Saltar navegação

Sistema de medição Equator™ 500

Novo Renishaw Equator™ 500 – controle de processo inteligente para peças de maior porte com todos os benefícios do comprovado sistema de medição Equator 300

O novo sistema Equator 500 agora permite medir peças maiores, com capacidade útil de 500 mm de diâmetro e até 400 mm de altura (utilizando trocas entre SM25-2 e SM25-3).

Ambos os sistemas de medição Equator 300 e 500 são exatos entre 5° C e 50° C em qualquer taxa de variação de temperatura e são capazes de escanear a velocidades superiores a 200 mm/s.

Os sistemas são compatíveis com o softwares Organiser para fácil utilização do operador, com o software EZ-IO para automação e com o software IPC (controle de processo inteligente) para atualização de corretores de ferramenta em máquinas-ferramentas CNC.

Maior capacidade útil de medição

O Equator 500 possui capacidade útil de medição com diâmetro de 500 mm no plano X/Y e 250 mm em Z, quando utilizado com o módulo de escaneamento SM25-2. A capacidade em Z pode ser ampliada para 400 mm ao utilizar o módulo de escaneamento SM25-3, que permite pontas de até 200 mm de comprimento para acessar ainda mais características. A base do Equator 500 suporta peça e dispositivo de fixação com um peso total máximo de 100 kg.

As aplicações típicas incluem peças de transmissão , blocos e cabeçotes de motores, componentes de maior porte como bielas e carcaças de diferencial, peças fundidas de suspensão, peças estampadas , válvulas e bombas.

Imagem do espaço de trabalho do Equator 500

Exatidão mesmo com bruscas variações de temperatura, agora até 45 ºC de variação.

As condições climáticas podem causar ciclos variáveis de temperatura diária e sazonal. Por exemplo, no início da manhã uma máquina em chão de fábrica pode ter sua temperatura elevada devido a condições externas ou até mesmo pelo aquecimento da própria máquina. O sistema já comprovou que pode lidar com isto através da remasterização da peça master. O que significa que uma medição exata pode iniciar assim que a primeira peça foi produzida e continuar independe das alterações das condições.

Novo Equator 500 - Junto com o Equator 300


Atualização automática de correções de ferramenta (offsets) diretamente dos sistemas Equator 300 e 500.

A série Equator é compatível com o novo software IPC, que permite o monitoramento constante e o ajuste automático da operação de usinagem, mantendo as dimensões da peça próximas às nominais e adequados aos limites de controle de processo. Esta correção de desvio de processo além de melhorar a qualidade e a capabilidade do processo, reduz consideravelmente os níveis de refugo. A proximidade da Equator com o processo CNC permite o ajuste no momento da fabricação, evitando atrasos ou dependência em relação à inspeção da peça acabada. Um sistema de medição Equator pode ser conectado a um ou vários comandos de máquinas-ferramenta CNC.

Novo Equator 500 - Atualizando usando IPC junto com Equator 300

Saiba mais