Saltar navegação

Novo leitor óptico super-compacto oferece velocidade, exatidão e confiabilidade

O novo posicionador óptico super-compacto sem contacto TONiC™ da Renishaw assegura velocidades de operação até 10 m/s e resoluções até 5 nm em aplicações lineares e rotativas.

Oferecendo melhorias significativas relativamente às soluções existentes da Renishaw de posicionadores ópticos de alta velocidade sem contacto, o TONiC™ oferece ainda uma melhor estabilidade do sinal e uma maior fiabilidade a longo prazo, assim como um reduzido custo de propriedade e uma imbatível simplicidade de operação.

Imagem de montagem TONiC

Projetistas de sistemas de movimentação normalmente precisam compatibilizar velocidade com exatidão. Com o leitor óptico TONiC™ este dilema é eliminado e, mesmo em altas resoluções como 0,1 µm, oferece velocidades que excedem 3 m/s, em uma variedade de tipos de escalas lineares e rotativas. Isto inclui uma nova versão da escala de fita flexível de ouro da Renishaw, que se caracteriza pela marca de referência óptica IN-TRAC™ selecionável pelo cliente, que é colocada em fase simplesmente pressionando-se um botão. A exclusiva marca de referência IN-TRAC™ é incorporada diretamente ao canal incremental, que maximiza a imunidade à defasagem induzida por rotação e assegura, além disso, que o ajuste da fase seja mantido ao longo de toda a faixa de velocidade e temperatura.

Cabeçote de leitura TONiC e interface na escala de ouro

A linha de leitores ópticos da Renishaw é amplamente reconhecida por oferecer instalação rápida e fácil aos construtores de máquinas. Adicionalmente à marca de referência bidirecional IN-TRAC™, o novo leitor TONiC™ aumenta esta simplicidade, oferecendo auto-calibração e um cabeçote de leitura com dois LEDs de diagnóstico integral.

Cabeçote TONiC com escale RGS

Os novos cabeçotes de leitura TONiC™ podem ser pequenos, porém sua pureza e estabilidade de sinal são ainda aumentados ao incorporar o processamento dinâmico de sinal dentro do cabeçote, permitindo um erro de subdivisão melhor que ±30 nm. Projetistas de sistemas podem utilizar um sinal analógico de 1 Vpp diretamente do cabeçote de leitura, ou utilizar uma saída digital de um conector de 15 pinos, tipo D, que permite interpolação e diagnóstico. A confiabilidade operacional de longo prazo é aumentada com os comprovados filtros ópticos Renishaw, agora aperfeiçoados com o Auto Gain Control para sinais estáveis, que pode resistir ao pó, arranhões e mesmo a óleos leves sobre a escala.

Como todos os leitores ópticos Renishaw, o sistema de leitores TONiC™ também é construído para resistir a ambientes operacionais difíceis, com tolerância ao calor de até 70 °C. Além disso, satisfaz as normas ambientais mais severas, atendendo a WEEE e RoHS.

 

Artigo completo

Downloads do editor

Imagens

Todos os documentos e imagens copyright Renishaw plc