Saltar navegação

Apalpador de acabamento de superfícies SFP2 para sistema REVO®

O apalpador REVO® SFP2 torna a inspeção do acabamento superficial parte integrante do procedimento de medição da sua CMM.

Medição do acabamento superficial / rugosidade da superfície

A medição do acabamento superficial tradicionalmente envolve a utilização de sensores portáveis ou a peça precisa ser movida para uma máquina de medição dedicada. O sistema multisensor REVO muda tudo isso, tornando a inspeção do acabamento da superfície parte integrante da medição com CMM, permitindo a comutação entre o escaneamento e a medição de acabamento das superfícies. Este recurso exclusivo permite que a análise de rugosidade seja integrada completamente em um único relatório de medição.

Graças à tecnologia de medição em 5 eixos, a inspeção automatizada do acabamento de superfícies com o SFP2 proporciona significativa economia de tempo, manuseio reduzido da peça e maior retorno sobre o investimento na CMM.

REVO SFP2 medindo um bloco de motor

Sistema SFP2 – recursos e benefícios

O sistema SFP2 consiste de um apalpador e uma série de módulos, que são automaticamente intercambiáveis com todas as outras opções de apalpador disponíveis para REVO, proporcionando flexibilidade para facilmente selecionar a ferramenta ideal para inspecionar uma grande variedade de características, todos em uma plataforma CMM. Os dados dos vários sensores são automaticamente referenciados a uma referência comum.

  • A medição do acabamento superficial está plenamente integrada no programa de inspeção padrão com CMM, graças à troca automática do apalpador SFP2 e dos suportes de pontas utilizando o magazine MRS-2 e as portas RCP TC-3.
  • O apalpador SFP2 se beneficia do recurso de posicionamento contínuo e movimento em 5 eixos do cabeçote REVO-2.
  • O acesso às características mais difíceis de atingir é possibilitado pelo eixo C do apalpador integrado, juntamente com diversas geometrias de ponta e uma junta articulada entre módulo e suporte.
SFP2 no setor aeroespacial
  • Technical features overview of SFP2 for the REVO® 5-axis multi-sensor system [en]

Características do apalpador

  • O SFP2 é um apalpador com patim e ponta de diamante com raio de 2 μm. O patim é apoiado contra a superfície com uma força controlada de aproximadamente 0,2 N enquanto a força da ponta é 0,005 N.
  • O SFP2 pode ser usado em furos com diâmetro mínimo de 5 mm.
  • Campo de medição da superfície: 6,3 até 0,05 μm Ra.
  • Saída: Ra, RMS e dados brutos são devolvidos do UCCServer para o software de metrologia do cliente utilizando o protocolo I++ DME. Os dados brutos podem em seguida ser enviados para o software de análise de superfície especializado para elaboração de um relatório detalhado.
  • A calibração do sensor envolve a medição do acabamento superficial do dispositivo de calibração de acabamento superficial (SFA) montado no magazine MRS-2. O software de calibração ajusta automaticamente as saídas do apalpador de acordo com o valor calibrado para o dispositivo.
  • O SFP2 inclui um eixo C motorizado integrado, que permite que as medições do acabamento superficial sejam realizadas em todas as orientações necessárias ao redor da peça.

Módulos de apalpador SFM

Os módulos de acabamento de superfície SFM para o sistema SFP2 combinam a medição em 5 eixos e o posicionamento infinito do cabeçote REVO-2 com o eixo C integrado do apalpador SFP2, possibilitando a medição em locais da superfície anteriormente inacessíveis.

Cinco séries de módulos SFM especializados foram projetados para fornecer recursos de acesso exclusivos para as aplicações de metrologia industrial mais exigentes.

Cada série de módulos, de A a E, possui características de projeto exclusivas e uso otimizado: da série A de aplicação geral projetada para oferecer alto desempenho na medição da face da gaxeta do bloco do motor e escaneamento lateral de mancais de rolamento de virabrequim, até a série E especializada, com patim de duas peças com uma ponta central, ideal para escaneamentos curtos em furos pequenos e profundos, como em corpos de válvulas de transmissão automática.

Cada módulo possui uma geometria única bem como uma junta articulada, que permite o ângulo entre o suporte do acabamento de superfície SFH e o módulo de acabamento da superfície SFM, a ser escolhido dentro da faixa de 180°, utilizando a ferramenta de definição de módulo MST.

Módulos de acabamento da superfície - SFM-A1 e SFM-A2
Módulo de acabamento de superfície SFM-E2

Garantia estendida

Para a sua tranquilidade oferecemos uma garantia de 3 anos para novos produtos de CMMs durante os 3 primeiros meses após a compra. Contate a Renishaw.

Informações sobre produtos