Saltar navegação

Sistemas de manufatura aditiva de metais RenAM 500 (impressão 3D)

A série RenAM 500

Os sistemas de manufatura aditiva (AM) líderes do setor da Renishaw usam fusão a laser em leito de pó para produção seriada de peças metálicas.

Um sistema para cada etapa da sua jornada AM

A série RenAM 500 fornece a plataforma completa para expandir sua aplicação AM.

Configurável com um (500S) ou quatro (500Q) lasers de 500W de alta potência e manuseio automático ou flexível (Flex) de pó e resíduos, utiliza o mesmo sistema de fluxo de gás, segurança e óptica digital de precisão líder da indústria, da prova material do conceito até a produção seriada.

A série RenAM 500 possui um espaço de construção de 250mm × 250mm × 350mm.

Principais características da série RenAM 500

Comum a todas as máquinas da série RenAM 500 é o sistema de fluxo de gás, controle dinâmico de precisão e software para fluxos de trabalho digitais conectados.

Sistema inteligente de fluxo de gás

Teto da câmara de construção RenAM 500

A série RenAM 500 apresenta um sistema de gás em cascata de alto volume que proporciona condições de processamento uniformes, bem como remoção superior das emissões do processo da trajetória do laser. O circuito de gás inclui um intercooler que proporciona controle térmico ativo, mesmo com 2kW de potência do laser disponíveis. O gerenciamento térmico preciso contribui ainda mais para a atmosfera estável e ambiente de construção compatível que leva a uma metalurgia melhor e mais consistente.

O sistema de filtro duplo SafeChange™ da Renishaw remove com eficiência as emissões do processo do fluxo de gás, permite um controle rígido sobre a perda de pressão do sistema e ajuda a manter com precisão o fluxo ideal de gás. Filtros individuais podem ser trocados durante o processo sem interrupção e o sistema de pré-condicionamento inteligente garantirá que não haverá interrupção nas condições de construção.

A câmara de vácuo totalmente vedada da série RenAM 500 permite que o sistema patenteado de geração de atmosfera da Renishaw prepare rapidamente um ambiente de argônio de alta pureza com consumo mínimo de gás. A combinação de purga a vácuo e sistema de vedação de alta integridade também mantém a qualidade do pó e aumenta a longevidade.

Controle dinâmico de alta precisão

RenAM 500Q Flex

O sistema óptico RenAM 500 possui foco dinâmico, permitindo que todos os lasers abordem com precisão todo o leito simultaneamente. Essa flexibilidade garante que os tempos de construção sejam minimizados, permitindo que a energia do laser seja otimizada em todo o leito de pó.

O sistema usa uma montagem de galvanômetro monolítico resfriado a água fabricado aditivamente, projetado e fabricado internamente pela Renishaw. Diferente das montagens separadas encontradas em outros sistemas AM multi-laser, o projeto da série RenAM 500 possui um alinhamento exato do sistema óptico e canais internos de resfriamento confomais. Este é um capacitador chave para o controle de precisão do laser.

Aproveitando a tecnologia de metrologia da Renishaw, a série RenAM 500 possui um encoder óptico RESOLUTE™ com resolução no eixo Z de 1 nm para a detecção posicional de precisão.

A montagem cinemática do recobridor garante um posicionamento rápido e repetível da lâmina do recobridor de espalhamento de pó. Juntos, esses recursos ajudam a manter uma relação precisa entre o sistema óptico e o plano de trabalho, o que é vital para a fabricação de peças precisas. A lâmina de recobrimento flexível é capaz de fabricar geometrias sólidas e treliças.

Desempenho metalúrgico excepcional

MEV superfície de fratura AM

O fluxo de gás inteligente e o controle de precisão da série RenAM 500 permitem a produção de peças com densidade > 99,9%, resistência e ductilidade maximizadas.

A extração uniforme das emissões do processo, conteúdo excepcionalmente baixo de oxigênio e umidade e controle óptico consistente elimina fontes de defeitos químicos, microestruturais ou mecânicos.

Baixe os dados técnicos dos materiais para ver as propriedades mecânicas representativas da ampla gama de pós metálicos suportados.

