Saltar navegação

Técnicas de medição em 5 eixos

As técnicas de medição em 5 eixos, de alta velocidade e elevada exatidão da Renishaw, oferecem uma série de benefícios que resultam em significativas melhoras na produtividade.

Contatos com cabeçote

Contatos com cabeçote REVO

Para características que requerem posição e tamanho, são capturados pontos discretos utilizando o desempenho do sistema de acionamento REVO ou uma combinação com os eixos XYZ da CMM. O recurso de contato com o cabeçote amplia o campo de utilidade do sistema REVO / CMM, em que é necessário um mínimo de pontos mas a velocidade da medição é importante.

Escaneamento de círculos

REVO® escaneando um círculo

O escaneamento de círculos é uma rotina definida que escaneia uma característica circular, capturando até 6.000 pontos por segundo. Pela definição da trajetória prevista, o REVO utiliza seu sistema de acionamento em 2 eixos para seguir a superfície e minimizar os efeitos na exatidão causados pelos 3 eixos móveis da CMM. O escaneamento de círculos é ideal para furos internos, como nos blocos de motor, onde a forma é crítica.

Escaneamento de cilindros

REVO escaneando um cilindro

O escaneamento de cilindros foi projetado para se mover ao longo do eixo de um cilindro ou cone interno ou externo. Durante o processo, o escaneamento do cilindro é realizado ao longo do eixo a um comprimento uniforme por volta. O resultado é uma trajetória helicoidal capturando um grande conjunto de pontos sobre todo o comprimento definido.

Escaneamento de juntas

REVO escaneando uma junta

O escaneamento de juntas é ideal para acompanhar uma trajetória não uniforme durante as operações. Pela definição dos pontos de destino da trajetória proposta, o REVO criará uma trajetória entre os mesmos, enquanto captura uma grande quantidade de dados, minimizando a quantidade de movimento da CMM. O escaneamento de juntas opera com pleno controle de movimentos em 5 eixos.

Escaneamento de varredura - superfície plana

Escaneamento de varredura em superfície plana REVO

A captura de pontos sobre um plano pode ser realizada utilizando o sistema de acionamento REVO, para oscilar para frente e para trás, enquanto o sistema de acionamento da CMM se move em um única direção com velocidade constante. Este processo minimiza as inexatidões inerentes da estrutura da CMM, enquanto digitaliza a superfície em alta velocidade.

Escaneamento de varredura - superfície curva

Escaneamento de varredura em superfície curva REVO

O sistema de acionamento REVO se adapta ao perfil variável da superfície controlando a pressão de contato da ponta durante a ação de varredura. A CMM se move em uma direção uniforme para minimizar as inexatidões inerentes da sua estrutura. Isto resulta na capacidade de acompanhamento da superfície enquanto é capturada uma grande quantidade de pontos, sendo particularmente apropriado para a medição de superfícies aerodinâmicas.

Escaneamento de seções - ao redor do plano

Escaneamento de seção REVO - ao redor da lâmina

A inspeção de uma seção de pá de hélice ou outro perfil externo pode ser realizada utilizando os recursos de escaneamento de seções do software de metrologia de REVO. Esta técnica de escaneamento resulta em uma única operação pela definição da seção por intermédio de um modelo CAD. Através do posicionamento contínuo do REVO, a CMM se move ao redor da peça enquanto o REVO controla a posição de contato.

Vídeos