Saltar navegação

Por que usar um leitor interferométrico laser?

Exatidão elevada

O interferômetro laser é até agora a tecnologia mais avançada utilizada para feedback de precisão. Ele é capaz de proporcionar a resolução mais fina e a exatidão mais elevada. O diagrama abaixo mostra como as diferentes tecnologias se posicionam na escala de exatidão.

Imagem Por que usar um leitor laser

Medição sem contato

Outras tecnologias dependem de escalas físicas que estão inevitavelmente associadas com desgaste e danos. O método de medição com interferômetro laser sem contato elimina a deterioração mecânica do sistema.

Medição do ponto de interesse

Devido a considerações de montagem, a maioria dos leitores lineares muitas vezes são fixados na mesa de posicionamento, a certa distância da peça, introduzindo uma fonte adicional de erro (conhecida como erro de Abbe). Os interferômetros laser sem escala física têm a liberdade de serem montados de forma a medir diretamente o deslocamento no ponto de interesse.

Por que utilizar sistemas laser Renishaw?

Estabilidade superior de comprimento de onda

Com a tecnologia do interferômetro laser, o comprimento de onda é a unidade básica que representa a distância de medição. A estabilidade do comprimento de onda está por conseguinte diretamente relacionada com a repetibilidade de medição. Os tubos laser utilizados pela Renishaw são referenciados com base naqueles certificados pelo NPL (National Physiscs Laboratory) para assegurar que atendam o melhor padrão possível de estabilidade de comprimento de onda. Como resultado, os interferômetros laser da Renishaw proporcionam o máximo de desempenho repetível.

Intervalo de tempoRLU20RLU10HS20
1 minuto±1 ppb±10 ppb

-

1 hora±2 ppb±0,05 ppm

-

8 horas±20 ppb±0,05 ppm±0,05 ppm (8 horas)


Alta resolução intrínseca

A referência de medição dos leitores da Renishaw é o internacionalmente reconhecido comprimento de onda do HeNe. O comprimento de onda de 633 nm é uma graduação muito mais fina do que a dos encoders ópticos normais. Ela permite que os leitores Renishaw atinjam facilmente resoluções elevadas (de até 9,64 pm).

Erros minimizados

O projeto inovador dos leitores laser Renishaw emprega várias tecnologias avançadas para minimizar os erros gerados por diferentes fontes para atingir o mais alto nível de precisão. Essas tecnologias incluem o sistema de compensação ambiental, que corrige as alterações de comprimento de onda devido às variações do ambiente; o sofisticado projeto eletrônico e esquemas ópticos que permitem um SDE (< ± 1 nm) reduzido e um sistema avançado de estabilização de comprimento de onda laser.

Opções flexíveis de formatos de dados

Os leitores laser Renishaw oferecem diferentes opções de saída, incluindo sinal analógico intrínseco e diferentes opções de resolução para formatos de dados digitais. Isto permite flexibilidade para integrar o feedback de precisão em vários sistemas diferentes.

Por que utilizar leitores laser Renishaw (RLE)?

Rápido para preparar e fácil de alinhar

Estudo de caso:  Estudo de caso:  Sistema RLE em mesa XY

Esquemas de interferômetros laser convencionais utilizam um cabeçote laser, interferômetros, retrorefletores e unidades de detecção separados. O feixe laser é direcionado entre estes componentes isolados por uma complexa rede de divisores de feixe e outros elementos, resultando em um sistema grande e complexo, cuja preparação, alinhamento e manutenção é difícil e consome muito tempo.

O RLE utiliza fibra óptica para enviar o feixe laser diretamente para unidades de lançamento remotas, as quais contêm também a óptica do interferômetro e o detector. Graças a este método, o RLE oferece várias vantagens críticas que minimizam o tempo de integração e a complexidade do sistema:

  • O espaço requerido para o sistema é reduzido significativamente - utilizando a unidade miniatura de lançamento (RLD) como referência de medição, com apenas o espelho/refletor montado no sistema de movimento.
  • O cabeçote laser pode ser montado afastado do eixo de medição, eliminando uma potencial fonte de calor dentro da área de trabalho da máquina.
  • Uma óptica complicada de roteamento de feixe torna-se redundante, reduzindo o alinhamento para apenas dois componentes (RLD e óptica de medição).
  • Alinhadores de feixe incorporados em cada unidade de lançamento proporcionam ajuste do feixe para um rápido alinhamento do eixo de movimento.

Alta resolução

Assim como a graduação dos leitores, o comprimento de onda dos interferômetros laser determina quão fina a resolução pode ser. Com base no comprimento de onda laser de 633 nm, o interferômetro laser Renishaw pode facilmente alcançar uma resolução inerentemente alta com SDE (erro de interpolação) mínimo.

Desempenho excepcional

O desempenho do RLE se destaca não somente por sua exatidão de sistema. Equipado com uma avançada unidade de processamento de sinal, ele proporciona ao usuário capacidade de resolução subnanométrica e velocidades de até 2 m/s para comprimentos de eixo de até 4 m.

Por que utilizar o HS20?

Capaz de funcionar em ambientes agressivos

Aplicação HS20

O robusto invólucro de alumínio anodizado do HS20 veda completamente a óptica interna e a eletrônica conforme norma IP43. Isto permite o HS20 operar em um ambiente de máquinas agressivo, onde existe disseminação contínua de impurezas, óleo, cavacos e água.

Um sistema de dutos complementares está disponível para minimizar a turbulência do ar ao longo do caminho de medição laser e proteger a óptica externa do interferômetro contra obstáculos e impurezas. Desta modo ele ajuda a manter um nível ideal de intensidade de sinal e prolongar a vida útil do sistema do interferômetro.

Alto desempenho

HS20 permite que a posição seja determinada ao longo de um percurso de até 60 m a uma velocidade de até 2 m/s, com resolução nanométrica, disponível em quadratura analógica e digital diretamente do cabeçote laser.

Fácil de preparar

O alinhamento dos vários componentes de um sistema de interferômetro laser é historicamente difícil, pode levar até horas. O mecanismo de alinhamento robusto e fácil de utilizar da Renishaw (com a placa de alinhamento do HS20), permite que os usuários preparem o HS20 com facilidade e economia de tempo.