Sistema de medição Equator™ 500
Novo Renishaw Equator™ 500 – controle de processo inteligente para peças de maior porte com todos os benefícios do comprovado sistema de medição Equator 300
O novo sistema Equator 500 agora permite medir peças maiores, com capacidade útil de 500 mm de diâmetro e até 400 mm de altura (utilizando trocas entre SM25-2 e SM25-3).
Ambos os sistemas de medição Equator 300 e 500 são exatos entre 5° C e 50° C em qualquer taxa de variação de temperatura e são capazes de escanear a velocidades superiores a 200 mm/s.
Os sistemas são compatíveis com o softwares Organiser para fácil utilização do operador, com o software EZ-IO para automação e com o software IPC (controle de processo inteligente) para atualização de corretores de ferramenta em máquinas-ferramentas CNC.
Maior capacidade útil de medição
O Equator 500 possui capacidade útil de medição com diâmetro de 500 mm no plano X/Y e 250 mm em Z, quando utilizado com o módulo de escaneamento SM25-2. A capacidade em Z pode ser ampliada para 400 mm ao utilizar o módulo de escaneamento SM25-3, que permite pontas de até 200 mm de comprimento para acessar ainda mais características. A base do Equator 500 suporta peça e dispositivo de fixação com um peso total máximo de 100 kg.
As aplicações típicas incluem peças de transmissão , blocos e cabeçotes de motores, componentes de maior porte como bielas e carcaças de diferencial, peças fundidas de suspensão, peças estampadas , válvulas e bombas.

Exatidão mesmo com bruscas variações de temperatura, agora até 45 ºC de variação.
As condições climáticas podem causar ciclos variáveis de temperatura diária e sazonal. Por exemplo, no início da manhã uma máquina em chão de fábrica pode ter sua temperatura elevada devido a condições externas ou até mesmo pelo aquecimento da própria máquina. O sistema já comprovou que pode lidar com isto através da remasterização da peça master. O que significa que uma medição exata pode iniciar assim que a primeira peça foi produzida e continuar independe das alterações das condições.

Atualização automática de correções de ferramenta (offsets) diretamente dos sistemas Equator 300 e 500.
A série Equator é compatível com o novo software IPC, que permite o monitoramento constante e o ajuste automático da operação de usinagem, mantendo as dimensões da peça próximas às nominais e adequados aos limites de controle de processo. Esta correção de desvio de processo além de melhorar a qualidade e a capabilidade do processo, reduz consideravelmente os níveis de refugo. A proximidade da Equator com o processo CNC permite o ajuste no momento da fabricação, evitando atrasos ou dependência em relação à inspeção da peça acabada. Um sistema de medição Equator pode ser conectado a um ou vários comandos de máquinas-ferramenta CNC.
