Saltar navegação

Sistema de encoder incremental QUANTiC™ com anel rotativo (angular) RESM40

Características

  • Tolerância da altura de percurso operacional ±0,2 mm
  • Saída digital ou analógica direto do cabeçote de leitura
  • Dimensões do cabeçote de leitura: 35 x 13,5 x 10 mm
  • Resoluções até 50 nm
  • Rotações até 8 800 rpm
  • Excelente imunidade contra impurezas
  • Marca de referência óptica IN-TRAC

Benefícios

  • Fácil instalação
  • Não é necessária interface separada
  • Compatível com a Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTi-100 para fácil diagnóstico, instalações difíceis e manutenção
  • Anel de perfil baixo com grande diâmetro interno para fácil integração
Área transparente para banners no site

O que é QUANTIC?

A série QUANTiC representa o conjunto de encoders ópticos abertos incrementais da Renishaw com opções de saída digital ou analógica, boa metrologia, desempenho em alta velocidade e fácil instalação e preparação. Informações de diagnóstico podem ser acessadas utilizando a Advanced Diagnostic Tool ADTi-100 e o software ADT View, durante a instalação ou para diagnóstico de campo e detecção de falhas. Podem ser atingidas velocidades de até 24 m/s para atender os mais severos requisitos de controle de movimentos. O encoder QUANTiC oferece resoluções de até 50 nm e uma grande variedade de configurações, tornando a otimização fácil e simples. O processamento de sinal dinâmico permite melhorar a estabilidade do sinal para atingir um desempenho superior do seu sistema de controle de movimentos.

O que é o anel RESM40?

O anel RESM40 é uma peça única em aço inoxidável com graduações incrementais de 40 µm marcadas diretamente na periferia, que possui a marca de referência óptica IN-TRAC™. Estão disponíveis duas versões em uma grande variedade de dimensões (Ø52 mm até Ø550 mm). Anéis com seção "A", que oferecem uma impressionante exatidão instalada, possuem um sistema de montagem cônica que reduz a necessidade de peças usinadas com tolerâncias apertadas e elimina a excentricidade. Também estão disponíveis anéis finos com seção "B", com inércia e massa reduzidas. Os anéis com seções "A" e "B" possuem grande diâmetro interno, para uma integração flexível. O formato sem contato elimina o retrocesso (backlash), torção do eixo e outros erros de histerese mecânica inerentes aos encoders blindados tradicionais.

Por que escolher este sistema de encoder?

Fácil instalação

Nas aplicações OEM, o tempo de construção da máquina é crítico, pois o tempo economizado na instalação do componente permite tempos de produção mais curtos e, em última análise, maior lucratividade. A série de encoders QUANTiC ajuda a satisfazer este requisito através das suas generosas tolerâncias de preparação para um produto incremental (tolerância de rotação no plano horizontal ±0,9° e tolerância da altura de percurso ±0,15 mm) e LED de preparação integrado no cabeçote de leitura. Com tolerâncias de instalação aumentadas, a produção se beneficiará de um processo de instalação mais rápido, menor sobrecarga e aumento da produtividade.

Sistema de encoder digital e analógico versátil

O encoder QUANTiC está disponível com saída analógica de 1 Vpp padrão da indústria para fácil integração na eletrônica de interpolação do cliente ou com interpolação digital de alta velocidade integrada no cabeçote de leitura. As configurações da saída digital disponíveis permitem que o usuário otimize a velocidade e resolução do seu sistema, em função dos requisitos do controle de movimentos. Além disso, o cabeçote de leitura QUANTiC funciona com escalas lineares e rotativas (angulares) de diversas exatidões. Ele é rápido e fácil de instalar, tornando-se particularmente apropriado para a produção seriada.

