Saltar navegação

Sistema ballbar QC20

O padrão industrial para verificação rápida, simples e eficaz do desempenho de máquinas-ferramenta.

O teste com ballbar QC20 oferece desempenho e benefícios operacionais significativos.

O teste com o ballbar permite uma verificação simples e rápida do desempenho de posicionamento de uma máquina-ferramenta CNC de acordo com normas internacionais reconhecidas (p. ex. ISO, ANSI/ASME, etc). Isso permite que os usuários efetuem avaliações e rastreiem a condição de suas máquinas e diagnostiquem rapidamente os problemas que podem exigir manutenção. Ele também identifica as fontes de erro que os produzem.

O teste periódico com o ballbar QC20 das máquinas-ferramenta ajuda a:

  • assegurar peças exatas, já na primeira vez, em máquinas CNC
  • reduzir o tempo de máquina parada, refugos e custos de inspeção
  • demonstrar a conformidade com as normas de desempenho da máquina e gestão da qualidade
  • implementar a manutenção preditiva baseada em fatos

Por que usar um ballbar QC20?

"Saber a capacidade da máquina antes de usinar as peças nos permite minimizar o refugo e o tempo de máquina parada. Isso proporciona peças de alta qualidade e produtividade, mantendo o custo de fabricação baixo. É disso que trata a Fabricação Enxuta – maior valor para o cliente."

Nemcomed (EUA)

O que é um ballbar QC20?

Ballbar QC20-W

O sistema ballbar QC20 consiste de:

  • o próprio ballbar (um sensor linear telescópico de elevada exatidão, com esferas de precisão em cada extremidade)
  • dois suportes magnéticos de precisão, um fixado na mesa da máquina e o outro no fuso de máquina ou no alojamento do fuso.

Em uso, as esferas do sensor estão assentadas cinematicamente em alojamentos magnéticos. Esta disposição permite que o ballbar meça variações mínimas no raio enquanto a máquina segue uma trajetória circular programada ao redor da mesa.

O software Ballbar 20 calcula as medições gerais de exatidão de posicionamento dos dados coletados (circularidade, desvio circular) de acordo com as normas internacionais ou em relatórios de análise da própria Renishaw. Este relatório utiliza uma análise matemática exclusiva para diagnosticar muitos erros individuais adicionais da máquina de um conjunto de leituras lineares. Os dados são mostrados de forma gráfica e numérica, para apoiar o diagnóstico.

Benefícios do teste com ballbar

  • A tecnologia sem fio Bluetooth evita problemas com cabos, operação em recintos fechados e reduz o potencial de danos ao sistema.
  • Hardware e software que permitem o teste de "arco parcial" de 220°. Isto proporciona maior flexibilidade de teste:
    • Teste melhorado no eixo Z (são desnecessárias as fixações personalizadas)
    • Testes em que o percurso no eixo é limitado (normalmente eixo Z em centros de usinagem e eixo X em tornos)
    • Capacidade de testar 3 planos a partir de uma única preparação, utilizando testes com "arco parcial" em 2 dos testes e apresentar uma "análise volumétrica"
  • Leitura mais rápida de dados para análise aperfeiçoada em círculos de teste pequenos e altas velocidades de avanço.
  • Software Ballbar 20 aprimorado inclui recursos para testes estendidos e relatórios de análise detalhados para diagnosticar erros da máquina.

Saiba mais sobre testes ballbar

Capabilidade de teste

O kit ballbar QC20 inclui um conjunto de ballbar com comprimento 100 mm e extensões de 50, 150 e 300 mm. Ao montar o ballbar com diferentes combinações de extensões, é possível executar os testes com raios de 100, 150, 250, 300, 400, 450, 550 ou 600 mm. Com extensões adicionais é possível executar testes com raios de até 1350 mm.

Os suportes de esferas foram projetados para permitir a execução de testes adicionais de "arco parcial" de 220° em planos através do eixo do centro de rotação. Isso permite que os testes ballbar sejam realizados rapidamente em três planos ortogonais sem a necessidade de reposicionar do centro de rotação. Se forem executados testes de "arco parcial" com raio maior que 150 mm, é necessária uma fixação do cliente.

O calibrador ballbar melhora a análise do teste. Ele permite leituras absolutas de erros de escala e um prático meio de verificar se o ballbar está lendo de modo nominalmente correto.

Os resultados do teste ballbar também podem ser utilizados na função de relatório "analise volumétrica" no software Ballbar 20 que assegura que todos os dados foram reunidos ao redor do mesmo ponto.

O ballbar QC20 pode ser usado em conjunto com o Ballbar Trace, um pacote de software baseado em tempo que é gratuito para usuários existentes. Ele oferece maior flexibilidade para muitas aplicações novas, incluindo a verificação ballbar em 5 eixos (conforme ISO 10791-6) e monitoramento estático.