Saltar navegação

Série de leitores ATOM DX™

A série de leitores ATOM DX é o menor leitor óptico incremental da Renishaw, com saída digital direta do cabeçote de leitura, proporcionando feedback posicional, interpolação onboard e óptica de filtração, tudo em um pacote em miniatura.

O ATOM DX baseia-se no comprovado sistema óptico da plataforma de leitores ATOM™ e integra a tecnologia de interpolação de alto desempenho da Renishaw, reduzindo o tamanho do sistema e eliminando a necessidade de adaptadores e interfaces adicionais. O ATOM DX é apropriado para as aplicações com maior restrição de espaço onde o desempenho não pode ser comprometido.

Construído com o LED de preparação integrado da Renishaw, para um processo de instalação intuitivo e simples baseado em rotina de calibração automática bem estabelecida, o ATOM DX está pronto para ser instalado diretamente da caixa. O ATOM DX é compatível com os softwares ADTi-100 Advanced Diagnostic Tool e ADT View opcionais: eles fornecem informações avançadas de diagnóstico e auxiliam na otimização da instalação do leitor e detecção de falhas no campo, atendendo as aplicações de controle de movimento mais exigentes.

Os cabeçotes de leitura ATOM DX podem ser usados com uma ampla variedade de escalas lineares e rotativas para atender à maioria dos requisitos de aplicação, e são fornecidos em dois formatos: variantes com cabo e com saída superior, com opções de escala de 20 µm ou 40 µm.

Principais recursos

Desempenho em um cabeçote miniatura

O ATOM DX cabe nas menores aplicações, com alturas de até 7,85 mm. A variante de saída superior oferece todos os benefícios e recursos do leitor ATOM DX com cabo, mas em um pacote ainda menor. A variante com saída superior é um leitor com o conjunto de cabos integrado separadamente ao cabeçote de leitura, tornando a saída superior ATOM DX adequada para os menores espaços.

Desempenho em velocidade

Os leitores ATOM DX oferecem velocidades máximas de até 20 m/s e uma série de opções de interpolação de alta velocidade.

Desempenho no controle de velocidade

O ATOM DX incorpora a mais recente tecnologia de interpolação da Renishaw, com algoritmos de processamento de sinal para reduzir o Erro Subdivisional (SDE). Isso ajuda a reduzir a ondulação da velocidade e melhorar o feedback de loop fechado nos sistemas de controle de movimento.

Opções de escalas

  • Escalas lineares são utilizadas quando são necessárias informações de posição em linha reta - normalmente nos eixos X, Y ou Z.
  • Escalas rotativas são utilizadas para informação sobre a posição angular e o controle de movimento de elementos rotativos.

Escala de vidro 

Nome da escalaExatidãoGraduação da escala

Coeficiente de dilatação térmica

Comprimento fornecidoCompatibilidade do cabeçote de leitura
RCLCEscala RCLC±3 µm20 µm/40 µm~8 µm/m/°CAté 130 mmATOM DX
 

Fita de aço inoxidável

Nome da escala

Exatidão

Graduação da escala

Coeficiente de dilatação térmica

Comprimento fornecido

Compatibilidade do cabeçote de leitura

RTLF

Escala RTLF20

20 μm: ±5 μm/m

40 μm (exatidão elevada): ±5 µm/m
40 μm: ±15 μm/m

20 µm/40 µm

~10,1 ±0,2 µm/m/°C

Até 10 m (>10 m mediante pedido)

ATOM DX

 

Disco de vidro

Nome da escala

Exatidão da graduação

(depende do diâmetro

do anel)

Graduação da escala

Coeficiente de dilatação térmica

Diâmetro do disco

Compatibilidade do cabeçote de leitura

RCDM

Escala RCDM (página da escala)

±0,5 µm

20 µm/40 µm

~8 µm/m/°C

17 a 108 mm

ATOM DX