Saltar navegação

Sistema laser de alinhamento XK10

Uma solução digital única para uma variedade de máquinas-ferramenta.

Meça e alinhe eixos geométricos e rotativos em máquinas-ferramentas

O sistema laser de alinhamento XK10 foi desenvolvido para medir erros geométricos e rotacionais de máquinas-ferramenta. Utilizado com o kit de fixações para máquinas-ferramenta XK10, ele permite medições mais rápidas e fáceis em relação aos métodos tradicionais, como relógios comparadores, autocolimadores e equipamentos de metrologia. Ele pode ser usado em trilhos lineares para garantir que estejam retos, quadrados, planos e nivelados, bem como para avaliar o sentido do fuso e a coaxialidade de máquinas rotativas.

A medição de erros geométricos e rotacionais durante a construção, manutenção e reparo da máquina, permite o alinhamento exato e o ajuste dos eixos da máquina para obter um desempenho ideal. Isso reduz tempo durante os processos de montagem da máquina e serviços no local, incluindo manutenção periódica ou após uma colisão.

O XK10 pode ser usado para medir e registrar uma variedade de tipos de erros geométricos utilizando um único sistema. As leituras de erro em tempo real permitem que os ajustes sejam feitos na máquina durante o processo de alinhamento.

Visão geral do sistema

  • O emissor é o principal método de transmissão do laser para a maioria dos tipos de medição. É utilizado com a unidade M para medições geométricas até 30 m.
  • As unidades S e M contêm transmissores e receptores e podem ser montadas com diferentes configurações, dependendo do tipo de erro em teste.
  • O tablet dedicado é usado para efetuar e registrar medições, além de exibir leituras em tempo real, permitindo fácil ajuste. É alimentado por uma bateria recarregável, permitindo operação portátil até 30 horas.
  • O sistema XK10 inclui um kit de fixações para máquinas-ferramenta, projetado especificamente para melhorar a repetibilidade e exatidão das medições.

Sistema laser de alinhamento XK10
Sistema laser de alinhamento XK10 na base da máquina

Principais recursos e benefícios

Configurado para proporcionar soluções flexíveis de medição para máquinas-ferramenta. O kit permite variações nos tamanhos e configurações da máquina.

  • Cabeçote rotativo - permite fácil direcionamento do feixe a partir do emissor, com capacidade de medir a planeza usando uma série de pontos de grade.
  • Software intuitivo - orienta você através do processo de configuração e medição, de forma rápida e fácil.
  • Crie relatórios personalizados - o recurso de análise de retilinidade e paralelismo no CARTO Explore fornece resultados confiáveis para verificar e corrigir o alinhamento da máquina.
  • Conectividade sem-fio - a ausência de cabos garante flexibilidade na preparação e medição.
  • Fixação fácil - projetado para resultados repetíveis e exatos e para reduzir o tempo de preparação.
  • Flexibilidade - várias medições para diferentes configurações da máquina a partir de um único kit.
  • Análise automática - resultados imediatos após a medição, com exibições em tempo real para ajuste.

Kit de paralelismo XK

O kit de paralelismo XK é um acessório adicional necessário para realizar medições de paralelismo. Ele permite que duas medições de retilinidade nominalmente paralelas sejam realizadas sem mover o emissor.

  • Deflexão exata de - 90°do feixe laser. Ajustes versáteis permitem facilidade de alinhamento.

Um kit opcional de montagem de tripé está disponível para uso com um tripé quando não há espaço para montar o emissor diretamente.

Medição da retilinidade

Medição da retilinidade vertical e horizontal ao longo de um eixo com o sistema laser de alinhamento XK10.

Usado durante o processo de construção da máquina para garantir a exatidão ao montar e alinhar mesas e guias.

Medição do sentido do fuso

XK10 mede o ângulo em que um fuso ou mandril está apontando.

Isso pode ser usado para qualquer alinhamento de fuso ou mandril, para garantir que aponte na mesma direção através de uma rotação completa de 360°.

Avaliações de clientes

Descubra como nossos clientes estão utilizando nosso laser de alinhamento para simplificar seu processo de medição.

