Saltar navegação

Sistema de encoder incremental TONiC™ FS com anel rotativo (angular) RESM20

Características

  • Dimensões do cabeçote de leitura: 35 x 13,5 x 10 mm
  • Rotações até 3 673 rpm
  • Interface analógica destacável (Ti) ou saída dupla (DOP)*
  • Certificado conforme:
    ISO 13849 Categoria 3 PLd
    IEC 61508 SIL2
    IEC 61800-5-2 SIL2

Benefícios

  • Anel de perfil baixo com grande diâmetro interno para fácil integração
  • Cabeçote de leitura super compacto com condicionamento de sinal dinâmico controle de movimento melhorado
  • Elevada imunidade contra impurezas
  • Reduzido Erro Subdivisional (SDE): normalmente <±30 nm
  • Kit de diagnóstico
Área transparente para banners no site

O que é o encoder TONiC FS?

A série TONiC FS é o sistema de encoder incremental sem contato supercompacto da Renishaw, que assegura velocidades de até 10 m/s e, quando combinado com a interface DOP, resoluções de até 1 nm em aplicações lineares e rotativas. Os sistemas TONiC FS são rápidos e fáceis de instalar, com grandes tolerâncias de preparação e calibração com um toque de botão. O processamento de sinal dinâmico do encoder TONiC FS proporciona estabilidade de sinal aumentada, Erro Subdivisional muito reduzido <±30 nm, para elevado desempenho do controle de movimentos. Certificado conforme SIL2 e PLd para uso em aplicações de segurança funcional.

* Apenas as saídas analógicas de seno e cosseno são funcionalmente seguras.

O que é o anel RESM20?

O anel RESM20 é uma peça única em aço inoxidável com escala de 20 µm marcada diretamente na periferia, que possui a marca de referência óptica IN-TRAC™. Estão disponíveis duas versões em uma grande variedade de dimensões (Ø52 mm até Ø550 mm). Anéis com seção "A", que oferecem uma impressionante exatidão instalada, possuem um sistema de montagem cônica que reduz a necessidade de peças usinadas com tolerâncias apertadas e elimina a excentricidade. Também estão disponíveis anéis finos com seção "B", com inércia e massa reduzidas. Os anéis com seções "A" e "B" possuem grande diâmetro interno, para uma integração flexível. O formato sem contato elimina o retrocesso (backlash), torção do eixo e outros erros de histerese mecânica inerentes aos encoders blindados tradicionais.

Por que escolher este sistema de encoder?

Certificação de Segurança Funcional

A série TONiC FS é um sistema de encoder óptico aberto incremental com certificação conforme as seguintes normas de Segurança Funcional:

ISO 13849 Categoria 3 PLd
IEC 61508 SIL2
IEC 61800-5-2 SIL2

Algumas funções de segurança de máquinas, tais como a Safety Limited Speed (SLS), requerem que o feedback do encoder seja funcionalmente seguro. Utilizando um sistema de encoder já classificado para uso nestas aplicações pode tornar a certificação da máquina significativamente mais fácil. A adoção destas funções avançadas de segurança da máquina permite que os construtores de máquinas construam máquinas mais seguras, capazes de maior funcionalidade e que reduzem os tempos de preparação e os tempos de parada da máquina.

Confiabilidade e desempenho elevados em dimensões compactas

Para máxima confiabilidade, desempenho consistente e alta imunidade contra impurezas, os cabeçotes de leitura TONiC FS incorporam óptica de filtração de terceira geração, estão ajustados para ruídos ainda mais reduzidos (variações) e aperfeiçoados pelo processamento de sinais dinâmicos, incluindo o Controle de Ganho Automático e o Controle de Compensação Automático. Esta combinação - incorporada dentro do cabeçote de leitura - fornece sinais de pureza sem precedentes e Erro Subdivisional muito reduzido <±30 nm. O resultado é um controle mais suave da velocidade para desempenho melhorado da digitalização e aumento da estabilidade posicional, parâmetros essenciais para inúmeras aplicações, tudo em um cabeçote de leitura compacto.

