Saltar navegação

Sistema de encoder absoluto RESOLUTE™ UHV com escala linear RTLA30

Características

  • Interfaces seriais: BiSS® C, Panasonic
  • Dimensões do cabeçote de leitura: 36 x 16,5 x 17,2 mm
  • Resoluções até 1 nm a 100 m/s
  • Exatidão ±5 µm/m a 20 °C
  • Coeficiente de dilatação térmica da escala a 20 °C: 10,1 ±0,2 µm/m/°C

Benefícios

  • Conveniência da escala de fita e robustez incomparável
  • Baixa desgaseificação para ambientes de vácuo
  • Ruído com menos de 10 nm RMS para melhor estabilidade posicional
  • Erro Subdivisional de ±40 nm para controle de velocidade suave
  • Ferramenta de Diagnóstico Avançado opcional
Área transparente para banners no site

O que é o RESOLUTE UHV?

O RESOLUTE UHV traz a tecnologia de encoder absoluto para as aplicações de Vácuo Ultra-Alto, permitindo que os clientes alcancem maior produtividade, reduzam os riscos de danos e aumentem a confiabilidade.

O RESOLUTE supera todos os outros encoders absolutos projetados para ambientes de UHV. Capaz de resoluções de 1 nm a até 100 m/s, o RESOLUTE possui especificações que inovam na tecnologia de encoders.

O que é a escala RTLA30?

A RTLA30 é uma escala de fita de aço inoxidável de perfil baixo com código de escala absoluta com graduação de 30 µm. Ela possui exatidão de ±5 µm/m e comprimentos disponíveis até 21 metros. Estão disponíveis duas opções de montagem, ambas permitindo a dilatação térmica independente e conveniência da escala de fita.

A RTLA30 pode ser utilizada com o revolucionário sistema de transporte de escala FASTRACK™. Este sistema permite que uma trilha seja colocada de modo rápido e fácil, sem necessidade de furos de fixação. Um espaçador sacrifical é removido e a fita escala é então depositada na trilha.

RTLA30-S é fixada sobre o substrato com uma fita autoadesiva no verso. O autoadesivo é formulado de tal modo que ele permite a dilatação térmica independente da escala em relação ao substrato.

Para concluir a instalação, ambos os tipos de escala são fixados em um ponto para estabelecer uma posição de referência.

Por que escolher este sistema de encoder?

Fácil eliminação de falhas e manutenção

A Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTa-100 adquire dados abrangentes em tempo real dos cabeçotes de leitura de encoder RESOLUTE™ (marcados com o símbolo ADT). A informação é exibida através da interface do software ADT View. Embora na maioria dos casos o LED de preparação integrado no encoder seja suficiente para configurar o sistema, a ADT pode ser usada para auxiliar nas instalações mais difíceis. O ADT também pode relatar o desempenho do encoder e auxiliar na detecção de falhas do sistema para evitar o longo tempo de máquina parada.

UHV (Vácuo Ultra-Alto)

O RESOLUTE UHV incorpora a revolucionária tecnologia de encoder absoluto da Renishaw e a fornece em um cabeçote de leitura apropriado para uso em condições de Vácuo Ultra-Alto de até 10 -9 Torr. A nova série de encoders RESOLUTE UHV é construída a partir de materiais limpos, resultantes de uma análise de gás residual (RGA), tornando-os apropriados para elevado desempenho em aplicações científicas e de semicondutores.

Amplas tolerâncias de preparação

O RESOLUTE UHV não segue a técnica convencional de utilizar duas pistas lado a lado (uma incremental, outra absoluta) que inerentemente está sujeita a problemas de defasagem quando são introduzidos pequenos desalinhamentos angulares. Em seu lugar, o novo encoder absoluto possui uma escala óptica absoluta de pista única, combinando a posição absoluta com a informação de fase incorporada em um único código. Esta tecnologia possibilita um RESOLUTE UHV com tolerâncias de preparação muito mais amplas (tolerância de rotação ±0,5°) para uma instalação rápida e fácil e alta confiabilidade de longo prazo, mesmo que os eixos de movimentação assentem ou movam ao longo do tempo. Para auxiliar na instalação e no diagnóstico, um LED de ajuste está integrado ao cabeçote de leitura.

Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTa-100 opcional

Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTa-100

Os cabeçotes de leitura de encoder RESOLUTE (marcados com o símbolo ADT) são compatíveis com a Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTa-100 e o software ADT View. Eles fornecem feedback de dados abrangentes do encoder em tempo real para auxiliar nas instalações e diagnósticos mais difíceis. A interface de software intuitiva pode ser utilizada para:

  • Calibração remota
  • Otimização de sinal ao longo de todo o comprimento do eixo
  • Leitura digital da posição do encoder (relativa à escala)
  • Exportação e salvamento de dados
  • Definir zero

Interfaces seriais

Interfaces seriaisDescriçãoDados técnicosProdutos compatíveis
BiSS C

A Renishaw suporta o protocolo aberto BiSS C (unidirecional) para encoders absolutos. O BiSS é uma interface serial de alta velocidade, perfeita para eixos dinâmicos que requerem alta aceleração, controle de velocidade suave, excelente repetibilidade bidirecional e grande estabilidade posicional. O
RESOLUTE com BiSS C está disponível nas versões de encoder (angular) rotativo e linear, compatível com uma grande variedade de comandos de padrão industrial, acionamentos, DROs e cartões contadores de PC.

RESOLUTE BiSS C

Página de produtos compatíveis com BiSS C

Panasonic

O RESOLUTE com interface serial Panasonic está disponível em formas rotativas e lineares. Compatível com acionamentos da série A5 e A6, ele proporciona feedback repetível de elevada resolução para melhor controle do servoacionamento e da velocidade.

RESOLUTE Panasonic

N/A

Especificações técnicas

Padrão de medição

FASTRACK RTLA30: escala de fita de aço inoxidável com sistema de montagem em trilha

RTLA30-S: escala de fita de aço inoxidável com código absoluto e fita adesiva no verso, para montagem direta no substrato sem os trilhos guia FASTRACK

Dimensões do cabeçote de leitura (CxLxA)

36 mm x 16,5 mm x 17,2 mm

Graduação da escala

Nominal 30 μm

Coeficiente de dilatação térmica a 20 °C

10,1 ±0,2 µm/m/°C

Classe de exatidão a 20 °C

±5 μm/m

Comprimento da escala

Algumas variantes de protocolo BiSS C possuem comprimento máximo limitado (ver dados técnicos para mais detalhes)

FASTRACK: 100 mm a 25 m

RTLA30/RTLA30-S: até 21 m

Rotação máxima

(Ver dados técnicos para mais detalhes)

Até 100 m/s

Interfaces seriais*

BiSS C, Panasonic

Resoluções

BiSS C: Resoluções de 50 nm, 5 nm e 1 nm

Panasonic: Resoluções de 100 nm, 50 nm e 1 nm

Erro Subdivisional (SDE)

±40 nm

Conexão elétrica

Cabos com comprimentos até 10 m e conexão livre

Fonte de alimentação

5 V ±10 %, máx 250 mA @ 5 V (terminada)

Vibração (em operação)

100 m/s2máx @ 55 Hz a 2 000

Choque (não operando)

1 000 m/s2, 6 ms, ½ seno

Temperatura operacional

0 °C a +75 °C

Temperatura de desgaseificação por calor e vácuo (não operacional)

120 °C

Proteção

IP30

Construção do cabo

Tela única trançada de cobre prateado. Isolação do núcleo FEP sobre fio de cobre revestido com estanho

Veja os dados técnicos para mais detalhes.

*Outras interfaces seriais estão sendo adicionadas continuamente.