O sistema laser de alinhamento Renishaw XK10 provou ser uma ferramenta inestimável de investigação e montagem em nosso processo de fabricação. Seu projeto compacto e kit de acessórios flexíveis permitem que ele seja usado em todo a linha de máquinas-ferramentas da Mazak, além de reduzir significativamente a necessidade de remover acessórios ao medir.

Tendo trabalhado com a Renishaw no desenvolvimento do XK10, replicamos e introduzimos com sucesso técnicas de medição utilizando os numerosos recursos que nos permitiram reduzir nossa necessidade de equipamentos de metrologia.

De modo decisivo, a montagem de referência do XK10 nos permitiu capturar e registrar perfis precisos da máquina, sem a necessidade de um trilho guia linear. Além de reduzir esse tempo de avaliação, ele forneceu uma visão mais ampla de uma variedade de dados importantes, o que, por sua vez, melhorará ainda mais a repetibilidade e a exatidão das nossas medições.

Mazak Europa, Reino Unido

Aplicamos o sistema laser de alinhamento Renishaw XK10 em vários processos de construção de máquinas CNC Xiamen Takam, desde a verificação da exatidão dos componentes até a montagem e a conclusão da máquina em processo. Ele acelerou significativamente todo o processo de medição em pelo menos 50% em comparação com a medição pelos métodos tradicionais, p. ex. relógio comparador, autocolimador, esquadro de granito. Maior eficiência significa que podemos ser mais flexíveis com a alocação de recursos da equipe.

No passado, enfrentamos desafios ao mover esquadros de granito grandes e volumosos durante a medição, especialmente em máquinas-ferramenta com eixos longos. O laser de alinhamento XK10 tem um alcance de medição de 30 m, fornecendo uma solução fácil e eficiente para esquadro, retilinidade, planicidade e paralelismo. A Renishaw é altamente reconhecida no campo da metrologia, garantindo a confiança do cliente nos relatórios de teste do XK10 fornecidos com a nova máquina.

Xiamen Takam Machinery Co., Ltd, China

Estamos sempre procurando sistemas de medição precisos e eficientes no mercado para aprimorar nossos processos de fabricação. Ferramentas tradicionais, como relógios comparadores, autocolimadores ou esquadros de granito, têm limitações em aplicações práticas e grandes tolerâncias, principalmente ao realizar medições de paralelismo em vários eixos.

O sistema laser de alinhamento XK10 da Renishaw fornece uma solução perfeita. Ele não apenas aumenta significativamente nossa eficiência, ele também garante a exatidão. Durante a demonstração realizada pelo engenheiro da Renishaw, ficamos impressionados que os resultados do XK10 são comparáveis às medições dos componentes em nossa CMM. O XK10 foi projetado com conectividade sem fio que oferece grande flexibilidade na preparação e medição a partir de um único kit. Além disso, fornece relatórios intuitivos, permitindo que nossos clientes entendam o desempenho de sua nova máquina Hurco.

Hurco Manufacturing Ltd, Taiwan

Revisamos vários sistemas de medição para encontrar uma solução para aplicações que exigem alinhamento preciso. Esquadros de granito e relógios comparadores usados para alinhamento levam muito tempo para alinhar e a exatidão da medição varia de acordo com a experiência do operador. Grandes esquadros de granito também são necessários para alinhar longas distâncias.

Entre os vários sistemas de medição, o sistema laser de alinhamento Renishaw XK10 era fácil de usar, mesmo para usuários iniciantes, graças ao seu software intuitivo e operação simples. As ferramentas de medição tradicionais exigem muito tempo para alinhamento, mas depois de usar o XK10, o tempo de alinhamento do equipamento foi reduzido em mais de 50%. A exatidão do alinhamento também melhorou.

Até agora, era difícil medir o paralelismo com uma longa distância de eixo, por exemplo, equipamentos de fabricação de baterias secundárias, mas o sistema a laser de alinhamento XK10 resolveu esse problema.

DCT, Coréia

Galeria de imagens

Informações sobre produtos