Saltar navegação

Sistema de leitor incremental VIONiC™ com anel rotativo (angular) RESM20

Características

  • Saída digital direto do cabeçote de leitura
  • Dimensões do cabeçote de leitura: 35 x 13,5 x 10 mm
  • Resoluções até 2,5 nm
  • Rotações até 4 400 rpm
  • Erro Subdivisional (SDE) ultrabaixo: normalmente <±15 nm* (ver espec. téc.)
  • Marca de referência óptica IN-TRAC

Benefícios

  • Não é necessária interface separada
  • Compatível com a Advanced Diagnostic Tool ADTi-100 para fácil diagnóstico, instalações difíceis e manutenção
  • Anel de perfil baixo com grande diâmetro interno para fácil integração
  • Elevada imunidade contra impurezas
Área transparente para banners no site

O que é o VIONiC?

O cabeçote de leitura VIONiC da Renishaw combina a óptica de filtragem comprovada no mercado com a interpolação avançada em um leitor incremental digital de exatidão ultra-alta.
O sistema de leitor VIONiC oferece uma grande variedade de configurações de velocidade e resolução e uma série de opções de escalas lineares ou rotativas. Isso o torna um dos leitores mais versáteis para feedback de alta precisão. Projetados com o modo de autocalibração intuitiva, os cabeçotes VIONiC são fáceis de instalar.

Novidades

*O sistema de leitor VIONiC agora está disponível com resoluções de até 2,5 nm com SDE melhorado em toda a série de produtos.

O que é o anel RESM20?

O anel RESM20 é uma peça única em aço inoxidável com graduações incrementais de 20 µm marcadas diretamente na periferia, que possui a marca de referência óptica IN-TRAC™. Estão disponíveis duas versões em uma grande variedade de dimensões (Ø52 mm até Ø550 mm). Anéis com seção "A", que oferecem uma impressionante exatidão instalada, possuem um sistema de montagem cônica que reduz a necessidade de peças usinadas com tolerâncias apertadas e elimina a excentricidade. Também estão disponíveis anéis finos com seção "B", que possuem baixa inércia e massa reduzida. Os anéis com seções "A" e "B" possuem grande diâmetro interno, para uma integração flexível. O formato sem contato elimina o retrocesso (backlash), torção do eixo e outros erros de histerese mecânica inerentes aos leitores fechados tradicionais.

Por que escolher este sistema de leitor?

Sistema de leitor digital versátil

O leitor VIONiC é a melhor escolha porque combina interpolação de alta velocidade com notável desempenho de metrologia, tornando-o apropriado para as aplicações mais exigentes. A grande variedade de configurações disponíveis ajuda o usuário a otimizar a velocidade e resolução do seu sistema, em função dos requisitos do controle de movimentos. Além disso, o cabeçote de leitura VIONiC funciona com escalas lineares de diversas exatidões. O leitor VIONiC é rápido e fácil de calibrar, tornando-se particularmente apropriado para a produção seriada.

Fácil eliminação de falhas e manutenção

A Advanced Diagnostic Tool está disponível para um feedback abrangente do leitor. Ela pode ser utilizada nas instalações difíceis e localização de falhas. Ele fornece:

  • Funções de calibração remota
  • Otimização de sinal ao longo do comprimento do eixo
  • Indicação da graduação do cabeçote de leitura
  • Indicadores de limite e marcas de referência
  • DRO e saídas lissajous.

Elevada imunidade contra impurezas

Alta tolerância a impurezas, arranhões e impressões digitais gordurosas e velocidades de 12 m/s significa que o VIONiC é ideal para as aplicações mais exigentes. Além disso, a escala sem contato RESM20 opera sem fricção ou desgaste, assegurando excelente confiabilidade.

DSi (Interface de Sinal Duplo)

VIONiC™ DSi interface de sinal duplo

A interface DSi combina os sinais incrementais provenientes de dois cabeçotes de leitura VIONiC em um anel RESM (anel REST para aplicações de rotação parcial) para compensar o efeito do desvio de rolamento e elimina os harmônicos de erro ímpares, incluindo a excentricidade, proporcionando exatidão total instalada de ±2,0 arco segundo.