Excelente imunidade contra impurezas

O sistema de encoder QUANTiC é altamente imune a impurezas e contaminação graças a várias características do seu projeto avançado. Os cabeçotes de leitura QUANTiC incorporam a exclusiva óptica de filtração da Renishaw, que calcula a média das contribuições de muitos períodos de escala, filtrando com eficácia características não periódicas, como as impurezas. Os sinais de medição são ainda melhorados por uma série de algoritmos de processamento de sinais eletrônicos, tais como o Auto Gain Control (AGC), o Auto Offset Control (AOC) e Auto Balance Control (ABC). Os encoders QUANTiC possuem também uma terceira camada de filtração do sinal a partir de um novo projeto de detector que ajuda a eliminar as frequências de sinais não-harmônicos, que podem ocorrer devido à contaminação na escala. Estes recursos de condicionamento do sinal se combinam para assegurar um Erro Subdivisional (SDE) reduzido e mínima variação do sinal na contaminação.

Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTi-100 opcional

Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTi-100

O sistema de encoder QUANTiC é compatível com a Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTi-100 e o software ADT View. Eles fornecem feedback de dados abrangentes do encoder em tempo real para auxiliar nas instalações e diagnósticos mais difíceis. A interface de software intuitiva pode ser utilizada para:

  • Calibração remota
  • Otimização de sinal ao longo de todo o comprimento do eixo
  • Indicação da graduação do cabeçote de leitura
  • Indicação de limite e marcas de referência
  • Leitura da posição do encoder (relativa à escala)
  • Monitoramento da velocidade em relação ao gráfico de tempo
  • Exportação e salvamento de dados

Especificações técnicas

Padrão de medição

Anel de aço inoxidável de perfil baixo e peça única. Estão disponíveis anéis com diâmetro interno cônico com seção "A" padrão ou seção "B" de baixa inércia

Dimensões do cabeçote de leitura (CxAxL)

35 mm x 13,5 mm x 10 mm

Graduação da escala

40 μm

Coeficiente de dilatação térmica a 20 °C15,5 ±0,5 µm/m/°C

Diâmetro externo do anel

52 mm a 550 mm. Para dimensões maiores, contate a Renishaw

Contagem de linha

4 096 a 43 200 (depende das dimensões do anel)

Marca de referência

Marca de referência única IN-TRAC

Exatidão*

Exatidão da graduação

Exatidão do sistema


±3,97 a ±0,38 arco segundos (depende do diâmetro do anel)

±4,6 a ±0,44 arco segundos (depende do diâmetro do anel)

Rotação máxima

Analógico

Digital

Ver dados técnicos para mais detalhes

7 300 rpm (em anel com diâmetro de 52 mm)

8 800 rpm (em anel com diâmetro de 52 mm)

Erro Subdivisional (SDE)

Analógico


Digital


Normalmente <±120 nm para Ø <135 mm, normalmente <±150 nm para Ø >135 mm

Normalmente <±80 nm para Ø <135 mm, normalmente <±150 nm para Ø >135 mm

Controle dinâmico de sinal

Condicionamento de sinal em tempo real, incluindo Auto Gain Control (AGC), Auto Balance Control (ABC) e Auto Offset Control (AOC) para desempenho otimizado em uma série de condições operacionais

Sinais incrementais

Analógico

Digital


1 Vpp (40 µm)

RS422 (10 µm a 50 nm)

Conexão elétrica

Cabos com comprimentos 0,2 m, 0,5 m, 1 m, 1,5 m, 2 m e 3 m com conectores tipo D (9 e 15 pinos) ou conector circular em linha (12 pinos)

Cabos com comprimentos de 0,5, 1 e 3 m com conector JST de 14 vias

Fonte de alimentação

Analógico

Digital

5 V -5%/+10%

Normalmente 150 mA com terminais

Normalmente 200 mA com terminais


Vibração (em operação)

100 m/s2 máx a 55 Hz até 2 000 Hz, 3 eixos

Choque (não operando)

500 m/s2, 11 ms, ½ seno, 3 eixos

Temperatura operacional

0 °C a +70 °C

Proteção

IP40

* A exatidão do sistema é o erro de graduação mais SDE. A exatidão de graduação é a máxima diferença entre o ângulo medido por um único cabeçote de leitura e a rotação verdadeira do encoder como graduado. Não estão incluídas perturbações da aplicação como a excentricidade.

Veja os dados técnicos para mais detalhes.