Saltar navegação

O controle de processo reduz significativamente o tempo de ciclo e atrasos na entrega para fabricantes de peças automotivas

Um aumento nas ordens de produção para novos tipos de peças automotivas em grande quantidade e alto valor exigiu que a OMG considerasse abordagens alternativas para a inspeção de peças. Os investimentos em medição fora da máquina e na máquina permitiram à empresa aumentar o rendimento da produção, evitar rejeições e reduzir o refugo.

Contexto

Giuseppe Spezzati, Gerente de Vendas e Membro do Conselho da OMG s.r.l. Officine Meccaniche

Giuseppe Spezzati, Gerente de Vendas e Membro do Conselho da OMG s.r.l. Officine Meccaniche

Fundada em 1949, a OMG s.r.l Officine Meccaniche (OMG) fabrica peças mecânicas de alta tecnologia e subconjuntos para carros, vans, caminhões e tratores. Um negócio de terceira geração, a empresa evoluiu rapidamente, da simples conformação de chapas e dobra de tubos até a complexa usinagem de alumínio e ferro fundido.

Seus amplos recursos de produção abrangem uma gama completa de requisitos de componentes automotivos, incluindo blocos de motor, cabeçotes de cilindro e conjuntos de suspensão. Os clientes da OMG são mundiais e ela opera fábricas líderes em tecnologia em Torino (Itália), Valladolid (Espanha) e Kaniow (Polônia).

O ponto central do sucesso da OMG é manter parcerias estreitas com seus clientes. A empresa é rápida em adaptar as linhas de produção existentes para atender a requisitos específicos, desde a adição de novas máquinas até a configuração de novos sistemas e trabalho próximos aos clientes no projeto e prototipagem de produtos para desenvolver uma solução de fabricação eficaz.

A qualidade, é claro, é uma pedra angular essencial do negócio da OMG. Muito antes do advento das normas globais de qualidade, a empresa já havia criado seus próprios métodos, verificações e documentação para garantir conformidade com a tolerância e consistência de fabricação. Hoje, a empresa é certificada pelas normas automotivas e ambientais ISO exigidas.

A empresa oferece usinagem CNC de 4 e 5 eixos de última geração, manuseio robótico de última geração, ampla automação e já está preparada para atender as demandas da Indústria 4.0.

Por muitos anos, a Renishaw desempenhou um papel importante como parceira de tecnologia da OMG, conforme explica Guido Mautino, Diretor de Operações da OMG: “Nossa parceria com a Renishaw começou em meados da década de 1990, quando começamos a usinar nossos primeiros cabeçotes de motor. Precisávamos fazer medições de precisão diretamente nos centros de usinagem, por isso recorremos à Renishaw para obter conselhos."

"Hoje temos 23 centros de usinagem equipados com uma variedade de apalpadores para máquinas-ferramenta da Renishaw. Com o passar dos anos, isso nos colocou em posição de nos envolver com uma variedade de mercados de produtos globais onde é pré-requisito a medição de alta precisão durante a produção. Todas as nossas CMMs são equipadas com cabeçotes indexadores motorizados Renishaw PH10."

Desafios

Com novos clientes com visão de futuro e desenvolvimentos de produtos automotivos de última geração, surgem novas demandas por soluções de controle de processo. Aqui, consideramos dois desafios técnicos em que a OMG teve que encontrar uma abordagem completamente nova para a medição de peças.

Controle contínuo de produção seriada

Um pedido de um cliente de 400.000 peças automotivas por ano destinadas ao mercado alemão viu a OMG converter uma linha de produção CNC existente em uma produção contínua dedicada de peças.

A OMG precisava colocar em prática um sistema de medição de peças de produção seriada constante que pudesse ajustar dinamicamente o processo de usinagem para corrigir fatores de desvio do processo, como desgaste da ferramenta, garantindo que as peças fossem produzidas continuamente e que os limites de tolerância nunca fossem atingidos.

Preparação e controle de processo de grandes peças de alumínio

A usinagem de um novo cabeçote de cilindro de combustão interna e bloco de motor a gás em alumínio estava sujeito a distorções devido aos efeitos de aquecimento e exigia centralização da máquina e preparação da peça muito exatas. Era necessária uma solução de medição na máquina de alta confiabilidade para evitar a rejeição de peças de alto valor e refugo de material caro.

