Saltar navegação

Sistema de encoder absoluto RESOLUTE™ com anel rotativo (angular) RESA30

Características

  • Interfaces seriais: BiSS®, FANUC, Mitsubishi, Panasonic, Siemens DRIVE-CLiQ®, Yaskawa
  • Dimensões do cabeçote de leitura: 36 x 16,5 x 17,2 mm
  • Resoluções de 32 bits/rotação a 36 000 rpm
  • Exatidão* do sistema ±0,52 - 5,49 arco segundos
  • Estão disponíveis versões compatíveis com vácuo, Faixa Ampliada de Temperatura e saída lateral do cabo

Benefícios

  • Anel de perfil baixo com grande diâmetro interno para fácil integração
  • Excelente desempenho do controle de movimentos
  • Excepcional imunidade contra impurezas
  • Amplas tolerâncias de preparação
  • Ruído com menos de 10 nm RMS para melhor estabilidade posicional
  • Erro Subdivisional de ±40 nm para controle de velocidade suave
  • Ferramenta de Diagnóstico Avançado opcional
Área transparente para banners no site

O que é o RESOLUTE?

O RESOLUTE é um verdadeiro encoder óptico absoluto, de graduação fina, com excelente imunidade contra impurezas e especificação notável, que abre novos caminhos na leitura de posição. É o primeiro encoder absoluto no mundo a oferecer resolução de 32 bits a 36.000 rpm. O Erro Subdivisional (SDE) e o ruído ultrareduzidos resultam em um sistema de encoder rotativo que supera qualquer outro encoder da sua classe.

O que é o anel RESA30?

O RESA30 é um anel de aço inoxidável de peça única, com código de escala absoluto gravado diretamente na periferia. Estão disponíveis duas versões em uma grande variedade de diâmetros (Ø52 mm a Ø550 mm). Anéis com seção "A", que oferecem uma impressionante exatidão instalada, possuem um sistema de montagem cônica que reduz a necessidade de peças usinadas com tolerâncias apertadas e elimina a excentricidade. Também estão disponíveis anéis finos com seção "B", com inércia e massa reduzidas. Os anéis com seções "A" e "B" possuem grande diâmetro interno, para uma integração flexível. O formato sem contato elimina o retrocesso (backlash), torção do eixo e outros erros de histerese mecânica inerentes aos encoders blindados tradicionais.

Por que escolher este sistema de encoder?

Fácil eliminação de falhas e manutenção

A Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTa-100 adquire dados abrangentes em tempo real dos cabeçotes de leitura de encoder RESOLUTE™ (marcados com o símbolo ADT). A informação é exibida através da interface do software ADT View. Embora na maioria dos casos o LED de preparação integrado no encoder seja suficiente para configurar o sistema, a ADT pode ser usada para auxiliar nas instalações mais difíceis. O ADT também pode relatar o desempenho do encoder e auxiliar na detecção de falhas do sistema para evitar o longo tempo de máquina parada.

Excelente desempenho do controle de movimentos

O desempenho de padrão industrial do RESOLUTE é o resultado de um método de operação sofisticado, confiável e inovador. Essencialmente, o sistema utiliza uma escala com "código de barras" não repetidas em trilha única com graduação nominal de 30 µm. Com o seu sofisticado projeto óptico, o cabeçote de leitura RESOLUTE capta uma imagem quase instantânea desta escala que, quando analisada, permite que uma posição única possa ser identificada em velocidades de até 100 m/s. O sistema permite que a posição seja determinada com resoluções de até 1 nanômetro (1 bilionésimo de metro), ruído extremamente baixo (jitter menor que 10 nm RMS) e SDE (Erro Subdivisional, erro dentro do período da escala) de somente ±40 nm. Isto permite uma leitura de elevada fidelidade do encoder, assegurando controle suave da velocidade e grande estabilidade posicional.

Amplas tolerâncias de preparação

O RESOLUTE não segue a técnica convencional de utilizar duas pistas lado a lado (uma incremental, outra absoluta) que inerentemente está sujeita a problemas de defasagem quando são introduzidos pequenos desalinhamentos angulares. Em seu lugar, o novo encoder absoluto possui uma escala óptica absoluta de pista única, combinando a posição absoluta com a informação de fase incorporada em um único código. Esta tecnologia possibilita tolerâncias de preparação muito mais amplas (tolerância de rotação ±0,5°) para uma instalação rápida e fácil e alta confiabilidade de longo prazo, mesmo que os eixos de movimentação assentem ou movam ao longo do tempo. Para auxiliar na instalação e no diagnóstico, um LED de ajuste está integrado ao cabeçote de leitura.

