Agora é possível a análise de um número ilimitado de seções ou de toda a superfície a partir dos dados de medição com apalpador de elevada precisão.

Para iniciar o processo de medição da pá de hélice, o software de planejamento MODUS Blade gera automaticamente um programa de escaneamento por varredura livre de colisões para REVO. Este programa é então executado na CMM usando o software de metrologia MODUS.

A operação de escaneamento por varredura produz uma nuvem de pontos exata que cobre toda a superfície do aerofólio. Usando a funcionalidade de seccionamento de nuvem de pontos MODUS, é possível gerar seções onde forem necessárias.

À medida que o conjunto de dados completo é armazenado, seções adicionais podem ser criadas sem ter que medir novamente, caso seja necessário.

Os dados obtidos podem então ser processados de duas formas:

Medição de hélices

Inspeção

Os dados são seccionados pelo MODUS e comparados com os requisitos nominais do modelo CAD. Os resultados da análise são apresentados pelo sistema de relatórios MODUS, que também gera um documento PDF definido para arquivamento.

Engenharia

Os dados são processados pelo SurfitBlade para gerar uma superfície NURBS completa, para ser utilizada em análises aerodinâmicas, de tensões, etc.