Saltar navegação

Monitor de Processo

O Monitor de Processo exibe o status instantâneo da medição e do seu histórico, enquanto possibilita o fácil monitoramento da recalibração.

Monitor de Processo - informação de processo do chão de fábrica

O Monitor de Processo inclui um gráfico de barras do status instantâneo da última peça medida, resultados históricos da característica selecionada e três indicações de status para o gerenciamento da recalibração com peça master.

O prazo para a recalibração com peça master pode ser definido com base no desvio de temperatura, tempo decorrido desde a última calibração ou pelo número de peças medidas ou uma combinação destes. O Monitor de Processo pode então ser configurado para avisar o operador quando a recalibração é necessária.

Os dados históricos de cada característica também podem ser exportados, através de um arquivo .csv ou como imagem, para um fácil compartilhamento dos resultados.

Desvio de temperatura desde a última calibração.

O ícone de temperatura exibe a leitura de um sensor de temperatura instalado no sistema Equator, mostrando a alteração desde o último procedimento de calibração com peça master (masterização). Quando selecionado, ele exibe o histórico dos dados de temperatura na área do gráfico. O administrador do sistema pode definir o limite de desvio conforme necessário. Dentro deste limite a barra é verde, fora desse limite a barra torna-se vermelha.

O limite do desvio da temperatura será diferente para cada peça, e depende da tolerância das características da peça e do seu projeto e material. Por exemplo, uma peça de alumínio de parede fina dilatará de modo diferente do que uma peça de aço com parede espessa. Para determinar o limite de desvio apropriado, o programa da peça pode ser definido para efetuar um ciclo contínuo, medindo a mesma peça, enquanto o Monitor de Processo registra a variação dos valores medidos de cada característica ao mesmo tempo que a mudança de temperatura. Quando os dados de medição atingem um valor inaceitável (geralmente 10% de tolerância) em qualquer característica, isto pode determinar o limitei do desvio de temperatura.

Gráfico de barras do monitor de status e tabela de características

O gráfico de barras do monitor de status mostra os resultados para a última peça medida, com a coluna "dentro da tolerância" da tabela mostrando a proporção da tolerância para cada característica na tabela. Se o valor está dentro da tolerância, ele é mostrado em verde ou em vermelho, se estiver fora da tolerância. O administrador também pode definir limites inferiores ou superiores de aviso - quando o valor atingir estes limites, a barra torna-se laranja, permitindo que operador ajuste o processo antes que peças não conformes sejam produzidas.

Cada característica tem uma linha separada na tabela de características, indicando: nome, tipo, limites de tolerância inferior e superior, valores nominais e reais.

Como as características são selecionadas na tabela, a exibição gráfica abaixo mostra o histórico de medição para cada característica. O gráfico também mostra os limites de tolerância superior e inferior como definidos no programa de medição e quaisquer limites de aviso definidos pelo administrador no Monitor de Processo.

Monitor de Processo software de recalibração para o Equator™