Saltar navegação

Perguntas frequentes sobre calibração

Geral

Qual é a programação de recalibração recomendada para o meu produto de calibração laser?

Abaixo estão as programações de recalibração recomendadas para os itens quando utilizados em um ambiente "normal". Uma calibração mais frequente é recomendada para unidades utilizadas em condições ambientais extremas ou onde houver a suspeita de danos. Os requisitos do seu programa de qualidade assegurada ou regulamentações nacionais / locais também podem especificar uma recalibração mais frequente. Além disso, durante a armazenagem, transporte e utilização, os produtos não devem ser submetidos a impactos excessivos, vibração, temperaturas, pressões ou umidade extremas, uma vez que qualquer um desses fatores pode invalidar a sua calibração

XM-602 anos
XL-80 e ML103 anos
XC-80 e EC101 ano
XR20-W3 anos
RX102 - 3 anos
QC20-W e QC101 ano

Como obtenho um certificado de calibração de reposição?

Certificados de reposição para todos os produtos de calibração laser podem ser adquiridos através do Centro de Serviços. Há um pequeno custo para este serviço devido ao trabalho de administração envolvido.

Para obter uma reposição, entre em contato com o escritório Renishaw local.

Ao entrar em contato, assegure-se que você sabe o tipo de produto, a data da última calibração ou recalibração e data de fabricação.

O certificado de reposição pode ser enviado em forma de papel ou eletronicamente em formato PDF, se requerido imediatamente.

Quais são os números de acesso US FDA para a importação de produtos de calibração laser para os EUA?

De acordo com a United States Food & Drug Administration, aos produtos listados abaixo foram atribuídos os seguintes números de acesso conforme as Regulations for the Administration and Enforcement of the Radiation Control for Health and Safety Act of 1968 (Título 21, Código dos Regulamentos Federais, Subcapítulo J) os quais dizem respeito aos produtos laser (nos termos da seção 1002. 12).
XL-80: 1020567
XM-60:1220576
ML10: 8820431

Quão pequeno é um arco segundo/miliradiano?

Um arco segundo é igual a 1/3600 de grau.

Um miliradiano é igual a um milésimo de radiano.

Hardware XL-80

Tenho uma sensação de formigamento quando pego meu XL-80. Isto é seguro?

Isso é causado por uma pequena corrente de fuga dentro da fonte de alimentação externa. Pequenas correntes de fuga são comuns em fontes de alimentação deste tipo. A corrente é normal e não é perigosa de forma alguma, mas você pode sentir um leve formigamento nos dedos quando eles tocam a superfície metálica do cabeçote laser. Se você está preocupado com isto, pode ser utilizada uma fonte de alimentação alternativa com ligação terra (desde que com a mesma especificação da original) A Fonte de Alimentação alternativa que temos utilizado é fabricada pela XP plc. A única coisa a observar sobre esse item é que se trata de um produto ligeiramente maior do que o atualmente fornecido com o XL-80.

O XL-80 pode capturar mais rápido do que a 50 kHz?

Não. O fator limitante para a taxa de captura é a conexão USB e não um limite de software.

Hardware XR20-W

Eu danifiquei a minha óptica. Posso substituí-la eu mesmo?

Não, você não é capaz de repor a óptica sem retorná-la à Renishaw. A óptica precisa ser colocada no dispositivo de modo que fique perfeitamente paralela à base do XR20-W para garantir a exatidão do dispositivo.

Se a óptica foi danificada no XR20-W, então é altamente provável que o alojamento e/ou mecanismos que rodeiam a óptica também tenham sido danificados. Portanto, para assegurar a exatidão do dispositivo, a óptica deve ser devolvida à Renishaw para um diagnóstico completo, manutenção e recalibração.

O XR20-W deve ser recalibrado periodicamente?

Sim. O tempo recomendado entre recalibrações é de 36 meses para os itens utilizados em um ambiente "normal". Uma calibração mais frequente é recomendada para unidades utilizadas em condições ambientais extremas ou onde houver a suspeita de danos. Os requisitos do seu programa de qualidade assegurada ou regulamentações nacionais / locais também podem especificar uma recalibração mais frequente.

Durante a armazenagem, transporte e utilização, as unidades XR20-W não devem ser submetidos a impactos excessivos, vibração, temperaturas, pressões ou umidade extremas, uma vez que qualquer um desses fatores pode invalidar a sua calibração

Posso adquirir a bateria localmente? Qual é o número de referência?

A bateria do XR20-W é uma Varta EasyPack XL (polímero de lítio recarregável) 3.7V. Código do fabricante: VKB 56446 702 099. Elas estão disponíveis através da Renishaw ou fornecedores alternativos. Também está disponível uma variedade de carregadores.