Competitividade

De uma perspectiva comercial geral, manter a competitividade em um mercado global lotado continua sendo um desafio importante a ser enfrentado, como explica Giuseppe Spezzati, Gerente de Vendas e Membro do Conselho da OMG.

"Como uma empresa que opera em um mercado verdadeiramente global, lutamos todos os dias para nos destacar e ficar à frente da concorrência. Os investimentos em novos métodos e técnicas de produção não envolvem apenas eficiência, qualidade e eliminação de perdas, mas também em tornar nosso serviço mais atraente e interessante e em antecipar as necessidades futuras dos clientes ”. 

OMG é especializada em usinagem mecânica de peças metálicas

OMG é especializada em usinagem mecânica de peças metálicas

Em um mercado cada vez mais competitivo, aumentar a eficiência da fabricação para reduzir os tempos de ciclo gerais, refugo de produção e atrasos na entrega é essencial para manter a satisfação do cliente. Nossos investimentos em soluções Renishaw garantem que alcancemos esses objetivos.

OMG s.r.l Officine Meccaniche (Itália)

Solução

Após consultar a Renishaw sobre várias soluções alternativas, a OMG optou por introduzir o sistema de medição Equator™ para controle de processo fora da máquina de produção seriada.

O Equator é o inovador sistema de medição da Renishaw. Seguindo a comparação tradicional de peças de produção com um conjunto de dados mestre de referência, o sistema de medição Equator oferece medição altamente repetível, termicamente insensível e facilmente reprogramável para o chão de fábrica.

O sistema de medição Equator se baseia em um mecanismo de restrição cinemática paralela com alta rigidez para garantir excelente repetibilidade de escaneamento em alta velocidade operacional. Equipado com o apalpador de escaneamento analógico de 3 eixos SP25 da Renishaw, o sistema Equator é capaz de capturar 1.000 pontos de dados por segundo, permitindo a medição tridimensional e a análise de peças altamente complexas.

Comentando sobre a introdução do Equator na OMG, Mautino disse: “Historicamente, todos os medidores de peças fora da máquina eram rígidos, específicos e dedicados a uma determinada peça. O sistema Equator é um grande avanço tecnológico para nós. Quando a geometria da peça muda, o programa de inspeção muda e nós começamos novamente. É rápido, eficiente e econômico"

Na fabricação do novo bloco do motor, a OMG decidiu usar o apalpador com transmissão óptica OMP60 da Renishaw pela primeira vez. Um apalpador por contato 3D compacto, o OMP60 é usado tanto para a preparação inicial da peça quanto para a inspeção pós-usinagem em uma ampla gama de centros de usinagem de 4 e 5 eixos.

O apalpador incorpora um projeto cinemático comprovado e uma transmissão modulada segura e livre de interferências para acessar áreas da peça antes difíceis de alcançar. Nesse caso, o OMP60 é usado para verificar os assentos das válvulas, engrenagens da transmissão e outras características importantes do motor.

Apalpador com transmissão óptica OMP60 da Renishaw medindo as principais características do motor

Apalpador com transmissão óptica OMP60 da Renishaw medindo as principais características do motor

Resultados

A introdução da medição fora da máquina e medição na máquina ajudou a OMG a aumentar o rendimento da produção e eliminar o refugo de peças automotivas de produção seriada e de alto valor.

Spezzati disse: "Quando temos grandes lotes anuais de uma determinada peça, mesmo que em apenas uma hora de produção ocorra um desvio nas medições das peças, significa que perdemos tempo e dinheiro produzindo refugo irrecuperável. Com o Equator, evitamos que isso aconteça".

Ele acrescentou: "Em um mercado cada vez mais competitivo, aumentar a eficiência da fabricação para reduzir os tempos de ciclo gerais, refugo de produção e atrasos na entrega é essencial para manter a satisfação do cliente. Esses novos investimentos em metrologia garantem que alcancemos esses objetivos."

Sistema de medição Equator™ 300

Sistema de medição Equator™ 300

Downloads