Saltar navegação

SupaScan

Medição ultrarrápida para preparação de peças, monitoramento da condição da superfície e da forma.

Produção em alta velocidade – a mais rápida medição no fuso

Alta resolução – medição da condição da superfície para defeitos de usinagem

Informações detalhadas – resultados da geometria para características simples

O SupaScan é um sistema de apalpadores para máquinas-ferramenta fácil de usar, capaz de escanear peças e medição de pontos excepcionalmente rápida.

Impulsionada pela tecnologia SPRINT™, o SupaScan é a solução de medição na máquina mais rápida para a preparação de peças. A condição e a forma da superfície também podem ser monitoradas – aumentando muito a capacidade de inspeção na máquina.

Reduza o refugo, aumente a produtividade e os lucros – o SupaScan pode manter sob controle processos complexos de usinagem.

Execute ciclos de medição existentes na máquina com mais rapidez do que nunca

O SupaScan é compatível com o pacote macro Inspection Plus da Renishaw: substitua o seu apalpador por contato pelo apalpador OSP60 com tecnologia SPRINT™ e acelere seu ciclo de medição sem alterar seus programas existentes.

O Inspection Plus pode ser programado manualmente usando o código G ou través dos aplicativos de programação GoProbe e Set and Inspect.

Aplicativo GoProbe

Reduza o tempo de ciclo de medição em até 60%

Medição rápida de pontos

A macro SupaScan Quick Point pode ser usada por aqueles que procuram obter o tempo de ciclo mais rápido possível de um ponto de contato.

Ao utilizar a capacidade analógica do apalpador OSP60 em vez do sinal de ativação, a macro permite que a medição de pontos seja realizada de modo até 60% mais rápido do que os sistemas tradicionais de medição por contato.

Escaneamento super-rápido

O SupaScan proporciona até 60% de redução do tempo de inspeção em peças prismáticas simples quando comparado com a captura por contato.

Ciclos de preparação de peças fornecem resultados de medição precisos, mesmo quando realizada com avanços rápidos (G0) – tão rápidos quanto é fisicamente possível para o apalpador percorrer a superfície da peça.

Aplicação de escaneamento com apalpador SupaScan OSP60 SPRINT

Detecte problemas na forma da característica

O escaneamento na máquina com o apalpador OSP60 pode detectar defeitos na forma da característica que seriam ignorados pelos sistemas de captura por contato.

Use os ciclos macro de escaneamento para detectar o diâmetro mínimo do círculo, o diâmetro máximo do círculo, o ponto alto da superfície e o ponto baixo da superfície. Os dados de geometria podem ser enviados para variáveis NC para controlar os processos subsequentes.

Monitore a condição da superfície

Imagem da condição da superfície

Meça defeitos da superfície

O SupaScan pode medir defeitos de superfície comuns, tais como excesso de ondulação da superfície, picos e ressaltos na superfície.

A automação do monitoramento da condição da superfície permite que esses problemas sejam resolvidos e as correções efetuadas enquanto a peça ainda se encontra na máquina, melhorando a reprodutibilidade da medição e reduzindo o retrabalho e o refugo.

Visualize traços da superfície ao vivo usando o aplicativo Surface Reporter

Um aplicativo complementar – Surface Reporter – proporciona uma representação gráfica da peça em tempo real.

A codificação em cores indica claramente ao operador se a superfície da peça está dentro ou fora da tolerância.

Tecnologia SPRINT™ para escaneamento em alta resolução

Novo apalpador 3D SPRINT

Projeto de elevada exatidão

Para obter medições de elevada exatidão, a extremidade da ponta de prova do apalpador OSP60 deve seguir precisamente a superfície da peça.

Duas molas planas paralelas sustentam a ponta do apalpador, permitindo que ela oscile e mova em Z sem pivô mecânico. O movimento da ponta não é amortecido – permitindo que o apalpador seja excepcionalmente sensível.

Sensor analógico de alta resolução

A tecnologia SPRINT™ permite que os dados de deflexão da ponta de alta resolução sejam registrados com exatidão excepcional.

O transdutor capacitivo 3D patenteado pode registrar rapidamente o movimento submicrométrico em todas as direções na extremidade da ponta.

Um grande volume de dados a cada segundo

O apalpador OSP60 envia 1000 pontos de dados de medição XYZ de volta ao receptor OMM-S a cada segundo, usando um sistema de transmissão óptica de alta velocidade e imune a ruídos.

Algoritmos de ajuste avançados são usados para processar os dados, calcular a posição, tamanho e forma da característica.

Aplicação de escaneamento com apalpador SupaScan OSP60 SPRINT

Componentes do sistema

Apalpador de inspeção OSP60

Apalpador SPRINT 3D



Um apalpador de escaneamento analógico para máquinas-ferramenta, capaz de medições por escaneamento e por contato.

Receptor OMM-S

Receptor OMM-S


Um receptor óptico específico para o apalpador de inspeção OSP60

Interface OSI-S

Interface OSI-S


Uma interface óptica que possibilita a comunicação de entrada/saída com a máquina-ferramenta.

Unidade de processamento de dados DPU-1

Unidade de Processamento de Dados SPRINT™ DPU-1


Processa e armazena os dados de medição escaneados. Salva os resultados em variáveis da máquina (através da API do CNC) para uso em processos subsequentes.

Macros de código G

Exemplo de código G






Macros do Inspection Plus e do SupaScan podem ser usadas para medição por escaneamento e ponto de contato.

Surface Reporter

Condição da superfície no monitor


Um aplicativo que exibe o rastreamento de condição de superfície, aprovação/rejeição da peça e valor Wt. Reside em um dispositivo que executa o Microsoft® Windows conectado à máquina.

Próximos passos

Contate o representante de vendas local se achar que o SupaScan é apropriado para você.