Quero utilizar o aparelho de alimentação USB alternativa mas obtenho uma mensagem de erro. Por que ocorre isto?

O aparelho de alimentação USB não funcionará através de uma porta USB padrão em um PC, pois não consegue extrair energia suficiente. Ele deve ser conectado a uma fonte de alimentação ligada à rede. Para assegurar uma operação correta, utilize apenas a fonte de alimentação USB e cabo USB fornecidos com a potência nominal correta para o seu local. Fontes de alimentação USB e cabos USB de reposição podem ser adquiridos na Renishaw.

Qual é a vida da bateria quando utilizada com o XR20-W?

Normalmente a bateria terá duração de 3 horas de uso. Após um prolongado período de inatividade, a carga armazenada na bateria diminuirá, por isso sugerimos que as baterias sejam recarregadas e rotacionadas antes do uso.

O XR20-W mantém a sua exatidão em todas as orientações?

Sim.

Talvez eu tenha que utilizar o XR20-W em outros países. Existem quaisquer considerações especiais ao exportar/importar a unidade?

Não há problemas para importar/exportar ao transportar a unidade XR20-W, pois o a mesma é classificada como um produto "não avaliado". A mala de viagem do XR20-W protegerá a unidade contra choques, umidade e variações de temperatura.

As baterias de lítio fornecidas com o XR20-W são classificadas como produtos perigosos para fins de transporte aéreo conforme a IATA Regulamentação para Mercadorias Perigosas (DGR). É responsabilidade do cliente cumprir estas regulamentações. Para fins de segurança, as baterias de lítio devem ser armazenadas no invólucro e não no produto.

Software RotaryXL

Posso utilizar o software CART ou RotaryXL com o meu RX10?

Não, não é possível utilizar o software CARTO ou RotaryXL para capturar dados com um RX10. Deve ser utilizado o Laser XL ou o Laser 10, dependendo do equipamento laser. Os arquivos .rta produzidos podem ser importados para o CARTO para análise.

Comunicações Bluetooth para QC20-W e XR20-W

Por que o alcance do Bluetooth é curto?

O alcance sem fio é determinado pelo dispositivo Bluetooth no QC20-W / XR20-W e o dongle ou dispositivo onboard no PC. O dispositivo "Classe 2" no QC20-W / XR20-W possui alcance especificado de 10 metros. Este "alcance especificado" descreve o desempenho esperado quando o ballbar é utilizado em um "ambiente bom", isto é, quando existe interferência mínima no sinal de rádio Bluetooth entre o ballbar e o dongle/PC.

Obstáculos físicos na trajetória sem fio afetarão o alcance do Bluetooth, proteções da máquina e até mesmo o próprio PC podem bloquear o sinal do Bluetooth. Os piores materiais para a transmissão Bluetooth são materiais fibrosos, como divisórias de escritório e líquidos (o corpo humano é um bom anteparo).

É boa prática ter sempre que possível o dongle apontando para o ballbar. Uma solução, se houver perda de comunicação ou faixa de Bluetooth deficiente, é conectar o dongle a um cabo de extensão USB. Ele pode então ser colocado mais perto do ballbar ou, melhor ainda, suspenso na parte superior da proteção da máquina.

Como escolher um dongle USB?

1. Verifique a embalagem - dongles relacionados com Widcomm, Broadcomm ou Blue Soleil podem ser mais difíceis de configurar pois são projetados para operar com a sua própria pilha (stack).

2. Se o dongle é embalado sem qualquer software, então terá sido projetado para usar a pilha Microsoft e será a melhor oportunidade para operar "fora da caixa" com o software Ballbar 20 ou RotaryXL.

Como verifico se tenho a pilha Microsoft instalada?

1. Clique no menu Iniciar e selecione "Painel de controle"

2. No painel de controle selecione o ícone "Sistema"

3. Será exibida a janela Propriedades do sistema com várias guias ao longo do topo.

4. Clique na guia "Hardware" e em seguida no botão "Gerenciador de dispositivos".

5. Se a lista de dispositivos "Generic Bluetooth Radio" e "Microsoft Enumerador Bluetooth", então o seu PC é compatível com Bluetooth e tem a pilha Microsoft instalada.

Para mais informações sobre este tópico, leia a Nota de suporte: Uma introdução ao Bluetooth® para QC20-W

Meu PC possui Bluetooth - eu preciso de um dongle?