Tecnologias de fabricação inteligentes

Software InfiniAM Central para monitoramento remoto de processos de sistemas AM da Renishaw

A tecnologia de detecção inteligente é utilizada em toda a série RenAM 500, com soluções de software personalizadas para explorar os benefícios da Indústria 4.0.

Incorporados no sistema óptico projetado internamente estão os hardwares LaserVIEW e MeltVIEW, que fornecem monitoramento da largura de banda da intensidade do laser de saída e das emissões ópticas do processo AM em todo o espectro infravermelho próximo. O CameraVIEW fornece imagens camada por camada para monitoramento da dose de pó.

Esses ricos dados de monitoramento de processo podem ser visualizados, comparados e outros dados processados quase em tempo real por meio do pacote de software InfiniAM da Renishaw. O conjunto de ferramentas de visualização baseado em voxel permite a análise de alta resolução de cada solda da peça, bem como a dose de pó. Como parte do sistema aberto da Renishaw, a arquitetura do software oferece suporte a plug-ins do usuário, permitindo a manipulação algorítmica personalizada dos dados para se adequar aos ambientes de pesquisa e produção.

A Renishaw Central, nossa plataforma de dados de produção, fornece conexão em tempo real para monitorar, registrar e analisar dados de sensores da série RenAM 500, bem como o portfólio de produtos de metrologia industrial da Renishaw. Por meio da interface da web ou do aplicativo móvel, você pode monitorar a atmosfera em andamento, os dados de pó e temperatura da máquina ou gerar insights por meio de análises históricas de construção.

Ilustração de Centros de Soluções

Além de suportar interfaces de conexão padrão, como MTConnect, a Renishaw Central é construída como uma API que pode ser consumida diretamente no software ERP e MES existente.

Em suporte ao seu fluxo de trabalho digital preferido, o software de preparação de compilação de AM da Renishaw QuantAM, está disponível como um pós-processador em uma ampla variedade dos principais pacotes CAD/CAM, por consumo direto da API ou como um aplicativo independente. O aplicativo independente oferece um fluxo de trabalho baseado em etapas para orientar facilmente os usuários de CAD paramétrico ou triangulação, através da orientação, geração de suporte, layout de construção e corte. Todas as definições de impressão são abertas e editáveis por padrão, com ferramentas de projeto de experimentos ideais para otimização de material personalizado.

Gerenciamento de pó configurável

Armário de filtro RenAM 500 SafeChange

A série RenAM 500 pode ser configurada com recirculação de pó em circuito fechado ou sistema aberto de alimentação por gravidade. Juntamente com quatro lasers de alta potência que processam todo o volume de construção, a recirculação de pó reduz a intervenção do operador e oferece alta produtividade e menores custos de peças na produção seriada.


O sistema aberto de alimentação por gravidade (Flex) tem um caminho de pó simplificado, que é adequado para usuários que desejam trocar materiais de construção periodicamente. Todos os elementos do módulo de pó podem ser limpos ou substituídos rapidamente para evitar a contaminação cruzada do material. Os sistemas RenAM 500 Flex podem ser convertidos in-situ para ter recirculação de pó, permitindo uma transição perfeita entre as fases de pesquisa de material e produção de desenvolvimento da aplicação.

Saiba mais

Explore as possibilidades apresentadas pela manufatura aditiva avançada, visitando nosso guia AM para saber mais sobre como produzimos peças de excepcional qualidade e custo-benefício, ou leia estudos de caso de clientes da série RenAM 500

Visite o guia AM Leia os estudos de casos Encontre nosso escritório local Contate-nos

Opções de financiamento

As opções de financiamento próprio da Renishaw são simples e oferecem preços competitivos, permitindo que você escolha a solução mais apropriada para o seu negócio.

Saiba mais

Custos mensais fixos para atender aos seus requisitos de fluxo de caixa.

Um contrato de compra / arrendamento de capital com a Renishaw oferece todos os benefícios da propriedade sem o dispêndio inicial de capital. Após um depósito, você paga prestações periódicas cobrindo reembolso de capital, juros e manutenção.

Arrendamento operacional para equipamentos de manufatura aditiva

Pagamentos mensais reduzidos, sem preocupações com o descarte e uma opção de compra no final do contrato. Um arrendamento operacional oferece a você máxima flexibilidade.

Saiba mais