Saltar navegação

Encoders ópticos blindados

Encontre sua solução de encoder óptico blindado

Encoders lineares blindados tamanho padrão FORTiS-S™

Com a comprovada tecnologia de encoder absoluto da Renishaw e um projeto blindado excepcionalmente robusto, os encoders FORTiS proporcionam medição de elevado desempenho nos ambientes mais agressivos, oferecendo benefícios significativos em relação aos sistemas convencionais.

  • Projeto sem contato – sem desgaste mecânico e maior vida útil
  • Histerese reduzida – feedback mais suave e desempenho dinâmico aprimorado
  • Avanço no projeto do cabeçote de leitura – resistência superior à vibração
  • Vedação exclusiva – maior resistência à contaminação por fluidos e impurezas sólidas
  • LEDs de preparação patenteados – LED indicador de intensidade de sinal integrado para instalação e preparação simples e rápida
Leitor fechado FORTiS-S

Encoders lineares blindados estreitos FORTiS-N™

Incorporando tecnologia de encoder idêntica e proporcionando os mesmos benefícios dos modelos FORTiS-S, os encoders lineares FORTiS-N foram projetados com um cabeçote de leitura mais compacto e perfil mais estreito, tornando-os muito apropriados para aplicações em espaços apertados.

  • Projeto sem contato – sem desgaste mecânico e maior vida útil
  • A tecnologia de sistemas passivos de absorção oferece notável resistência à vibração
  • Apropriado para projetos de máquinas menores e mais leves
  • Pode ser fixado diretamente em uma superfície usinada ou barra de montagem opcional
  • LED de preparação patenteado para instalação rápida e intuitiva já na primeira vez
Leitor fechado FORTiS-N

Contate-nos para discutir seus requisitos

O que é um encoder óptico blindado Renishaw?

Um encoder óptico blindado abriga a eletrônica e a óptica dentro de uma unidade selada que está fixada a um corpo de cabeçote de leitura. Tanto a unidade óptica selada quanto a escala do encoder estão ainda mais protegidas dentro de um invólucro selado. Este projeto proporciona alta resistência à penetração de líquidos e impurezas sólidas.

O encoder linear blindado possui um invólucro extrudado com vedações fixadas longitudinalmente e tampas seladas nas extremidades. O corpo do cabeçote de leitura é unido a uma unidade óptica selada por uma lâmina, que se desloca através dos lábios de vedações ao longo do comprimento do encoder.

Esquema óptico do leitor FORTiS

O movimento do eixo linear faz com que o cabeçote de leitura e a óptica atravessem a escala absoluta do encoder (fixado no interior do invólucro), sem contato mecânico.

A escala do encoder possui um código de escala absoluta com linhas contrastantes de largura total, cuja imagem é transmitida através de uma lente para um detector dentro do cabeçote de leitura. As medições lineares de posição, enviadas em forma digital, são compatíveis com uma série de protocolos de comunicação serial padrão da indústria.

Resolvendo problemas de vibração mecânica

A vibração da máquina pode afetar os encoders blindados convencionais de duas maneiras: causar um erro de medição de posição quando a frequência de vibração está próxima da frequência ressonante do encoder, e a vibração severa pode fazer com que o encoder sinalize um alarme e provoque uma parada de emergência da máquina.

A Renishaw projetou a série de encoders FORTIS com vários recursos exclusivos que aumentam sua robustez contra vibrações, como o uso de amortecedores de massa sintonizados. Este projeto inovador do encoder proporciona uma melhoria substancial na estabilidade posicional, especialmente na sua frequência de ressonância e uma capacidade aprimorada de superar condições extremas com altos níveis de vibração.

Para mais detalhes, consulte nosso documento técnico que explora detalhadamente a resistência à vibração dos encoders FORTiS.

Vibração em encoders blindados FORTiS™

Instalação fácil que é "correta já na primeira vez"

Instalação dos encoders blindados FORTiS™

Os encoders lineares FORTIS são projetados para serem instalados por operadores de montagem, sem a necessidade de habilidades e equipamentos de nível técnico. O LED de preparação integrado proporciona uma verificação visual instantânea da instalação do encoder, indicando se são necessários ajustes adicionais e mostrando a cor azul quando a instalação do encoder está otimizada.

Para obter assistência adicional na instalação, a Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTa-100 opcional pode adquirir e registrar dados abrangentes do encoder em tempo real, como intensidade do sinal versus posição do eixo. A ADTa-100 fornece energia ao encoder e pode ser conectada a um tablet Windows® ou PC através de um cabo USB.

Os encoders FORTiS podem ser alinhados e instalados de forma rápida e fácil usando a técnica de instalação ultrarrápida.

Reduza a purga de ar em 91% nas máquinas

Os usuários de máquinas que adotam uma abordagem inteligente para purga de ar com encoders absolutos blindados FORTiS podem reduzir significativamente suas emissões de CO2 e reduzir os custos de eletricidade. Graças ao uso exclusivo de vedações DuraSeal™, os encoders FORTiS permitem que muitos usuários empreguem uma filosofia de purga de ar de baixo fluxo. Isto proporciona todos os benefícios de confiabilidade de uma purga de ar, mas reduz o consumo de ar comprimido em até 91% quando comparado com outros encoders lineares blindados.

Para mais detalhes, leia nossa nota de aplicação para saber como reduzir sua pegada de carbono em ambientes operacionais padrão e sem condições restritivas.

Centros de usinagem verticais