Saltar navegação

Pontas produzidas por manufatura aditiva

A fabricação de peças complexas exige soluções especiais

Por que usar a manufatura aditiva para produzir pontas especiais?

A manufatura aditiva de metais (AM) é uma tecnologia flexível e poderosa que pode ser utilizada para criar componentes e peças que não podem ser produzidos utilizando métodos tradicionais de fabricação. Eles podem incluir formas complexas com estruturas internas e treliças leves e resistentes, permitindo uma metrologia reproduzível. O alto grau de flexibilidade no projeto significa que pontas fabricadas por manufatura aditiva podem ser criadas e personalizadas para praticamente qualquer aplicação.

Liberdade de projeto

Projete peças para o seu uso final, não para a inspeção. As pontas AM permitem o acesso a características que não podem ser alcançadas com as pontas tradicionais, portanto, as peças não precisarão mais ser projetadas para a metrologia.

Metrologia de elevada exatidão

A fusão a laser em leito de pó pode criar estruturas resistentes e leves que permite resultados de metrologia reproduzíveis e exatos.

Geometria complexa

Podem ser criadas pontas AM com geometria complexa para atender aos requisitos de acesso de peças complicadas.

Projeto customizado

Todas as pontas AM são projetadas e produzidas internamente na Renishaw, garantindo prazos curtos e altos padrões de qualidade.

Maior liberdade de projeto, maior acesso de inspeção

Pontas customizadas para aplicações de metrologia proporcionam mais opções de medição do que nunca; a AM oferece a oportunidade de produzir formas complexas para permitir a inspeção de características anteriormente inacessíveis. As pontas AM foram projetadas para aumentar a capabilidade da plataforma multissensor CMM de 5 eixos REVO®, oferecendo maior flexibilidade ao acessar as características das peças.

A combinação das tecnologias flexíveis da AM e da plataforma multissensor REVO permite que os fabricantes tenham maior liberdade no projeto das peças. Peças que anteriormente tinham que ser projetadas para permitir acesso de inspeção com pontas tradicionais agora podem ser projetadas sem essas restrições de metrologia.

Ponta oca de titânio customizada, fabricada por manufatura aditiva, para sistema de inspeção de 5 eixos REVO.

Geometria complexa para ajudar a acessar todas as áreas

As pontas AM podem ser fabricadas com uma geometria complexa e intricada, que oferece vantagens sobre as pontas tradicionais e pode enfrentar os desafios de projeto para peças novas ou existentes.

As pontas de disco são uma solução para medir características grandes em peças, mas o seu projeto foi problemático no passado. Os discos só podiam ser fabricados em cerâmica, o que limitava as dimensões que podiam ser produzidas. Uma ponta AM customizada proporciona uma estrutura rígida e leve, que pode ser fabricada com um diâmetro maior do que uma ponta de cerâmica. Um disco de titânio de 100 mm, com superfície externa retificada, projetado e fabricado pela Renishaw, pesa apenas 13 gramas. Ele proporciona uma redução de 70% no peso em comparação com uma ponta de disco convencional com estas dimensões.

  • AM Disc stylus

Ponta de disco de 100 mm fabricada por manufatura aditiva

Serviço rápido de projeto de pontas customizadas

A Renishaw fabrica suas pontas customizadas internamente e oferece um serviço abrangente de projeto personalizado para atender a todos os seus requisitos de metrologia. Nosso serviço de projeto personalizado garante tempos de entrega curtos; ou seja, sua produção não precisa esperar. Contate-nos para saber mais sobre nosso serviço de projeto personalizado para pontas tradicionais e AM.

Downloads

Galeria de aplicações AM