Saltar navegação

Sistema de encoder absoluto EVOLUTE™ com escala linear RTLA50

Características

  • Interfaces seriais: BiSS® C, FANUC, Mitsubishi, Panasonic, Siemens DRIVE-CLiQ®, Yaskawa
  • Dimensões do cabeçote de leitura: 36 x 16,5 x 17,2 mm
  • Resoluções até 50 nm a 100 m/s
  • Exatidão ±10 µm/m a 20 °C
  • Coeficiente de dilatação térmica da escala a 20 °C: 10,1 ±0,2 µm/m/°C
  • Versão com saída de cabo lateral disponível

Benefícios

  • Imunidade aprimorada contra impurezas
  • Fácil instalação e operação robusta
  • Desempenho versátil de metrologia
  • Ruído com menos de 10 nm RMS para melhor estabilidade posicional
  • Erro Subdivisional de ±150 nm para controle de velocidade suave
  • Opção de montagem lateral e cabeçote de leitura reversível para uma montagem flexível
  • Ferramenta de Diagnóstico Avançado opcional

Área transparente para banners no site

O que é o EVOLUTE?

Baseado na tecnologia líder do setor da série de encoders RESOLUTE™, o EVOLUTE™ é um encoder óptico absoluto verdadeiro de período de escala de 50 μm com tolerâncias de instalação generosas, imunidade aprimorada a impurezas e desempenho de metrologia versátil. A posição é adquirida imediatamente no início, sem exigir nenhum movimento, tornando-o adequado para uma ampla gama de aplicações de controle de movimento.

A alta integridade operacional é mantida devido a algoritmos de processamento de imagem inovadores e óptica otimizada para resistência à contaminação, enquanto o uso de uma escala de trilha única com um período de 50 µm fornece uma tolerância de instalação generosa de 500 µm (rideheight).

O encoder EVOLUTE mede a posição absoluta com resoluções de até 50 nm em velocidades de até 100 m/s, fornecendo metrologia versátil com Erro Subdivisional (SDE) de ±150 nm e ruído ultrabaixo (jitter) de menos de 10 nm RMS .


O que é a escala RTLR50?

A RTLA50 incorpora a mesma escala de fita de aço inoxidável que a RTLA, porém com uma versão de graduação de 50 µm do nosso código de escala absoluta. Ela possui exatidão de ±10 µm/m e comprimentos disponíveis até 10,02 metros. Estão disponíveis duas opções de montagem, ambas permitem a dilatação térmica da escala independente e a conveniência da escala de fita.

  • A RTLA50 pode ser utilizada com o revolucionário sistema de transporte de escala FASTRACK™. Este sistema permite que uma trilha seja colocada de modo rápido e fácil, sem necessidade de furos de fixação. Um espaçador sacrifical é removido e a fita escala é então depositada na trilha.
  • A RTLA-S é fixada sobre o substrato com uma fita autoadesiva no verso. O autoadesivo é formulado de tal modo que ele permite a dilatação térmica da escala independente do substrato.

Para concluir a instalação, ambos os tipos de escala são fixados em um ponto para estabelecer uma posição de referência.

Por que escolher este sistema de encoder?

Fácil eliminação de falhas e manutenção

A Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTa‑100 adquire dados abrangentes em tempo real dos cabeçotes de leitura do encoder EVOLUTE™. As informações são exibidas através da interface do software ADT View de fácil utilização. Embora na maioria dos casos o LED de preparação integrado no encoder seja suficiente para configurar o sistema, a ADT pode ser usada para auxiliar nas instalações mais difíceis. O ADT também pode relatar o desempenho do encoder e auxiliar na detecção de falhas do sistema para evitar o longo tempo de máquina parada.

Instalação rápida e fácil

O tempo de construção da máquina é crítico em aplicações OEM, pois o tempo economizado na instalação do componente permite tempos de produção mais curtos e, em última análise, maior lucratividade. A grande altura de percurso e tolerância oferecidas pelo cabeçote de leitura EVOLUTE (altura de percurso 0,8 mm, tolerância ±0,25 mm) assegura uma instalação rápida e simples com validação instantânea do LED de preparação integrado, eliminando a necessidade de um demorado ajuste fino. Esta generosa tolerância de preparação é possibilitada pela óptica avançada e por não seguir a técnica de medição absoluta convencional de não utilizar trilhas duplas lado-a-lado (uma incremental e outra absoluta) que inerentemente está sujeita a problemas de defasagem quando ocorrem pequenos desalinhamentos angulares.

Operação robusta

A minimização dos tempos de parada é uma prioridade para os usuários finais de máquinas de produção. O encoder EVOLUTE assegura longo tempo de funcionamento da máquina através de vários mecanismos que permitem alta imunidade contra impurezas ao sistema óptico: é utilizado um Processador de Sinal Digital (DSP) para analisar dados capturados a partir do sensor de imagem especial e trabalhar com sistemas ópticos de imagens para superar os efeitos de dispersão de luz que manchas oleosas ou gordurosas que podem provocar a falha de outros encoders; o LED de fonte pontual especial altera a duração do seu lampejo para oferecer a melhor integridade de sinal para todas as velocidades de percurso; e, finalmente, uma redundância substancial está incorporada ao padrão de código absoluto, permitindo que o cabeçote de leitura EVOLUTE funcione sobre partes da escala que são parcialmente obscurecidas pela contaminação com partículas.