Advanced Diagnostic Tool ADTi-100 opcional

Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTi-100

O sistema de leitor VIONiC é compatível com a Advanced Diagnostic Tool ADTi-100 e com o software ADT View. Eles fornecem feedback de dados abrangentes do leitor em tempo real para auxiliar nas instalações e diagnósticos mais difíceis. A interface de software intuitiva pode ser utilizada para:

  • Calibração remota
  • Otimização de sinal ao longo de todo o comprimento do eixo
  • Indicação da graduação do cabeçote de leitura
  • Indicação de limite e marcas de referência
  • Leitura digital da posição do leitor (relativa à escala)
  • Monitoramento da velocidade em relação ao gráfico de tempo
  • Exportação e salvamento de dados

Especificações técnicas

Padrão de medição

RESM20: anel de aço inoxidável de perfil baixo e peça única. Estão disponíveis anéis com diâmetro interno cônico com seção "A" padrão ou seção "B" de baixa inércia

Também disponível para aplicações de rotação parcial como REXT20

Dimensões do cabeçote de leitura (CxAxL)

35 mm x 13,5 mm x 10 mm

Graduação da escala

20 μm

Coeficiente de dilatação térmica a 20 °C 15,5 ±0,5 µm/m/°C

Diâmetro externo do anel

52 mm a 550 mm. Para dimensões maiores, contate a Renishaw

Contagem de linha

8 192 a 86 400 (depende das dimensões do anel)

Marca de referência

RESM20: anel de marca de referência única IN-TRAC

REXT20: anel com duas marcas de referência para aplicações de rotação parcial

Exatidão*

Exatidão da graduação

Exatidão do sistema


±3,97 a ±0,38 arco segundos (depende do diâmetro do anel)

±4,20 a ±0,40 arco segundos (depende do diâmetro do anel)

Velocidade máxima

4 400 rpm (em anel com diâmetro de 52 mm)

(Ver dados técnicos para mais detalhes)

Erro Subdivisional (SDE)

Diâmetros de anel ≤135 mm, normalmente <±20 nm

Diâmetros de anel >135 mm, normalmente <±15 nm**

Controle dinâmico de sinal

Condicionamento de sinal em tempo real, incluindo Auto Gain Control (AGC), Auto Balance Control (ABC) e Auto Offset Control (AOC) para desempenho otimizado em uma série de condições operacionais

Sinais incrementais


Resoluções de 5 nm a 2,5 nm

(Ver dados técnicos para detalhes sobre resoluções angulares)

Conexão elétrica

Cabos com comprimentos 0,5 m, 1 m, 1,5 m, 2 m e 3 m com conectores tipo D (9 e 15 pinos) ou conector circular em linha (12 pinos)

Fonte de alimentação

5 V -5%/+10%, típico <200 mA com terminais

Vibração (em operação)

100 m/s2 máx. @ 55 Hz a 2 000 Hz

Choque (não operando)

500 m/s2, 11 ms, ½ seno, 3 eixos

Temperatura operacional (sistema)

0 °C a +70 °C

Proteção

IP40

* A exatidão do sistema é o erro de graduação mais SDE. A exatidão de graduação é a máxima diferença entre o ângulo medido por um único cabeçote de leitura e a rotação verdadeira do leitor como graduado. Não estão incluídas perturbações da aplicação como a excentricidade.

* SDE <±10 nm pode ser alcançado com preparação otimizada. Contate o representante Renishaw local para mais detalhes.

Veja os dados técnicos para mais detalhes.

 

Downloads

Dados técnicos

Artigo informativo

  • White paper:  The accuracy of angle encoders White paper: The accuracy of angle encoders [en]

Desenhos técnicos

Como funciona

O leitor VIONiC possui a terceira geração da exclusiva óptica de filtração da Renishaw, que calcula a média das contribuições de muitos períodos de escala e efetivamente filtra as características não periódicas, tais como impurezas. O padrão de escala de onda quadrada nominal também é filtrado, para deixar no detector um campo de franja senoidal puro. Nele é empregada uma estrutura de dedos múltiplos, fina o suficiente para produzir fotocorrentes em forma de quatro sinais em fase simétrica. Estes são combinados para remover os componentes DC e produzir saídas de sinal de seno e cosseno com grande pureza espectral e desvio reduzido, enquanto mantém a gama de frequência além dos 500 kHz.

O condicionamento de sinal dinâmico avançado totalmente integrado, Auto Gain Control, Auto Balance Control e Auto Offset Control são combinados para assegurar um Erro Subdivisional (SDE) típico <±15 nm.

Esta evolução da filtração óptica, combinada com uma eletrônica cuidadosamente selecionada, fornece sinais incrementais com grande largura de banda, alcançando uma velocidade máxima de 12 m/s, com ruído posicional menor do que o de qualquer leitor da sua classe. A interpolação é executada no cabeçote de leitura, com versões de resolução fina sendo aumentadas pela eletrônica de redução de ruído para atingir um ruído de apenas 1,6 nm RMS.

Esquema óptico TONiC™ com anotações

A marca de referência IN-TRAC está completamente integrada na escala incremental e é detectada por um fotodetector dentro do cabeçote de leitura. Como o diagrama mostra, o detector da marca de referência está incorporado diretamente no centro do conjunto de fotodiodos lineares do canal incremental, assegurando maior imunidade contra defasagem de rotação. Esta disposição exclusiva também se beneficia de uma rotina de calibração automatizada que eletronicamente coloca a marca de referência em fase e otimiza os sinais incrementais.