Saltar navegação

Teste do encoder blindado FORTiS™

Os encoders blindados FORTiS foram submetidos a um rigoroso programa de testes para operação em ambientes agressivos.

A Renishaw tem décadas de experiência em projetos, fabricação e operação de produtos de metrologia adequados para uso em ambientes agressivos, como máquinas-ferramentas. Essa experiência inspirou nosso rigoroso programa de testes para a linha de encoders lineares blindados FORTiS, que inclui, entre outros, testes para:
  • Vibração
  • Desgaste da vedação
  • Grau de proteção (IP)
  • Operação de longo prazo em uma câmara de usinagem
  • Névoa salina
  • Resistência química
  • Queda e impacto

Assista nossos vídeos de teste dos produtos abaixo

A vibração pode ser um problema para a estabilidade posicional ao cortar metais duros. A tecnologia de amortecimento de massa sintonizada patenteada no encoder blindado FORTiS permite resistência à vibração líder da classe de 30 g (o FORTiS-S™ foi testado continuamente com 38 g por 16 horas). O encoder FORTiS também sobrevive a vibração aleatória de densidade espectral de aceleração constante (ASD) a 0,9 g²/Hz entre 55-2000 Hz e é protegido de forma exclusiva contra vibração na frequência natural do encoder.

As vedações DuraSeal™ foram testadas contra desgaste por 14 milhões de ciclos com limalha de ferro fina e grão de metal duro misturados com graxa. O material resistente DuraSeal oferece uma vedação confiável e duradoura ao redor da lâmina do cabeçote de leitura, protegendo a óptica do encoder contra contaminação. A perda de ar através do encoder é, portanto, reduzida em 70% quando comparada às vedações padrão da indústria, resultando em maior longevidade do sistema.

O encoder fechado FORTiS foi instalado na câmara de uma máquina-ferramenta por mais de dois anos: foi montado com vedações voltadas para o fuso e sem as tampas de proteção da máquina-ferramenta que são normalmente usadas, expondo-o diretamente à refrigeração e aos cavacos em um turno diário. Apesar deste ambiente extremo, não houve queda no nível do sinal e nenhuma degradação visível.

O encoder blindado FORTiS™ é vedado conforme IP64 (com purga de ar): Níveis de proteção IPX3 e IPX4 para teste de pulverização de água, além de teste de partículas de nível IP6X. As vedações DuraSeal™ proporcionam vedação superior contra água e partículas, evitando a entrada de água e perda de desempenho.

O teste acelerado de névoa salina foi usado para simular dez anos de exposição à névoa salina no encoder blindado FORTiS. Além dos testes, não há perda de desempenho, nenhuma perda de integridade estrutural e o produto é resistente à corrosão.

Todas as vedações do encoder foram testadas quanto à compatibilidade com uma ampla variedade de refrigerantes, solventes e óleos padrão da indústria. O teste acelerado durou 6 semanas a uma temperatura elevada de 57°C: a estabilidade dimensional foi confirmada sem sinais de degradação nem reação química.

Os encoders blindados FORTiS foram submetidos a testes de queda e impacto. O exclusivo projeto sem contato FORTiS, sem partes móveis internas, minimiza os riscos de quebra e melhora a confiabilidade para proporcionar maior vida útil do sistema. Todos os componentes eletrônicos e ópticos são vedados com segurança em um cabeçote de leitura selado, com uma escala de aço inoxidável endurecido inquebrável, para maior robustez e sem perda no desempenho.