Instalação rápida e fácil

Um LED de preparação no cabeçote de leitura fornece uma indicação visual do tamanho do sinal e um kit de diagnóstico opcional permite a verificação remota do desempenho do sistema quando o cabeçote de leitura está no interior da máquina. A calibração da marca de referência e dos sinais incrementais é realizada com o toque de botão, sem ajuste mecânico ou ferramentas de diagnóstico adicionais. A marca de referência óptica IN-TRAC selecionável pelo cliente está incorporada na escala incremental para dimensões compactas e alinhamento simplificado. Isso resulta em uma saída de marca de referência que é repetível bidirecionalmente repetível conforme unidade de resolução ao longo de toda a faixa de temperatura e velocidade.

Opções de interface

Interface Ti

  • Saída analógica, incluindo um botão CAL.Interface Ti

Interface DOP (saída dupla)

  • Fornece quadratura digital simultânea e sinais de 1 Vpp.
  • Projetada para aplicações que requerem a sincronização de uma ou mais operações com um eixo de movimento.Interface TONiC Dual Output (DOP)

Kit de diagnóstico opcional

Kit de diagnóstico TONiC™ (software e hardware)

O software de diagnóstico TONiC pode ser utilizado para otimizar a instalação dos encoders TONiC e proporcionar uma calibração rápida e abrangente do sistema. O software deve ser utilizado em conjunto com o hardware de diagnóstico TONiC que pode ser adquirido da Renishaw utilizando o código de peça A-9411-0011. O hardware está conectado ao PC através de cabo USB (fornecido no kit) ou em linha com o sistema eletrônico do cliente.

Saiba tudo sobre o kit de diagnóstico TONiC.

Especificações técnicas

Padrão de medição

RESM20: anel de aço inoxidável de perfil baixo e peça única. Estão disponíveis anéis com diâmetro interno cônico com seção "A" padrão ou seção "B" de baixa inércia

Também disponível para aplicações de rotação parcial como REXT20

Dimensões do cabeçote de leitura (CxAxL)

35 mm x 13,5 mm x 10 mm

Graduação da escala

20 μm

Coeficiente de dilatação térmica a 20 °C15,5 ±0,5 µm/m/°C

Diâmetro externo do anel

52 mm a 550 mm. Para dimensões maiores, contate a Renishaw

Contagem de linha

8 192 a 86 400 (depende das dimensões do anel)

Marca de referência

RESM20: anel de marca de referência única IN-TRAC

REXT20: anel com duas marcas de referência para aplicações de rotação parcial

Exatidão*

Exatidão da graduação

Exatidão do sistema


±3,97 a ±0,38 arco segundos (depende do diâmetro do anel)

±4,20 a ±0,40 arco segundos (depende do diâmetro do anel)

Rotação máxima

Analógico

Digital (**usado com DOP)

(Ver dados técnicos para mais detalhes)

3 673 rpm a -3 dB (em RESM20 de 52 mm)

3 673 rpm (resolução de 5 μm TONiC em RESM20 de 52 mm)

Erro Subdivisional (SDE)

Normalmente < ±30 nm

Controle dinâmico de sinal

Condicionamento de sinal em tempo real, incluindo - Auto Gain Control (AGC) e Auto Offset Control (AOC) - para desempenho otimizado durante a operação

Sinais incrementais

Analógico

Digital (**usado com DOP)

(Ver dados técnicos para detalhes sobre resoluções angulares)

1 Vpp (período 20 μm)

Resoluções de 5 μm a 1 nm

Conexão elétrica

Cabos com comprimentos 0,2 m, 0,5 m, 1 m, 1,5 m, 3 m, 5 m, 6 m e 10 m com miniconector (conecta diretamente na interface TONiC)

Fonte de alimentação

5 V ±10%
Somente cabeçote de leitura <100 mA
Com Ti0000 <100 mA
Com DOP <275 mA

Vibração (sistema)

100 m/s2, 55 Hz a 2 000 Hz, 3 eixos

Choque (sistema)

500 m/s2, 6 ms, ½ seno, 3 eixos

Temperatura operacional (sistema)

0 °C a +70 °C

Proteção

Cabeçote de leitura: IP40
Interface Ti: IP20
Interface DOP: IP30

* A exatidão do sistema é o erro de graduação mais SDE. A exatidão de graduação é a máxima diferença entre o ângulo medido por um único cabeçote de leitura e a rotação verdadeira do encoder como graduado. Não estão incluídas perturbações da aplicação como a excentricidade.

* Apenas as saídas analógicas de seno e cosseno são funcionalmente seguras.

Veja os dados técnicos para mais detalhes.