Saltar navegação

Poderoso conjunto de ferramentas de análise e medição de lâminas

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Renscan5™ REVO® medindo lâmina grande A Renishaw apresenta uma família em desenvolvimento de produtos de hardware e software de alto desempenho para máquinas de medição por coordenadas, projetados especificamente para auxiliar na medição e fabricação de lâminas aeroespaciais.

Todos os produtos complementam o premiado sistema de medição em 5 eixos REVO® e incluem o software de planejamento APEXBlade™ para digitalização por varredura REVO e programação DMIS, análise de perfil aerodinâmico MODUS™ para o cálculo e relatório do perfil da seção da lâmina e características aerodinâmicas, e o SurfitBlade™ para auxiliar na engenharia reversa do perfil aerodinâmico completo.

Historicamente, as lâminas eram medidas em seções, devido às limitações das técnicas de medição. Agora, a nova família de produtos Renishaw permite que a lâmina inteira seja inspecionada com rapidez e exatidão, possibilitando a análise de seção ilimitada ou de todas a superfície, com base nos dados do apalpador por contato de elevada exatidão.

APEXBlade é um pacote de software projetado para rapidamente gerar programas isentos de colisão, os quais comandam o sistema de medição REVO para executar complexas "digitalizações de varredura", para coletar dados de nuvens de pontos da superfície completa da lâmina. O modelo CAD é importado para o ambiente virtual REVO CMM antes da geração automática do plano de medição. As digitalizações transversais e longitudinais são suportadas e cada varredura pode ser dividida, o que é muito útil para as bordas em que se espera uma posição real muito diferente da posição CAD nominal. Uma vez que o usuário aprove o programa, é gerado um arquivo DMIS, que pode ser executado com o software de metrologia MODUS da Renishaw.

REVO e disco com lâminas CAD Uma das principais vantagens da nova abordagem Renishaw para a medição de lâminas é a geração de uma nuvem de pontos de dados do centro da ponta ao longo de todo o perfil aerodinâmico e superfícies do pé. A funcionalidade (MPCS) de secionamento da nuvem de pontos do MODUS permite que sejam construídas seções sobre a superfície, através da intersecção de qualquer plano definido com a nuvem de pontos capturada. Isso pode ser realizado no momento da medição ou posteriormente, se forem necessárias mais seções em diferentes locais, sem necessidade de remedição da lâmina.

O módulo de perfil aerodinâmico MODUS em seguida permite que o usuário tome as seções nominais do perfil aerodinâmico do modelo CAD e as seções reais do MPCS para fornecer a funcionalidade de montagem da lâmina para os relatórios dos perfis das seções da lâmina e características do perfil aerodinâmico. O MODUS oferece ferramentas para relatórios gráficos abrangentes. Os resultados das medições de perfis, que são totalmente integrados com todos os outros relatórios de medição de características, podem ser emitidos no formato de arquivo pdf.

Montagem de um rotor com lâminas integrado Para usuários que necessitam de recursos de engenharia reversa, o software SurfitBlade da Renishaw é um aplicativo offline utilizado para gerar formas de superfícies de lâminas NURBS, para serem utilizadas em processos subsequentes, como fluidodinâmica computacional e análise de elementos finitos. Ele também permite que seja estabelecida a geometria média da lâmina a partir da série de resultados da lâmina.

Em resumo, o conjunto de ferramentas Renishaw para a inspeção de perfis aerodinâmicos possibilita a geração automática de programas MMC, a rápida coleta de dados REVO com elevada exatidão e ferramentas flexíveis para a análise da seção transversal ou da superfície total.

Downloads

A Renishaw detém o direito autoral sobre todas as imagens e textos

Registro para e-mails de notícias

Registre-se para atualizações de notícias da Renishaw