Saltar navegação

O que é a manufatura aditiva de metais?

A fusão em leito de pó metálico da Renishaw é um avançado processo de manufatura aditiva que constrói peças metálicas complexas diretamente a partir de dados CAD 3D em uma variedade de metais.

Descubra a manufatura aditiva

A manufatura aditiva é um processo de criação de um objeto tridimensional a partir de um arquivo digital. Ela é chamada de aditiva, porque geralmente envolve a construção de finas camadas de material, uma por uma. Nossa tecnologia pode construir formas complexas que não são possíveis com os métodos de fundição e usinagem tradicionais ou com técnicas subtrativas.

Processo de manufatura aditiva de metais Renishaw

A fusão em leito de pó metálico da Renishaw é uma tecnologia de manufatura aditiva que utiliza um laser de fibra de itérbio de alta potência para fundir pós metálicos finos para criar peças tridimensionais funcionais.

A Renishaw aplica tecnologia de fusão em leito de pó metálico, como classificada pela ASTM International. Esta tecnologia, no entanto, muitas vezes também é chamada de fusão por camadas, manufatura aditiva de metais, impressão 3D de metais, sinterização a laser ou AM de metais.

O processo é conduzido digitalmente, direto das fatias de dados CAD 3D. Para cada fatia de dados CAD, uma fina camada de pó metálico é depositada sobre toda a placa de construção, em seguida as áreas selecionadas de pó são precisamente fundidas pelo laser. Este processo é repetido, camada por camada, até que a construção esteja concluída.

A manufatura aditiva da Renishaw pode construir em uma variedade de metais, incluindo a liga de titânio Ti6Al4V, cobalto cromo, aço inoxidável, ligas de níquel Inconel 625 e Inconel 718 e liga de alumínio AlSi10Mg.

Benefícios

  • Consolidação de várias peças - o número de itens de um conjunto pode ser reduzido através do projeto como uma peça complexa única.
  • Custos reduzidos de ferramental - peças podem ser produzidas diretamente, sem necessidade de ferramentas.
  • Acesso a geometrias complexas - canais internos para refrigeração conformal, características ocultas, paredes finas e reticulado fino.
  • Livre de restrições associadas aos tradicionais métodos de usinagem subtrativa e fundição - quando combinado com a aplicação de novas regras de projeto.
  • Peso reduzido - somente é utilizado o material necessário, para a redução ideal de peso
  • Itens sob medida ou especiais
  • Rápidas iterações de projeto até a produção.
  • Ferramenta complementar – o processo de manufatura aditiva pode ser integrado aos processos atuais de produção para reduzir etapas, tempo até o mercado e custos.

Quais indústrias utilizam a manufatura aditiva?

Os primeiros a adotar a manufatura aditiva foram os setores automotivo avançado, aeroespacial e bens de consumo. As aplicações estão crescendo em todos os setores, com utilização crescente em medicina, odontologia e ferramentaria. A Renishaw possui equipes dedicadas que fornecem soluções na área de saúde.

A manufatura aditiva avançada de metais é utilizada para produzir pequenas quantidades de peças industriais e um número crescente de OEMs (Fabricantes de Equipamentos Originais) estão adotando-a como uma tecnologia complementar e integrante de seus processos de produção.

A previsão é que a manufatura aditiva será integrada em todas as indústrias.