Opção de interface externa

Interface externa Siemens DRIVE-CLiQ

  • Necessário para a interface serial Siemens DRIVE-CLiQInterface DRIVE-CLiQ para utilização com o leitor óptico absoluto verdadeiro RESOLUTE
  • Também disponível com entrada de cabeçote duplo para sistemas rotativos de elevada exatidão
  • Exibe alarmes de comunicação
  • Duplica LED de cabeçote de leitura

Uma interface é desnecessária para as outras interfaces seriais disponíveis

Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTa-100 opcional

Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTa-100

O sistema de encoder EVOLUTE é compatível com a Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTa-100 e o software ADT View. Eles fornecem feedback de dados abrangentes do encoder em tempo real para auxiliar nas instalações e diagnósticos mais difíceis. A interface de software intuitiva pode ser utilizada para:

  • Calibração remota
  • Otimização de sinal ao longo de todo o comprimento do eixo
  • Leitura digital da posição do encoder (relativa à escala)
  • Exportação e salvamento de dados
  • Definir zero

Interfaces seriais

Interfaces seriaisDescriçãoDados técnicosProdutos compatíveis
BiSS C

A Renishaw suporta o protocolo aberto BiSS C (unidirecional) para encoders absolutos. A BiSS C é uma interface serial de alta velocidade, perfeita para eixos dinâmicos que requerem alta aceleração, controle de velocidade suave, excelente repetibilidade bidirecional e grande estabilidade posicional. O
RESOLUTE com BiSS C está disponível nas versões de encoder (angular) rotativo e linear, compatível com uma grande variedade de comandos de padrão industrial, acionamentos, DROs e cartões contadores de PC.

EVOLUTE BiSS C

Página de produtos compatíveis com BiSS C

FANUCO EVOLUTE com a interface serial FANUC (α e αi) está disponível para aplicações rotativas e lineares.
O EVOLUTE proporciona muitas vantagens para as máquinas-ferramenta de elevado desempenho que utilizam comandos FANUC. Velocidade mais alta, comunicações seriais robustas e confiáveis, desempenho de contorno superior e maior rigidez do servo. Além disso, o formato sem contato elimina o retrocesso (backlash), torção do eixo e outros erros de histerese que afetam encoders blindados tradicionais.
EVOLUTE FANUCN/A

Mitsubishi

O EVOLUTE com interface serial Mitsubishi está disponível na forma linear. O EVOLUTE é compatível com a série J4 e J5 de servoacionamentos e com os acionamentos MDS-D2/DH2/DM2/DJ para aplicações em máquinas-ferramenta.

EVOLUTE Mitsubishi

N/A

Panasonic

O EVOLUTE com interface serial Panasonic está disponível na forma linear. Compatível com acionamentos da série A5 e A6, ele proporciona feedback repetível de elevada resolução para melhor controle do servoacionamento e da velocidade.

EVOLUTE Panasonic

N/A
Siemens DRIVE-CLiQ

O EVOLUTE com interface serial DRIVE-CLiQ da Siemens está disponível para aplicações lineares (usando interface externa). DRIVE-CLiQ é a inovadora e poderosa interface de comunicação da Siemens para conectar diretamente os sistemas de encoders de medição aos componentes de acionamento SINUMERIK e SINAMICS.

EVOLUTE Siemens DRIVE-CLiQN/A
Yaskawa

O EVOLUTE com a interface de comunicação serial Yaskawa está disponível na forma linear e é compatível com SERVOPACKs Sigma-5 e Sigma-7.

EVOLUTE YaskawaN/A

Especificações técnicas

Padrão de medição

FASTRACK RTLA50: escala de fita de aço inoxidável com sistema transportador

RTLA50-S: escala de fita de aço inoxidável com código absoluto com fita autoadesiva no verso, para montagem direta no substrato sem os trilhos guia FASTRACK

Dimensões do cabeçote de leitura (CxLxA)

36 mm x 16,5 mm x 17,2 mm

Graduação da escala

Nominal 50 μm

Coeficiente de dilatação térmica a 20 °C

10,1 ±0,2 µm/m/°C

Classe de exatidão a 20 °C

±10 μm/m

Comprimento da escala

Algumas variantes de protocolo BiSS C possuem comprimento máximo limitado (ver dados técnicos para mais detalhes)

FASTRACK: 100 mm a 10,02 m

RTLA50/RTLA50-S: até 10,02 m

Rotação máxima

(Ver dados técnicos para mais detalhes)

Até 100 m/s

Interfaces seriais*

BiSS C, FANUC, Mitsubishi, Panasonic, Siemens DRIVE-CLiQ, Yaskawa

Resoluções

500 nm, 100 nm e 50 nm para BiSS C, FANUC, Mitsubishi, Panasonic, Yaskawa

50 nm para Siemens DRIVE-CLiQ

Erro Subdivisional (SDE)

±150 nm

Conexão elétrica

Comprimentos de cabos 0,5, 1, 1,5 ou 3 m com conector tipo D de 9 vias para BiSS C, FANUC, Mitsubishi, Panasonic, Yaskawa

M12 para Siemens DRIVE-CLiQ

Fonte de alimentação

5 V ±10 %, máx 250 mA @ 5 V (terminada)

Vibração (em operação)

300 m/s2 máx @ 55 Hz a 2 000, 3 eixos

Choque (não operando)

1 000 m/s2, 6 ms, ½ seno, 3 eixos

Temperatura operacional

0 °C a +80 °C

Proteção

IP64

Veja os dados técnicos para mais detalhes.

*Outras interfaces seriais estão sendo adicionadas continuamente.