Quando os PCs (usualmente notebooks) possuem um dispositivo Bluetooth interno, eles terão também uma pilha instalada. A primeira ação para cada PC deve ser instalar o software Ballbar 20. Depois de concluído, procure um QC20-W dentro do software. Neste ponto ocorre uma de duas coisas:

1. O software conectará ao ballbar e iniciará mostrando leituras ao vivo do ballbar.

2. Será exibida uma mensagem de erro informando "Nenhum rádio Bluetooth está presente".

Quando é exibida a mensagem de erro, é mais provável que isto se deva ao fato que o dispositivo Bluetooth não está utilizando a pilha Microsoft necessária para comunicar com software Ballbar 20.

Neste ponto existem duas opções:

1. Utilizar um dongle Bluetooth que utilize a pilha Microsoft - esta é a opção mais simples.

2. Tentar configurar o Bluetooth interno para utilizar a pilha Microsoft. Para mais informações, contate o fabricante do seu PC. Se o seu dispositivo não puder utilizar a pilha Microsoft, você precisará de um dongle.

A utilização de dispositivos Bluetooth é controlada em alguns países. Onde posso utilizar o QC20-W e o XR20-W?

Em muitos países, dispositivos que utilizam as frequências de rádio utilizada pelo Bluetooth estão isentos da maioria dos regulamentos normais que cobrem os dispositivos de rádio, enquanto que em outros é necessária uma aprovação específica. Consulte os seguintes documentos de suporte para obter informações atualizadas:

Documento de suporte: Conformidade do calibrador de eixo rotativo XR20-W com regulamentos para dispositivos de rádio

Documento de suporte: Conformidade do ballbar QC20-W com regulamentos para dispositivos de rádio

Posso trocar a fonte de alimentação do XR20-W durante um teste?

Não, não é possível trocar a bateria ou a fonte de alimentação durante um teste.

  • Trocar a bateria envolve remover o XR20-W da máquina e ligar e desligar o dispositivo. Isso significa que será necessário um ciclo de referência, invalidando todos os dados capturados anteriormente.
  • Mudar para uma fonte de alimentação USB requer a inserção de um invólucro de máquina em movimento. Este é um risco de segurança fortemente desaconselhado. Além disso, qualquer alteração na fonte de alimentação requer contato físico e força na unidade, tornando inválidos os dados capturados.

Hardware QC20-W

Posso utilizar baterias recarregáveis no meu QC20-W?

A Renishaw não recomenda o uso de baterias recarregáveis. Os clientes que optam por utilizar baterias recarregáveis CR2 no seu QC20-W devem estar cientes do seguinte:

1. Quando é utilizada uma bateria recarregável com um QC20-W, o ruído esperado a partir da unidade pode ser de 2 a 3 vezes maior do que seria com uma bateria CR2 superior. O pleno impacto deste ruído só seria visto se o cliente estivesse utilizando o ballbar na sua taxa máxima de medição (por exemplo, em um teste com alta velocidade e raio pequeno) em que seria possível ver 200 a 300nm de ruído no gráfico.

2. Em testes menos exigentes (e talvez mais típicos) este ruído se reduzirá proporcionalmente; por exemplo, um teste de 100mm e avanço de 3000mm/min produzirá um ruído de aprox. 60 a 70 nm.

3. Temos feito menos testes com esta configuração e portanto o nosso entendimento de como o ruído varia entre os diferentes fabricantes de baterias é limitado.

4. Aconselhamos aqueles que desejam utilizar uma bateria recarregável no seu QC20-W que primeiro façam um teste com o ballbar assentado sobre um calibrador ballbar para saber se o nível de ruído é aceitável.

5. De acordo com nosso entendimento, algumas baterias recarregáveis CR2 não incluem um dispositivo PTC (um mecanismo interno de proteção contra curto-circuitos) que protege o QC20-W se a bateria é inserida com a polaridade invertida. Deve ser tomado extremo cuidado para assegurar a polaridade correta da bateria.

Existe uma orientação recomendada para o ballbar quando é utilizado o adaptador de círculos pequenos? O manual mostra o transdutor no centro, mas o que ocorre se o transdutor estiver no lado do fuso?

Não é essencial que o adaptador para círculos pequenos seja montado em uma orientação em particular. A orientação mostrada no manual é recomendada porque o centro de gravidade do ballbar ajuda a prender o dispositivo nos alojamentos. Esta orientação é uma boa prática.

Software Ballbar 20

Posso alterar o ângulo de varredura do arco parcial e o ângulo de ultrapassagem?

Não, a análise de arco parcial só funciona com um ângulo de varredura 220° e ultrapassagem de 2°. Esta combinação é o melhor compromisso entre segurança de colisão e captura de dados.

Próximos passos

Se você não encontrou uma resposta aqui, envie sua pergunta utilizando o formulário de e-mail ou entre em contato com nosso escritório regional mais próximo.