Saltar navegação

Ballbar 20 para QC20-W e QC10

Poderoso e fácil de usar, o software suporta o teste de arco parcial de 220° (somente QC20-W, com hardware opcional) e o diagnóstico volumétrico.

Software aprimorado para proporcionar maior flexibilidade nos testes e relatórios.

O software Ballbar 20 foi desenvolvido para uso com o sistema ballbar sem fio QC20-W mas também é compatível com os ballbars QC10 existentes, podendo até mesmo utilizar os arquivos e modelos de teste Ballbar 5. Isto significa que pode ser utilizado um único programa para operar ambos sistemas QC10 e QC20-W.

Principais vantagens

  • Ballbar 20 Diagnóstico volumétrico - Permite selecionar 3 arquivos de teste de planos ortogonais (sujeito a critérios de compatibilidade) e exibi-los em uma única página. Uma nova análise determina os valores gerais máx. e mín. de circularidade para informar a "esfericidade" e também mostrar os resultados dos testes individuais de circularidade. (Nota: a análise volumétrica somente funciona com arquivos de dados de testes coletados através do software Ballbar 20).
  • Normas recentes - Diagnóstico disponível conforme ISO 230-4:2005 e ANSI/ASME B5.54-2008 enquanto mantém a opção de análise em relação às edições anteriores destas normas.
  • Exportação e importação de pastas e arquivos da máquina - Permite que engenheiros de serviço facilmente atualizem e compartilhem dados localizados em um diretório central/compartilhado.
  • Função "clonar" máquinas - Torna fácil criar várias máquinas similares, através da seleção de uma máquina existente e subsequente "clonagem" e edição.
  • Repetir/testes múltiplos (somente no modo avançado) - Permite que o usuário selecione vários testes sequenciais para serem executados, com salvamento automático do arquivo de dados (e incremento do nome de referência do arquivo).

Principais recursos

Teste completo e relatórios

O Ballbar 20 permite a preparação e execução de testes com o ballbar, seja como teste único ou utilizando um modelo de teste definido pelo cliente. Os dados capturados podem ser exibidos como relatórios de análise em uma variedade de normas internacionais, p.ex. ISO 230-4, ANSI B5.54 etc., bem como em um formato de análise Renishaw completo.

Além da visualização gráfica, o software Ballbar 20 classifica cada erro diagnosticado de acordo com o impacto sobre a exatidão geral da máquina, que é declarada claramente junto com um valor para a tolerância posicional.

Histórico do desempenho da máquina

Utilizando um modelo de teste definido pelo cliente para permitir comparações, agora é possível ver quantas das características de desempenho da máquina medidas com o ballbar (p.ex. ISO 230-4: desvios circulares e radiais, tolerância posicional, esquadro, folga, etc.) variaram ao longo do tempo. Resumindo, é compilado um completo "registro médico" ballbar da máquina!

Os gráficos tornam as tendências visíveis, permitindo que tarefas de manutenção sejam programadas antecipadamente, enquanto que as descontinuidades no gráfico auxiliam no diagnóstico da falha após uma quebra da máquina.

As tolerâncias de aviso e falha também podem ser definidas em qualquer uma das características da máquina medidas pelo ballbar QC20-W. Uma vez definidas, estas tolerâncias são exibidas nos gráficos do histórico e podem ser usadas para imediatamente verificar os resultados de cada teste ballbar.

"Gerador de programa da peça"

Isto permite gerar programas CNC para testes com ballbar de forma rápida e automática. Apenas prepare o teste e selecione o tipo de comando da máquina (vários padrões são fornecidos com o software, mas estes podem ser adicionados e personalizados). Com um único clique é possível gerar um programa para edição posterior, se necessária, baixar e transferir para o CNC. Os programas gerados podem ser armazenados no software para uso futuro.

Simulador gráfico Ballbar

Prediz o efeito da manutenção e dos ajustes no desempenho da máquina.

Permite que o usuário veja os resultados do teste na tela, e é capaz de alterar a geometria da máquina, folga e parâmetros dinâmicos, para testar cenários "o que acontece se" no gráfico Ballbar e nos valores de tolerância de circularidade e posição. Como isto é efetuado em um simulador separado, não existe o risco de corromper os dados originais do teste.

Suporte multilíngue

O software Ballbar 20 inclui os seguintes idiomas: Inglês, Tcheco, Francês, Alemão, Italiano, Português, Russo, Espanhol, Japonês, Coreano, Chinês, Polonês, Turco, Sueco e Húngaro.

Note que o Ballbar 20 permite a geração de relatórios em idiomas alternativos, independente do idioma operacional do software, ideal para o fornecimento de relatórios de teste para clientes no exterior.

Modos de usuário selecionáveis

O Ballbar 20 é fácil de usar, e com 3 modos diferentes de operação é possível restringir as opções disponíveis para atender suas necessidades e o nível de qualificação e autorização do operador.

  • Quick Check - Para o teste único de máquinas com diferentes preparações.
  • Operator - Teste comparativo periódico da condição da máquina. Modelos de teste pré-definidos aceleram a verificação da máquina e asseguram uma preparação consistente.
  • Advanced - Pleno acesso à preparação, edição e organização dos dados da máquina

Galeria de imagens

Download de software

  • Download do software: Ballbar 20 V5.09.09 [en]

    Software atual fornecido com todos os kits ballbar QC20-W, mas também compatível com os ballbars QC10. Requisitos para o PC: Windows 7 ou Windows 8. O software Microsoft.NET V3.5 ou mais recente será instalado automaticamente se necessário; note que isto pode demorar 15 minutos adicionais.

  • Nota de versão de software:  Ballbar 20 (V5.09.09) Nota de versão de software: Ballbar 20 (V5.09.09) [en]

    Informação importante sobre a instalação e uso do Ballbar 20 V5.09.09. É recomendado ler isto antes de baixar ou instalar o software. Em inglês.