Opção de interface externa

Interface externa Siemens DRIVE-CLiQ

  • Necessário para a interface serial Siemens DRIVE-CLiQInterface DRIVE-CLiQ para utilização com o leitor óptico absoluto verdadeiro RESOLUTE
  • Também disponível com entrada de cabeçote duplo para sistemas rotativos de elevada exatidão
  • Exibe alarmes de comunicação
  • Duplica LED de cabeçote de leitura

Uma interface é desnecessária para as outras interfaces seriais disponíveis

Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTa-100 opcional

Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTa-100

Os cabeçotes de leitura de encoder RESOLUTE (marcados com o símbolo ADT) são compatíveis com a Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTa-100 e o software ADT View. Eles fornecem feedback de dados abrangentes do encoder em tempo real para auxiliar nas instalações e diagnósticos mais difíceis. A interface de software intuitiva pode ser utilizada para:

  • Calibração remota
  • Otimização de sinal ao longo de todo o comprimento do eixo
  • Leitura digital da posição do encoder (relativa à escala)
  • Exportação e salvamento de dados
  • Definir zero

Interfaces seriais

Interfaces seriaisDescriçãoProdutos compatíveis
BiSS C

A Renishaw suporta o protocolo aberto BiSS C (unidirecional) para encoders absolutos. O BiSS é uma interface serial de alta velocidade, perfeita para eixos dinâmicos que requerem alta aceleração, controle de velocidade suave, excelente repetibilidade bidirecional e grande estabilidade posicional. O
RESOLUTE com BiSS C está disponível nas versões de encoder (angular) rotativo e linear, compatível com uma grande variedade de comandos de padrão industrial, acionamentos, DROs e cartões contadores de PC.

Página de produtos compatíveis com BiSS C

FANUC

O RESOLUTE com a interface serial FANUC C (α e αi) está disponível para aplicações rotativas e lineares.
O RESOLUTE proporciona muitas vantagens para as máquinas-ferramenta de elevado desempenho que utilizam comandos FANUC. Velocidade mais alta, comunicações seriais robustas e confiáveis, desempenho de contorno superior e maior rigidez do servo. Além disso, o formato sem contato elimina o retrocesso (backlash), torção do eixo e outros erros de histerese que afetam encoders blindados tradicionais.

N/A


Mitsubishi

O RESOLUTE com interface serial Mitsubishi está disponível para aplicações rotativas e lineares. O RESOLUTE é compatível com a série J4 e J5 de servoacionamentos e com os acionamentos MDS-D2/DH2/DM2/DJ para aplicações em máquinas-ferramenta.

N/A

Panasonic


O RESOLUTE com interface serial Panasonic está disponível em formas rotativas e lineares. Compatível com acionamentos da série A5 e A6, ele proporciona feedback repetível de elevada resolução para melhor controle do servoacionamento e da velocidade.

N/A

Siemens DRIVE-CLiQ

O RESOLUTE com interface serial DRIVE-CLiQ da Siemens está disponível para aplicações rotativas e lineares (usando interface externa). DRIVE-CLiQ é a inovadora e poderosa interface de comunicação da Siemens para conectar diretamente os sistemas de encoders de medição aos componentes de acionamento SINUMERIK e SINAMICS.

N/A

Yaskawa

O RESOLUTE com a interface serial Yaskawa está disponível nas formas rotativa e linear e é compatível com SERVOPACKs Sigma-5 e Sigma-7.

N/A

Veja os dados técnicos para mais detalhes.

Especificações técnicas

Padrão de medição

Estão disponíveis anéis de aço inoxidável 303 / 304 de peça única, perfil baixo e com codificação absoluta, seção "A" padrão, com diâmetro interno cônico ou anéis de seção "B" de baixa inércia

Dimensões do cabeçote de leitura (CxLxA)

36 mm x 16,5 mm x 17,2 mm

Graduação da escala

Nominal 30 μm

Diâmetro externo do anel

52 mm a 550 mm

Coeficiente de dilatação térmica a 20 °C15,5 ±0,5 µm/m/°C

Exatidão* do sistema

±5,49 a ±0,52 arco segundos (depende do diâmetro do anel)

Rotação máxima

(Ver dados técnicos para mais detalhes)

36 000 rpm (em anel de 52 mm)

Interfaces seriais†



BiSS C, FANUC, Mitsubishi, Panasonic, Siemens DRIVE-CLiQ**,Yaskawa

Resoluções

BiSS C: 18 bits, 26 bits e 32 bits

FANUC: 23 bits e 27 bits

Mitsubishi 2 vias: 23 bits

Mitsubishi 4 vias: 23 bits e 27 bits

Panasonic: 23 bits e 32 bits

Siemens DRIVE-CLiQ**: 26 bits e 29 bits

Yaskawa (servomotores rotativos): 24 bits

Yaskawa (controle de ciclo fechado): 23 bits, 26 bits e 30 bits

Erro Subdivisional (SDE)

±40 nm

Conexão elétrica

Comprimentos de cabo até 10 m com conectores tipo D (9 pinos ou 15 pinos), conexão livre, conector compatível com FANUC, LEMO e M12

Fonte de alimentação

5 V ±10 %, 250 mA @ 5 V (terminada)

Vibração (em operação)

300 m/s2máx @ 55 Hz a 2 000 Hz

Choque (não operando)

1 000 m/s2, 6 ms, ½ seno

Temperatura operacional

0 °C a +80 °C

Proteção

IP64

Veja os dados técnicos para mais detalhes.

* A exatidão do sistema é o erro de graduação mais SDE. A exatidão de graduação é a máxima diferença entre o ângulo medido por um único cabeçote de leitura e a rotação verdadeira do encoder como graduado. Não estão incluídas perturbações da aplicação como a excentricidade.

Outras interfaces seriais estão sendo adicionadas continuamente.

**Para especificações Siemens DRIVE-CLiQ, consulte os dados técnicos RESOLUTE Siemens DRIVE-CLiQ.