Saltar navegação

A tecnologia de fundição a vácuo da Renishaw acelera as inovações do fabricante de espremedores automáticos de suco Zumex

28 de junho de 2017

Como empresa global de tecnologias de engenharia, a Renishaw colaborou com a Zumex, empresa líder no desenvolvimento e fabricação de espremedores automáticos, para facilitar um rápido ciclo de desenvolvimento e reduzir os custos de terceiros. A Renishaw forneceu uma máquina de fundição a vácuo 5/01 PLC bem como o respectivo treinamento específico, de modo que Zumex pôde produzir rapidamente os protótipos para os seus inovadores projetos de espremedores.

O Grupo Zumex, fabricante de espremedores automáticos, tem a sua sede na Espanha e presença global em mais de 100 países. A empresa dedica-se à pesquisa e desenvolvimento (P&D) e seu design futurista levou-a para a vanguarda da indústria de alimentos e bebidas. A Zumex com frequência ajusta seus produtos em resposta às mudanças do mercado, do consumidor e às necessidades do cliente. Como parte de seu processo de projeto, a empresa utiliza fundição à vácuo para testar os seus protótipos.

Originalmente a empresa utilizava o software CAD (Computer Aided Design) para criar modelos de protótipos de sistemas de espremedores e os enviava para uma empresa de fundição a vácuo de terceiros para a fabricação e esperava várias semanas para receber o protótipo. Quando a Zumex decidiu internalizar este recurso, contatou a empresa de engenharia global Renishaw, que forneceu uma máquina de fundição a vácuo 5/01 PLC e o treinamento específico para a máquina.

"Desde que adquirimos nossa máquina de fundição a vácuo, a Zumex reduziu significativamente os tempos de produção dos nossos protótipos", explica José Codina, técnico de protótipos da Zumex. "Nossos recursos internos de fundição a vácuo permitem que continuemos a ser uma empresa inovadora em nosso campo, aumentando a nossa capacidade de projeto e fabricação de produtos novos, sem que tenhamos que depender de fornecedores externos. Deste modo também foi possível reduzir nossos custos."

"O nível de serviço e suporte que recebemos da Renishaw foi excepcional," continuou Codina. "A localização da Renishaw Ibérica proporciona que a Zumex receba contato de pessoas na língua nativa e prazos curtos. Mas de longe o aspecto mais notável para mim foi o treinamento. Quando você trabalha com a Renishaw, você tem à disposição um banco de conhecimento global, como demonstrado pelas duas sessões de treinamento no Reino Unido."

"A máquina de fundição a vácuo 5/01 PLC da Renishaw ocupa uma área menor do que outras máquinas da Renishaw, assim ela foi perfeita para a Zumex, porque a empresa precisava produzir pequenos volumes de peças," explicou Iñigo Bereterbide, Gerente de Produto de Manufatura Aditiva na Renishaw Ibérica. "Ao fundir a vácuo um pequeno número de peças, é importante que o produto final esteja perfeito já na primeira vez. Os controles PLC e os recursos de automação da máquina 5/01 da Renishaw asseguram uma fundição consistente sempre."

A tecnologia de fundição a vácuo da Renishaw é utilizada para produzir peças de alta qualidade em uma variedade de resinas de poliuretanos e nylon fundido. A tecnologia pode ser aplicada em uma grande variedade de indústrias, da automotiva ao setor de saúde.

Para ler o estudo de caso completo sobre o projeto, visite www.renishaw.com.br/zumex

 

Para mais imagens, vídeos, biografias da empresa ou informações sobre a Renishaw e seus produtos, visite nosso Media Hub.