Saltar navegação

MODUS™ Planning Suite

O novo MODUS Planning Suite facilita a programação de peças complexas.

Domine sua CMM com esforço mínimo e eficiência aprimorada com o MODUS Planning Suite.


O MODUS Planning Suite foi projetado para fornecer aos usuários do Modus um conjunto de atalhos automatizados para vencer desafios frequentes na programação de peças, maximizando a eficiência de seu cabeçote REVO® CMM com um conjunto de aplicativos de software especializados e fáceis de usar. Os aplicativos MODUS Planning Suite permitem que os usuários planejem caminhos de medição em torno de componentes de geometria complexa com esforço mínimo e eficiência aprimorada.

Aproveitando a tecnologia de planejamento avançada, o software fornece ferramentas offline com movimento simulado para criar códigos DMIS que representam a medição de peças sem colisões.

Atualmente, existem três aplicativos modulares disponíveis separadamente para a plataforma MODUS Planning Suite:

Planejador MODUS Blade

Simulação de medição de pás de hélice MPS

Medição de pás de hélices

A opção de inspeção de pá de hélice completa no planejador MODUS Blade permite que o usuário planeje escaneamento em superfícies côncavas, convexas, de bordas de ataque e de saída.

As definições e estratégias de medição permitem que o usuário personalize as trajetórias de medição, proporcionando a capacidade de controlar o número de varreduras por superfície e alterar a direção das medições entre varreduras longitudinais e transversais.

A Adaptive Edge Scan (AES) é uma operação de medição em bordas de ataque ou saída. A medição ocorre antes do escaneamento e adapta a posição e as orientações do apalpador da varredura de borda para que o escaneamento seja executado sem problemas.

Medição da seção

O módulo do planejador Blade oferece dois métodos para medir seções de pás de hélice:

  • Escaneamentos sobre seções com a opção de varreduras unidas.
    Escaneamentos de alta densidade cobrem as seções onde os dados do aerofólio são coletados, enquanto escaneamentos de baixa densidade ocorrem entre as seções onde nenhum dado é coletado. Este método também reduz o número de movimentos de aproximação e recuo, reduzindo assim o tempo de ciclo.
  • Escaneamentos de curva de seção em faces
    Os escaneamentos de curva são criados nas faces côncavas e convexas, e escaneamentos completos são criados nas bordas de ataque e de saída.

O MODUS Planning Suite gera a DMIS necessária para medir a superfície do aerofólio. O MODUS 1.9 pode então executar esta DMIS e permitir que o usuário realize a análise do aerofólio em cada seção.

Medição de patch

Fornecer as ferramentas para planejar a trajetória para a pá de hélice completa e superfícies circundantes, o módulo planejador MODUS Blade incorpora todos os métodos de seleção disponíveis no planejador MODUS Patch:

  • Crie um patch a partir de um contorno de pontos (área)
  • Selecione um patch a partir de faces selecionadas (face)
  • Crie um patch a partir de pontos em uma linha central
  • Crie um patch a partir de bordas CAD

Veja uma descrição completa do módulo planejador MODUS Patch para o MODUS Planning Suite abaixo.

Outros aplicativos modulares disponíveis separadamente para o MODUS Planning Suite são:

Planejador MODUS Patch

Até agora, os usuários tinham que definir suas próprias trajetórias para varreduras de superfície utilizando ferramentas de manipulação manual para evitar colisões. Agora, o novo aplicativo MODUS Patch oferece a medição mais eficiente de trajetória com o sensor REVO RSP2, de forma rápida e fácil, com planejamento automático de trajetória.

  • Crie patches a partir de pontos
    Defina uma trajetória de varredura criando uma série de pontos para criar uma área de quatro lados no CAD..
  • Crie patches a partir de uma face
    Clique no modelo CAD para selecionar uma superfície ou conjunto de pontos de superfície conectados para definir o patch.
  • Crie patches a partir de bordas do CAD
    Use bordas do CAD para determinar a trajetória da varredura. Uma fatia MODUS também pode ser selecionada como uma borda usando esta ferramenta. O software gera a trajetória mais curta quando são selecionados os pontos inicial e final.
  • Crie patches desenhando uma linha de centro
    Defina uma trajetória de varredura criando uma série de pontos de linha de centro em uma superfície.

Uma vez estabelecido o método de seleção, podem ser feitas edições na largura de varredura, direção e outras características no menu de definições, se necessário.

Outros aplicativos modulares disponíveis separadamente para o MODUS Planning Suite são:

Patches MPS de pontos e face

Geração de varredura de ponto e face

MPS Patches from centreline and CAD edges


Geração de varredura de borda CAD e linha de centro


Planejador MODUS Curve

O módulo de planejamento de curvas inclui duas opções: RSP2 Curve e RSP3 Curve. O RSP3 oferece maior capacidade de medir geometrias complexas usando diferentes montagens de apalpadores.

