Saltar navegação

Verdadeiros leitores ópticos lineares e rotativos absolutos revolucionam a leitura de posição

* Veja o vídeo

A Renishaw está introduzindo o RESOLUTE™, um verdadeiro sistema de leitor óptico absoluto, de graduação fina, com excelente imunidade contra impurezas e especificação notável, que abre novos caminhos na leitura de posição.

O RESOLUTE™ é o primeiro leitor absoluto no mundo capaz de oferecer resolução de 27 bits a 36.000 rpm. Possui uma surpreendente resolução de apenas 1 nm a até 100 m/s para aplicações de codificação linear e angular.

Verdadeira codificação absoluta

RESOLUTE™ em anel RESA

O RESOLUTE lê a exclusiva escala óptica de pista única e oferece outras vantagens aos projetistas de máquinas ao adquirir a posição absoluta imediatamente ao ser ligado, sem a necessidade da bateria de segurança. Isto elimina completamente a necessidade de retornos de referência.

A exclusiva combinação de robustez, velocidade ultra-alta e resolução excepcional, significa que o RESOLUTE・já atrai grande interesse dos fabricantes de tornos de alto desempenho bem como eixos de movimentação mais lenta, que requerem níveis máximos de precisão e integridade do controle de movimentos.

Estabilidade posicional excepcional

Leitor óptico absoluto RESOLUTE™ – Cabeçote de leitura

O RESOLUTE™ atende uma grande variedade de mercados porque oferece mais do que apenas velocidade e alta resolução.

O leitor absoluto RESOLUTE™ utiliza uma óptica sofisticada para ler a fina graduação de 30 µm da escala, com níveis de ruído excepcionalmente baixos (jitter <10 nm RMS) para uma excelente estabilidade posicional, enquanto o método de detecção aperfeiçoado intrinsicamente fornece um erro de subdivisão muito pequeno (SDE) de ±40 nm. O resultado é o melhor acabamento de superfícies usinadas em máquinas-ferramenta CNC, melhor digitalização e controle de velocidade, e grande rigidez do servo em motores lineares ou acionamentos rotativos diretos na retenção da posição.


Vantagens da escala óptica absoluta de pista única

Close-up da escala absoluta RESOLUTE™ RESA

O RESOLUTE™ não segue a técnica convencional de utilizar duas pistas lado a lado (uma incremental, outra absoluta) que inerentemente está sujeita a problemas de defasagem quando são introduzidos pequenos desalinhamentos angulares. Em seu lugar, o novo leitor absoluto possui uma escala óptica absoluta de pista única, combinando a posição absoluta com a informação de fase incorporada em um único código. Esta tecnologia possibilita que o RESOLUTE™ ofereça tolerâncias de preparação muito mais amplas para uma instalação rápida e fácil e alta confiabilidade de longo prazo, mesmo que os eixos de movimentação assentem ou movam ao longo do tempo. Para auxiliar na instalação e no diagnóstico, um LED de ajuste está integrado ao cabeçote de leitura.


Opções de leitor linear

RESOLUTE™ na RSLA com RTLA FASTRACK™

A versão leitor linear do RESOLUTE™ está disponível com uma ampla gama de opções de escalas. As réguas de Invar RELA oferecem dilatação “zero” e exatidão de ±1 µm em comprimentos até 1 m. Para alto desempenho em eixos longos e robustez significativamente maior do que a das escalas de vidro, a régua de aço inoxidável RSLA possui exatidão total de ±4 µm em mais de 5 m. Além disso, para uma instalação mais fácil e rápida existe o FASTRACK™ e escala de fita RTLA com exatidão de ±5 µm/m.

Opções de leitor angular

As opções de leitores angulares também atendem plenamente os requisitos; os anéis RESA são compatíveis por intermédio de parafuso-furo com os anéis SiGNUM™ RESM da Renishaw e são oferecidos com diâmetros padronizados de 52 mm até 550 mm, com disponibilidade de tamanhos ainda maiores mediante pedido. Assim como o SiGNUM™ RESM, os anéis RESA possuem grandes furos passantes para fácil adequação de projeto e uma montagem cônica patenteada para ajuste rápido, fácil e preciso da excentricidade, enquanto minimiza os custos de preparação do eixo.


Máxima confiabilidade e segurança

Leitor absoluto RESOLUTE™ conectado a anéis RESA e REXA

A máxima confiabilidade é assegurada pelo cabeçote de leitura RESOLUTE™ com proteção IP64 e recuperação por limpeza. A óptica de precisão possui excelente imunidade contra impurezas na escala, que é ainda melhorada pela extensiva redundância no código da escala. A segurança é garantida por um algoritmo integrado de verificação de posição separado e independente. Este verifica ativamente cada leitura, assegurando que qualquer problema potencial seja detectado muito antes de alcançar o comando.

O revolucionário cabeçote de leitura também incorpora um sensor de temperatura para medir a acumulação de calor, sinalizando uma condição de alarme se a temperatura do cabeçote subir acima de +80°C. Este alarme é um adicional ao monitoramento de sinal e verificação de posição e velocidade que são executados constantemente dentro do cabeçote de leitura.

O leitor absoluto RESOLUTE™ utiliza somente comunicação serial, resultando em excepcional imunidade contra ruídos. Está disponível com uma variedade de protocolos para possibilitar fácil conexão a muitos tipos de comandos de padrão industrial. Recomenda-se que os usuários verifiquem a lista mais recente na Renishaw.

Como todos os leitores Renishaw, o RESOLUTE™ é apoiado por um departamento de vendas globais verdadeiramente receptivo e uma rede de suporte. Além disso, ele atende as mais severas normas ambientais, em conformidade com as diretrizes WEEE e RoHS.

 

Saiba mais sobre o leitor óptico absoluto RESOLUTE.

 

Downloads do editor

  • Notícias: Os novos leitores lineares e rotativos absolutos da Renishaw revolucionam a leitura de posição

    A Renishaw está introduzindo o RESOLUTE, um verdadeiro sistema de leitor óptico absoluto, de graduação fina, com excelente imunidade contra impurezas e especificação notável, que abre novos caminhos na leitura de posição. RESOLUTE é o primeiro leitor absoluto no mundo a oferecer resolução de 27 bits a 36.000 rpm. Possui uma surpreendente resolução de apenas 1 nanômetro a até 100 m/s para aplicações de codificação linear e angular.

    [36kB]

Imagens

Catálogos de produto