Série de encoders ATOM DX™
A série de encoders ATOM DX é o menor encoder óptico incremental da Renishaw, com saída digital direta do cabeçote de leitura, proporcionando feedback posicional, interpolação onboard e óptica de filtração, tudo em um pacote em miniatura.
O ATOM DX baseia-se no comprovado sistema óptico da plataforma de encoders ATOM™ e integra a tecnologia de interpolação de alto desempenho da Renishaw, reduzindo o tamanho do sistema e eliminando a necessidade de adaptadores e interfaces adicionais. O ATOM DX é apropriado para as aplicações com maior restrição de espaço onde o desempenho não pode ser comprometido.
Construído com o LED de preparação integrado da Renishaw, para um processo de instalação intuitivo e simples baseado em rotina de calibração automática bem estabelecida, o ATOM DX está pronto para ser instalado diretamente da caixa. O ATOM DX é compatível com os softwares Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTi-100 e ADT View adicionais: eles fornecem informações avançadas de diagnóstico e auxiliam na otimização da instalação do encoder e detecção de falhas no campo, atendendo as aplicações de controle de movimento mais exigentes.
Os cabeçotes de leitura ATOM DX podem ser usados com uma ampla variedade de escalas lineares, de arco parcial e rotativas para atender à maioria dos requisitos de aplicação, e são fornecidos em dois formatos: variantes com cabo e com saída superior, com opções de escala de 20 µm ou 40 µm.
Principais recursos
Desempenho em um cabeçote miniatura
O ATOM DX cabe nas menores aplicações, com alturas de até 7,85 mm. A variante de saída superior oferece todos os benefícios e recursos do encoder ATOM DX com cabo, mas em um pacote ainda menor. A variante com saída superior é um encoder com o conjunto de cabos integrado separadamente ao cabeçote de leitura, tornando a saída superior ATOM DX adequada para os menores espaços.
Desempenho em velocidade
Os encoders ATOM DX oferecem velocidades máximas de até 20 m/s e uma série de opções de interpolação de alta velocidade.
Desempenho no controle de velocidade
O ATOM DX incorpora a mais recente tecnologia de interpolação da Renishaw, com algoritmos de processamento de sinal para reduzir o Erro Subdivisional (SDE). Isso ajuda a reduzir a ondulação da velocidade e melhorar o feedback de loop fechado nos sistemas de controle de movimento.
Opções de escalas
- Escalas lineares são utilizadas quando são necessárias informações de posição em linha reta - normalmente nos eixos X, Y ou Z.
- Escalas rotativas são utilizadas para informação sobre a posição angular e o controle de movimento de elementos rotativos.
- As escalas de arco parcial são usadas para medir um arco parcial de rotação envolvendo-as em torno de tambores, eixos ou arcos.
Escala de vidro
Nome da escala | Exatidão | Graduação da escala | Coeficiente de dilatação térmica | Comprimento fornecido | Compatibilidade do cabeçote de leitura |
RCLC![]() | ±3 µm | 20 µm/40 µm | ~8 µm/m/°C | Até 130 mm | ATOM DX |
Fita de aço inoxidável
Nome da escala | Exatidão | Graduação da escala | Coeficiente de dilatação térmica | Comprimento fornecido | Compatibilidade do cabeçote de leitura |
RTLF ![]() | 20 μm: ±5 μm/m 40 μm (exatidão elevada): ±5 µm/m | 20 µm/40 µm | ~10,1 ±0,2 µm/m/°C | Até 10 m (>10 m mediante pedido) |
Escala de fita de aço inoxidável estreita
Nome da escala | Exatidão | Graduação da escala | Coeficiente de dilatação térmica | Comprimento fornecido | Compatibilidade do cabeçote de leitura |
RKLF-S ![]() | 20 μm: ±5 μm/m 40 μm (exatidão elevada): ±5 µm/m 40 μm: ±15 μm/m | 20 µm/40 µm | Combinada com o material do substrato, quando as extremidades da escala são fixadas com grampos | Até 10 m (>10 m mediante pedido) | ATOM DX |
Fita de aço inoxidável estreita para arco parcial
Nome da escala | Exatidão | Graduação da escala | Coeficiente de dilatação térmica | Comprimento fornecido | Compatibilidade do cabeçote de leitura |
RKLF-S ![]() | ±15 μm/m | 40 µm | Combinada com o material do substrato, quando as extremidades da escala são fixadas com grampos | Até 10 m (>10 m mediante pedido) | ATOM DX |
Disco de vidro
Nome da escala | Exatidão da graduação (depende do diâmetro do anel) | Graduação da escala | Coeficiente de dilatação térmica | Diâmetro do disco | Compatibilidade do cabeçote de leitura |
RCDM ![]() | ±0,5 µm | 20 µm/40 µm | ~8 µm/m/°C | 17 a 108 mm |