Saltar navegação

Novos desenvolvimentos na compreensão do desempenho de eixos rotativos

A Renishaw ampliou suas soluções para a verificação do alinhamento e desempenho de posicionamento dos eixos rotativos de máquinas-ferramenta com o lançamento do novo software –Off Axis --para seu calibrador de eixos rotativos XR20-W.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

A Renishaw ampliou suas soluções para a verificação do alinhamento e desempenho de posicionamento dos eixos rotativos de máquinas-ferramenta com o lançamento do novo software –Off Axis --para seu calibrador de eixos rotativos XR20-W.

O novo software para o calibrador XR20-w tem como novidade a capacidade de medir a exatidão de posicionamento rotativo de um eixo em configurações variadas de máquinas-ferramentas com cinco eixos, onde o XR20-W muitas vezes não pode ser montado no centro de rotação. Junto com o sistema AxiSet™ Check-Up da Renishaw, que proporciona aos usuários de máquinas uma verificação rápida e precisa do eixo rotativo e os pontos de rotação, os usuários tem agora à disposição as ferramentas completas para identificar os erros dos eixos de rotação.

XR20-W para utilizar "Off Axis"

Calibrador de eixos rotativos XR20-W fora de eixo O calibrador de eixo rotativo XR20-W opera em conjunto com o Interferômetro Laser XL-80 da Renishaw, para que o desempenho de posicionamento dos eixos rotativos possa ser medido com exatidão de ± 1 arco-segundo. Com este novo recurso de avaliação "Off Axis", os usuários podem verificar uma gama maior de máquinas-ferramenta, em relação ao que era possível anteriormente utilizado somente os recursos do XR20-W, proporcionando um melhor aproveitamento do investimento e, no caso de empresas de prestação de serviços, oferecendo um serviço mais abrangente para os seus clientes.

O método de medição `` fora de eixo ´´ consiste na sincronização dos movimentos dos eixos rotativo e linear, para que o feixe laser do XL-80 seja mantido alinhado durante o teste. Devido ao fato que o eixo linear está se movendo, as medições realizadas pelo XR20-W podem envolver erros angulares adicionais (ex. passo) do eixo linear. Estes erros angulares adicionais são então medidos separadamente (utilizando o laser XL-80 com óptica angular) e condensados nos resultados iniciais do eixo rotativo. O resultado final é um conjunto de dados que reflete apenas os erros do eixo rotativo.

O software ``Off Axis ´´ é fornecido, com um custo adicional, como um opcional para o XR20-W e inclui um conjunto de módulos geradores de programas de peças e um manual em formato eletrônico. O manual descreve todos os requisitos necessários para a preparação da montagem e fabricação de hardwares utilizados na operação do sistema.

AxiSet™ Check-Up

AxiSet Check-Up A chave para a usinagem de precisão é a capacidade de definir com exatidão a localização dos centros dos eixos de rotação, em relação aos eixos lineares da máquina. Sem dados exatos sobre estes "centros de rotação", o comando da máquina será incapaz de controlar com confiabilidade as posições relativas entre a ferramenta e a peça, considerando que os eixos de rotação se movem, gerando resultados incoerentes de usinagem.

O AxiSet Check-Up Renishaw proporciona resultados de teste exatos e repetitivos. Utiliza rotinas automatizadas de apalpador, para coletar dado desempenho em um artefato de referência, incluindo uma análise simples e acurada. As verificações do desempenho de alinhamento e posicionamento são executadas rapidamente para comparar e monitorar máquinas complexas ao longo do tempo. Todos os testes utilizam apalpadores por contato Renishaw montados em fusos, que são a opção padrão na maioria das máquinas multieixos, com rotinas de apalpador geradas por intermédio de software com macro específico para a máquina, fornecido com o Check-Up. Para assegurar a mais elevada exatidão, recomenda-se a utilização dos apalpadores por contato OMP400 ou RMP600 com a patenteada tecnologia extenso métrica Rengage™.

A preparação é rápida e simples. Para executar o teste, o usuário deve posicionar a esfera de calibração fornecida no espaço de trabalho da máquina-ferramenta, utilizando um suporte magnético. Utilizando o software fornecido de macros personalizado, um apalpador por contato é então programado para efetuar automaticamente as medições de referência ao redor da esfera.

Os resultados das medições são enviados para um PC e apresentados em uma planilha Microsoft Excel, possibilitando uma análise de dados de fácil de compreensão em diferentes formatos. Isto inclui uma representação gráfica de desempenho, que salienta os erros de rastreamento e centralização, uma função que compara dois conjuntos de dados da mesma máquina, um teste simples com relação a tolerâncias pré-definidas pelo usuário e uma tela de histórico, que permite comparações de desempenho dos eixos rotativos ao longo do tempo

Outras verificações e testes

Para assegurar a análise ideal do desempenho de eixos rotativos utilizando o Check-Up, é importante que os três eixos lineares padrão da máquina estejam operando dentro da especificação. Isto deve ser pré-determinado e, se necessário, corrigido utilizando o sistema de calibração laser XL-80 da Renishaw, verificando periodicamente o resultado utilizando um Ballbar QC20-W Renishaw. Juntamente, o calibrador eixo rotativo XR20-W e o AxiSet Check-up, estes poderosos produtos de teste de desempenho asseguram que peças da mais alta qualidade possam ser produzidas por centros de usinagem multi eixos e máquinas multi tarefas.

Este portfólio de produtos oferece uma inigualável solução de diagnóstico de máquinas, com o objetivo de remover as variações do processo de usinagem e maximizar a produção.

Para mais informações sobre os produtos de calibração e monitoramento de desempenho da Renishaw, visite www.renishaw.com.br/calibration e www.renishaw.com.br/AxiSet.

Downloads

A Renishaw detém o direito autoral sobre todas as imagens e textos

Registro para e-mails de notícias

Registre-se para atualizações de notícias da Renishaw

Registro para e-mails de notícias

Registre-se para atualizações de notícias da Renishaw