Saltar navegação

O inovador sistema de digitalização por contato da Renishaw abre possibilidades completamente novas para o controle de processo em máquinas-ferramenta CNC de alto valor

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Aplicação SPRINT™ em pá de turbina

A Renishaw, empresa global fabricante de produtos de metrologia, anunciou que irá lançar o seu sistema de digitalização por contato de alta velocidade SPRINT™ para máquinas-ferramenta CNC no outono europeu de 2013.

O sistema SPRINT incorpora uma nova geração de tecnologias de digitalização na máquina, que elevará o nível dos benefícios no controle de processo, permitindo a captura de dados rápida e exata de formas e perfis em componentes prismáticos e componentes 3D complexos.

Com base nas parcerias da Renishaw com grandes empresas em setores chave da indústria, o sistema de digitalização para máquinas-ferramenta SPRINT foi desenvolvido para oferecer recursos inovadores para os processos de produção CNC de alto valor.

Para a fabricação de lâminas, o sistema Sprint oferece recursos sem precedentes para o recondicionamento da ponta e reparos no pé da lâmina. A alta velocidade de medição de seções da lâmina associada à alta integridade de dados (até mesmo nas bordas de entrada e de saída) assegura a indicação da verdadeira condição da peça, viabilizando a usinagem adaptativa. Rotinas automatizadas, tais como preparação, alinhamento, digitalização da lâmina e aquisição de dados resultam em melhorias significativas na exatidão e no tempo de ciclo comparando-se com os sistemas por toque.

Apalpador OSP60 SPRINT™

Para as aplicações de usinagem multi-tarefa, o sistema de digitalização SPRINT para máquinas-ferramenta oferece recursos de controle de processo totalmente novos, incluindo ciclos de medição de diâmetros com repetitividade excepcional. Ao utilizar a comparação com a peça mestre, o sistema SPRINT torna-se um controle "ativo", permitindo que processos de medição e usinagem sejam automatizados para diâmetros de alta exatidão em peças grandes. Esta capabilidade permite que os diâmetros sejam controlados automaticamente com tolerâncias de poucos mícrons. As funcionalidades de medição como excentricidade da peça, linha de centro da máquina e circularidade também servem para melhorar significativamente a capacidade de produção de máquinas-ferramentas multi-tarefas.

Funcionalidades adicionais oferecidas pelo sistema SPRINT fornecem em segundos um diagnóstico dos eixos rotativos e lineares da máquina-ferramenta CNC, tornando possível a implementação de um método de monitoramento diário da máquina com pouco ou nenhum envolvimento do operador.

Cada aplicação SPRINT é ativada e suportada por um kit de ferramentas de software, dedicado a uma tarefa industrial específica, como por exemplo, o kit ferramentas SPRINT para lâminas. Os kits incluem ferramentas de análise de dados na máquina, que são executadas automaticamente no ciclo de medição e fornecem feedback para o processo de usinagem CNC.

O núcleo do sistema SPRINT é o revolucionário apalpador de digitalização OSP60. O apalpador OSP60 possui um sensor analógico com resolução espacial de 0,1 μm, proporcionando elevada exatidão e maior compreensão da forma da peça. A tecnologia de sensor analógico no apalpador fornece uma saída de deflexão contínua que é combinada com a posição da máquina para obter a localização verdadeira sobre a superfície da peça. Medindo 1000 pontos de dados 3D verdadeiros por segundo, os recursos analíticos superiores do sistema oferecem oportunidades inigualáveis para a medição da peça, inspeção, usinagem adaptativa e controle de processo na máquina, enquanto otimiza a utilização da máquina e o tempo de ciclo. Esta nova tecnologia de digitalização abre novos métodos de controle de processo não possíveis anteriormente com outros métodos de medição.

Em paralelo à medição 3D extremamente rápida e exata, o sistema de digitalização também foi projetado para facilitar o controle de processo automatizado, sem a necessidade de intervenção do operador.

Incorporando várias tecnologias patenteadas, o sistema SPRINT permite a coleta de dados de superfície 3D com alta velocidade e elevada exatidão através da compensação eficaz dos erros volumétricos estáticos e dinâmicos, freqüentemente associados aos rápidos movimentos da máquina.

O sistema SPRINT é uma ferramenta inovadora, de alta velocidade e elevada exatidão, com uma série excepcional de aplicações potenciais, permitindo uma grande variedade de métodos de medição e controle de processos, reduzindo o refugo e o retrabalho, enquanto aumenta a capacidade da máquina reduzindo os ciclos de medição.

Mais informações em www.renishaw.com.br/SPRINT

Downloads

A Renishaw detém o direito autoral sobre todas as imagens e textos

Registro para e-mails de notícias

Registre-se para atualizações de notícias da Renishaw