Saltar navegação

Sistema de encoder incremental TONiC™ FS com escala linear RTLC20

Características

  • Dimensões do cabeçote de leitura: 35 x 13,5 x 10 mm
  • Velocidade até 10 m/s
  • Interface analógica destacável (Ti) ou saída dupla (DOP)*
  • Certificado conforme:
    ISO 13849 Categoria 3 PLd
    IEC 61508 SIL2
    IEC 61800-5-2 SIL2

Benefícios

  • Escala de fita conveniente e robusta
  • Sistema de escala tipo transportador para instalação e reposição fácil.
  • Encoder supercompacto
  • Condicionamento de sinal avançado para controle de movimentos melhorado
  • Elevada imunidade contra impurezas
  • Reduzido Erro Subdivisional (SDE): normalmente <±30 nm
  • Kit de diagnóstico
Área transparente para banners no site

O que é o encoder TONiC FS?

A série TONiC FS é o sistema de encoder incremental sem contato supercompacto da Renishaw, que assegura velocidades de até 10 m/s e, quando combinado com a interface DOP, resoluções de até 1 nm em aplicações lineares e rotativas. Os sistemas TONiC FS são rápidos e fáceis de instalar, com grandes tolerâncias de preparação e calibração com um toque de botão. O processamento de sinal dinâmico do encoder TONiC FS proporciona estabilidade de sinal aumentada, Erro Subdivisional muito reduzido <±30 nm, para elevado desempenho do controle de movimentos. Certificado conforme SIL2 e PLd para uso em aplicações de segurança funcional.

* Apenas as saídas analógicas de seno e cosseno são funcionalmente seguras.

O que é a escala RTLC20?

A RTLC20 é uma escala de fita de aço inoxidável de perfil baixo com com graduação de 20 µm e marca de referência IN-TRAC selecionável pelo cliente. Exatidão de ±5 µm/m e comprimentos de até 10 metros (>10 metros mediante pedido). Estão disponíveis duas opções de montagem, ambas permitem dilatação térmica independente e conveniência da escala de fita.
A RTLC20 pode ser utilizada com o revolucionário sistema de transporte de escala FASTRACK™. Este sistema permite que uma trilha seja colocada de modo rápido e fácil, sem necessidade de furos de fixação. Um espaçador sacrifical é removido e a escala de fita é então depositada na trilha.
A RTLC20-S é depositada sobre o substrato com uma fita autoadesiva no verso. O autoadesivo é formulado de tal modo que ele permite a dilatação térmica independente da escala em relação ao substrato.
Para concluir a instalação, ambos os tipos de escala são fixados em um ponto para estabelecer uma posição de referência.

Por que escolher este sistema de encoder?

Certificação de Segurança Funcional

A série TONiC FS é um sistema de encoder óptico aberto incremental com certificação conforme as seguintes normas de Segurança Funcional:

ISO 13849 Categoria 3 PLd
IEC 61508 SIL2
IEC 61800-5-2 SIL2

Algumas funções de segurança de máquinas, tais como a Safety Limited Speed (SLS), requerem que o feedback do encoder seja funcionalmente seguro. Utilizando um sistema de encoder já classificado para uso nestas aplicações pode tornar a certificação da máquina significativamente mais fácil. A adoção destas funções avançadas de segurança da máquina permite que os construtores de máquinas construam máquinas mais seguras, capazes de maior funcionalidade e que reduzem os tempos de preparação e os tempos de parada da máquina.

Metrologia excepcional

O encoder TONiC possui a óptica de filtragem comprovada no mercado da Renishaw e o processamento de sinal avançado. As tecnologias Auto Gain Control (AGC) e Auto Offset Control (AOC) reduzem o ruído do sinal analógico e o jitter digital no cabeçote de leitura.

Os encoders TONiC fornecem jitter de saída de sinal excepcionalmente baixo de <±0,5 nm RMS e baixo Erro Subdivisional (SDE) de <±30 nm, permitindo que os sistemas mantenham a posição melhor e gerem menos calor em aplicações de motores lineares. O baixo jitter também permite um controle de velocidade mais suave em aplicações de alta precisão operando em baixas velocidades.