As curvas podem ser definidas pela seleção de bordas do modelo CAD ou clicando em pontos em um plano.

Crie uma curva em bordas CAD
As curvas são definidas selecionando bordas do modelo CAD ou bordas de uma fatia criada usando MODUS.

Pacote MODUS Planning - Esboço de curva

Esboce uma curva em um plano
As curvas são definidas clicando em vários pontos no plano. É fixada uma ranhura para criar a trajetória.

Definições de esboço de curva no MODUS Planning

Escolhas adicionais para a opção RSP2 Curve

Crie um offset de borda sobre um plano

Uma vez selecionado o plano necessário no modelo CAD e escolhidas as bordas, será aplicado um valor de offset.

Um conjunto de opções gráficas complementa as definições do software, facilitando a junção e o corte de trajetórias, o que proporciona o resultado mais eficiente.

Várias bordas podem ser selecionadas em uma única face e depois unidas. Isso cria uma medição que não sai da superfície, reduzindo o tempo de movimento entre as medições.

Crie um offset de borda evitando as características sobre um plano

Uma vez que um plano e uma borda sido selecionados, esta opção detecta e evita automaticamente a geometria no modelo CAD que a medição precisa evitar, atualizando a trajetória à medida que os valores de offset são ajustados.

O usuário pode selecionar uma única borda em cada medição de curva.

Escolhas adicionais para a opção RSP3 Curve

Segmentos de ângulo fixo de cabeçote

O apalpador RSP3 mede em ângulos fixos de cabeçote e o apalpador pode sair da superfície durante alguns escaneamentos de curva para que o ângulo do cabeçote possa ser alterado.

O elemento RSP3 Curve no módulo MODUS Curve oferece a capacidade de definir segmentos de medição em que o apalpador não sairá da superfície. Isso permite que o usuário atenda aos requisitos de zonas de elevada exatidão ao longo de uma única trajetória de curva.

Utilização rápida e fácil

Uma vez que a curva é selecionada, a edição de parâmetros, como o sentido do escaneamento, pode ser feita facilmente nas definições.

Para ambos os métodos de definição de curvas, o aplicativo incorpora movimento restrito da CMM, o que reduz o movimento do eixo da CMM ao medir curvas em um plano.

A combinação de eixos restritos com planejamento de movimento sem colisões proporciona uma redução significativa nos tempos de programação para uma medição de curva rápida e eficaz.

Outros aplicativos modulares disponíveis separadamente para o MODUS Planning Suite são:

REVO-2 escaneando uma junta

A restrição do movimento do eixo da máquina a um único plano melhora a exatidão e a repetibilidade.


Por que restringir o movimento da CMM?

Restringir um ou mais eixos da CMM maximiza o uso do movimento do cabeçote REVO® e minimiza o movimento da CMM. Ao restringir dois eixos e mover apenas um eixo paralelo ao plano que está sendo medido, a flexão da máquina está no plano que está sendo inspecionado e assim nenhum erro é observado. Isso oferece a oportunidade de medir peças mais rapidamente ou alcançar um nível mais alto de exatidão de uma máquina existente.

Por exemplo, ao medir a planicidade de uma face de vedação de um bloco de cilindros, a restrição de dois eixos permite que a máquina seja operada mais rapidamente sem introduzir erros de medição. Idealmente, o eixo Z da máquina é usado para mover o REVO para cima e para baixo, pois possui a menor massa móvel e X e Y estão restringidos. Neste caso, não há forças de flexão, apenas compressão/tensão ao longo do comprimento da coluna onde ela é muito rígida. Se Z não for possível, então X (restringido em Z e Y) é o próximo melhor, pois tem a próxima menor massa em movimento. O uso de Y ainda se beneficiará desse método em comparação com a movimentação do cabeçote em direção e para longe da peça, como executado com os escaneamentos tradicionais em 5 eixos.

Informação adicional

Ajuda e treinamento
O pacote de instalação fornece vídeos tutoriais e modelos CAD de amostra para auxiliar no treinamento.

Compatibilidade do software
O código DMIS do MODUS Planning Suite deve ser executado no MODUS. Para capacidade plena é necessário o MODUS 1.9.

Os modelos CAD devem estar no formato .Sab.

Compatibilidade do hardware
A combinação de hardware suportada para esta versão do MODUS Planning Suite é o REVO-2 com o apalpador de escaneamento RSP2.

Solicite uma licença de avaliação gratuita de 30 dias para o MODUS Planning Suite