Saltar navegação

Técnicas exclusivas de medição em 5 eixos com o apalpador RSP2

As técnicas de medição em 5 eixos, de alta velocidade e elevada exatidão da Renishaw, oferecem uma série de benefícios que resultam em significativas melhoras na produtividade.

Contatos com cabeçote

Contatos com cabeçote REVO

Para características que requerem posição e tamanho, são capturados pontos discretos utilizando o desempenho do sistema de acionamento REVO ou uma combinação com os eixos XYZ da CMM. O recurso Head Touch amplia o campo de utilidade do sistema REVO / CMM, em que é necessário um mínimo de pontos mas a velocidade da medição é importante.

Escaneamento de círculo e escaneamento de círculo unido

REVO® escaneando um círculo

O escaneamento de círculos é uma rotina definida que escaneia uma característica circular, capturando até 4.000 pontos por segundo. Pela definição da trajetória prevista, o REVO utiliza seu sistema de acionamento em 2 eixos para seguir a superfície e minimizar os efeitos na exatidão causados pelos movimentos dos 3 eixos da CMM. O escaneamento de círculos é ideal para furos internos, como nos blocos de motor, onde a forma é crítica.

Escaneamento de cilindros

REVO escaneando um cilindro

O escaneamento de cilindros foi projetado para se mover ao longo do eixo de um cilindro ou cone interno ou externo. Durante o processo, o escaneamento do cilindro é realizado ao longo do eixo a um comprimento uniforme por volta. O resultado é uma trajetória helicoidal capturando um grande conjunto de pontos sobre todo o comprimento definido.

Escaneamento de juntas

REVO escaneando uma junta

O escaneamento de juntas é ideal para acompanhar uma trajetória não uniforme durante as operações. Pela definição dos pontos de destino da trajetória proposta, o REVO vai criar uma trajetória entre os mesmos, enquanto captura uma grande quantidade de dados, minimizando a quantidade de movimento da CMM. O escaneamento de juntas opera com pleno controle de movimentos em 5 eixos.

Escaneamento de varredura - superfície

Escaneamento de varredura em superfície plana REVO

A captura de pontos sobre um plano pode ser realizada utilizando o sistema de acionamento REVO, para oscilar para frente e para trás, enquanto o sistema de acionamento da CMM se move em um único sentido com velocidade constante. Este processo minimiza as inexatidões inerentes da estrutura da CMM, enquanto escaneia a superfície em alta velocidade.

Escaneamento de varredura - borda

Escaneamento de varredura em superfície curva REVO

O sistema de acionamento REVO se adapta ao perfil variável da superfície controlando a pressão de contato da ponta durante a ação de varredura. A CMM se move em uma direção uniforme para minimizar as inexatidões inerentes da sua estrutura. Isto resulta na capacidade de acompanhamento da superfície enquanto é capturada uma grande quantidade de pontos, sendo particularmente apropriado para a medição de superfícies aerodinâmicas.