Configuração flexível

A série TONiC oferece uma variedade de interfaces externas que podem ser configuradas para atender aos requisitos de velocidade e resolução da aplicação. Com integração em estágio avançado e configuração da interface externa, um versátil cabeçote de leitura TONiC oferece muitas opções para personalização do usuário final.

As opções de interface TONiC permitem a saída digital, analógica ou dupla de sinais digitais e analógicos. A interface TD (resolução dupla) oferece saída de resolução dupla selecionável, e uma interface DPI também está disponível para aplicações de impressão de grande formato. A flexibilidade da configuração do encoder TONiC permite que os OEMs se beneficiem de controle de movimento superior e alto rendimento em uma ampla gama de aplicações.

Opções de interface

Interface Ti

  • Saída analógica, incluindo um botão CAL.Interface Ti

Interface DOP (saída dupla)

  • Fornece quadratura digital simultânea e sinais de 1 Vpp.
  • Projetada para aplicações que requerem a sincronização de uma ou mais operações com um eixo de movimento.Interface TONiC Dual Output (DOP)

Kit de diagnóstico opcional

Kit de diagnóstico TONiC™ (software e hardware)

O software de diagnóstico TONiC pode ser utilizado para otimizar a instalação dos encoders TONiC e proporcionar uma calibração rápida e abrangente do sistema. O software deve ser utilizado em conjunto com o hardware de diagnóstico TONiC que pode ser adquirido da Renishaw utilizando o código de peça A-9411-0011. O hardware está conectado ao PC através de cabo USB (fornecido no kit) ou em linha com o sistema eletrônico do cliente.

Saiba tudo sobre o kit de diagnóstico TONiC.

Especificações técnicas

Padrão de medição

FASTRACK RTLC20: escala de fita de aço inoxidável com sistema transportador

RTLC20-S: escala de fita de aço inoxidável com fita autoadesiva no verso, para montagem direta no substrato sem os trilhos guia FASTRACK

Dimensões do cabeçote de leitura (CxLxA)

35 mm x 13,5 mm x 10 mm

Graduação da escala

20 μm

Coeficiente de dilatação térmica a 20 °C

10,1 ±0,2 µm/m/°C

Classe de exatidão a 20 °C

±5 μm/m

Marca de referência

Marcas de referência IN-TRAC incorporadas diretamente na RTLC20 / RTLC20-S

Imã seletor utilizado para identificar as marcas de referência escolhidas

Interruptores fim de curso

Limites duplos ou simples (selecionar com o pedido)

Comprimento da escala

FASTRACK: 100 mm a 25 m

RTLC20/RTLC20-S: até 10 m

(>10 m mediante pedido)

Rotação máxima

Analógico

Digital (*usado com DOP)

(Ver dados técnicos para mais detalhes)

Até 10 m/s a -3 dB

Até 10 m/s

Erro Subdivisional (SDE)

Normalmente < ±30 nm

Controle dinâmico de sinal

Condicionamento de sinal em tempo real, incluindo - Auto Gain Control (AGC) e Auto Offset Control (AOC) - para desempenho otimizado durante a operação

Sinais incrementais

Analógico

Digital (*usado com DOP)


1 Vpp (período 20 μm)

Resoluções de 5 μm a 1 nm

Conexão elétrica

Cabos com comprimentos 0,2 m, 0,5 m, 1 m, 1,5 m, 3 m, 5 m, 6 m e 10 m com miniconector (conecta diretamente na interface TONiC)

Fonte de alimentação

5 V ±10%
Somente cabeçote de leitura <100 mA
Com Ti0000 <100 mA
Com DOP <275 mA

Vibração (sistema)

100 m/s2 @ 55 Hz a 2 000 Hz, 3 eixos

Choque (sistema)

500 m/s2, 6 ms, ½ seno, 3 eixos

Temperatura operacional (sistema)

0 °C a +70 °C

Proteção

Cabeçote de leitura: IP40
Interface Ti: IP20
Interface DOP: IP30

* Apenas as saídas analógicas de seno e cosseno são funcionalmente seguras.

Veja os dados técnicos para mais detalhes.