Saltar navegação

Novo sistema amplia significativamente a flexibilidade e facilita a calibração de eixos rotativos

Na EMO 2011 foi lançado o XR20-W, sucessor do consagrado calibrador de eixos rotativos RX10 da Renishaw. O RX10 tornou possível a avaliação da exatidão, repetitividade e desempenho de eixos rotativos por mais de 15 anos. O XR20-W é um desenvolvimento completamente novo, que inclui operação sem fio, resultando em flexibilidade ampliada, facilidade de uso e velocidade.

Setembro 2011

Montagem modular do calibrador de eixos rotativos XR20-W O calibrador de eixos rotativos XR20-W se caracteriza pela exclusiva tecnologia de mancal e leitor desenvolvida pela Renishaw, bem como pela tecnologia sem fio Bluetooth®. Este desenvolvimento permitiu à Renishaw reduzir significativamente o tamanho e o peso do XR20-W comparado ao RX10. Com pouco mais de 1 kg, a nova unidade atingiu este objetivo, que proporciona enormes vantagens quanto à facilidade de uso e flexibilidade de aplicações.

Uma base de montagem separada permite a centragem e fixação simples, rápida e fácil, enquanto os adaptadores fornecidos com a unidade principal permitem a fixação em uma grande variedade de mesas e eixos rotativos, incluindo placas e fusos de torno. O calibrador de eixo rotativos XR20-W inclui retrorefletores integrados, com alvos de alinhamento separados no lado oposto da carcaça do retrorefletor. Juntas, estas características asseguram preparação mais rápida e minimizam erros de alinhamento que podem resultar em erros medição.

A nova unidade é alimentada por baterias recarregáveis, que junto com a tecnologia Bluetooth® permite a operação totalmente sem fio. O principal fator para facilitar o uso e aumentar a velocidade de teste é o novo software (fornecido como parte do kit), que permite a rápida preparação e aquisição de dados. O software utiliza novos layouts de tela e gráficos, bem como modelos de configurações para os testes ISO e ASME mais comuns e opções simplificadas na tela. Juntamente com o recurso de "auto-calibração", mesmo os usuários menos experientes poderão preparar e executar os testes muito rapidamente.

O kit XR20-W é fornecido com uma robusta maleta Peli™, que inclui espaços para os acessórios mais utilizados. Mesmo com a maleta, o sistema completo pesa menos de 7 kgs, tornando-o facilmente transportável. O desempenho corresponde a 1 arco-segundo, sendo todas unidades totalmente calibradas e certificadas antes do embarque.

No lançamento, o calibrador de eixos rotativos XR20-W é compatível com o sistema laser XL-80 da Renishaw. Em breve será possível utilizá-lo com versões USB do sistema laser ML10 da Renishaw (será oferecido como atualização gratuita mediante solicitação dos atuais usuários do XR20-W).

Apesar dos muitos benefícios adicionais, o preço do novo sistema é comparável como o sistema RX10 e, além disso, também são oferecidos descontos de atualização para os atuais usuários do RX10, o que resulta em um preço muito competitivo, especialmente se os usuários considerarem os custos futuros de recalibração ou reparos para o calibrador RX10 existente. Os prestadores de serviços também podem se beneficiar do potencial de aumento da rentabilidade, com dimensões menores que permitem transporte mais rápido e menos dispendioso, enquanto a flexibilidade e a velocidade resultam em aumento do número de testes que podem ser realizados com diferentes configurações.

Os usuários finais também se beneficiam da facilidade de uso e flexibilidade do sistema, pois em muito casos isto suportará a decisão de compra dos seus próprios sistemas. Todos os XR20-Ws são fornecidos com garantia de 3 anos, o que proporciona segurança quanto aos seus custos operacionais.

Para maiores informações visite www.renishaw.com.br/XR20

Fundamentos

A determinação das capabilidades da máquina-ferramenta antes da usinagem e a subsequente inspeção pós-processo podem reduzir significativamente a possibilidade de refugo e parada da máquina, resultando em menores custos de produção.

A detecção precoce de erros com o calibrador de eixos rotativos XR20-W permite que a máquina alcance seu desempenho ideal, uma condição fundamental para qualquer processo de usinagem subsequente. A informação também pode ser utilizada para determinar tendências de desempenho e programar a manutenção de modo eficiente.

Houve um rápido desenvolvimento na utilização das normas de sistema de qualidade largamente reconhecidas, p.ex. ISO 9000 e da implementação dos programas "Seis Sigma". Isto deu origem à necessidade de definir e medir os fatores de capabilidade de processo. Juntamente com outras soluções de medição e verificação da Renishaw (interferômetro laser XL-80, ballbar sem fio QC20-W e AxiSet Check-Up), o XR20-W oferece uma solução prática para estas necessidades.

Com milhares dos seus produtos (e seus antecessores) sendo utilizados por fabricantes de máquinas-ferramenta e seus distribuidores, usuários finais e empresas de serviços e manutenção em todo o mundo, a Renishaw está comprometida em ampliar o suporte aos produtos e serviços que oferece, assegurando que sua liderança nesta área seja mantida.

A marca em texto e logotipos Bluetooth® são propriedade da Bluetooth SIG, Inc. e qualquer uso destas marcas pela Renishaw® é mediante licença. Outras marcas registradas e nomes comerciais pertencem aos respectivos proprietários.

Downloads

  • Notícias: XR20-W

    O XR20-W da Renishaw é o sucessor do já consagrado calibrador de eixos rotativos RX10, que tornou possível a avaliação da exatidão, repetitividade e desempenho de eixos rotativos por mais de 15 anos. O XR20-W é um desenvolvimento completamente novo, que oferece flexibilidade ampliada, facilidade de uso e velocidade, além dos benefícios de uma operação sem fio.

    [59kB]

A Renishaw detém o direito autoral sobre todas as imagens e textos

Registro para e-mails de notícias

Registre-se para atualizações de notícias da Renishaw